21 de março de 2025

‘Café com Notícias’ destaca Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Secretaria adjunta de Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres falou sobre a data, definida pela ONU em 1966

‘Café com Notícias’ destaca Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Socorro Guterres, secretaria adjunta de Estado de Igualdade Racial, conversou com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

Em 21 de março, celebra-se o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Para falar sobre esse assunto, o programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (21), na TV Assembleia, recebeu a secretaria adjunta de Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres.

A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, em memória dos mortos no massacre de Shapeville, em Johanesburg, na África do Sul, em 1960.

Segundo a secretária adjunta, mesmo com a existência da Lei 7.716 de Crime Racial, que decreta como crime qualquer ação resultante de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, o número de casos de racismo registrados no país ainda é alarmante. Entre 2018 e 2022, houve um aumento de cerca de 31% no número de casos.

“Promover estratégias educacionais, pedagógicas que favoreçam a educação de crianças e jovens quanto ao assunto é uma ferramenta fundamental no combate ao racismo e tais medidas devem ser adotadas nas mais diversas esferas de poder”, destacou Socorro Guterres.

A secretária adjunta ressaltou que as escolas devem ser espaços de formação identitária, ajudando crianças e jovens a construírem sua identidade étnico-racial e assim aprenderem a se defender contra o racismo e a combate-lo também.

Socorro Guterres destacou que é por meio da implementação de ações afirmativas e de políticas públicas voltadas à população negra, indígena e outras que será possível combater à discriminação e as demais formas de intolerância étnico-racial. Ela ressaltou que, no Maranhão, algumas políticas voltadas para a população negra já são implementadas, como o programa Maranhão Quilombola, Programa Juventude Viva, Educação quilombola e outros.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Café com Notícias’ debate importância da Consciência Negra

Entrevistado foi o juiz Marcos Adriano Fonsêca, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e diretor de…

Carlos Lula cobra ações contra desigualdade racial no Dia da Consciência Negra

Parlamentar ressaltou que o Maranhão possui uma das maiores populações negras do Brasil

 ‘Diário da Manhã’ destaca ações da DPE para fortalecer a igualdade racial no Maranhão

O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Fábio Carvalho, foi o convidado do programa…

Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA

Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…

Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’

Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH…

CCJ dá parecer favorável a PL que institui o Festival do Coco Babaçu

Matéria foi apreciada em reunião presidida por Neto Evangelista nesta terça-feira (18)