10 de junho de 2025

 ‘Café com Notícias’ destaca o reconhecimento do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

Para Jucielly Oliveira, o título conquistado pelo Maranhão e pelo Brasil marca uma nova era e fortalece a pecuária nacional

 ‘Café com Notícias’ destaca o reconhecimento do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

A apresentadora Elda Borges recebeu Jucielly Oliveira no programa desta terça-feira

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos 

Em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’, desta terça-feira (10), a presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Jucielly Oliveira, celebrou o reconhecimento oficial do Maranhão e do Brasil como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. O reconhecimento ao estado feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), marca uma nova era para a pecuária maranhense. O Brasil recebeu, no dia 6 deste mês, o certificado internacional da Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA) de País Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, durante solenidade realizada em Paris, na França.  O reconhecimento abrange todas as regiões do país, incluindo o Maranhão, que desde abril de 2024 já havia sido reconhecido no âmbito nacional.  

Segundo Jucielly Oliveira, o reconhecimento é resultado de um esforço conjunto entre o Governo do Estado, produtores rurais, técnicos da AGED e diversas entidades do setor agropecuário maranhense e nacional. “É um marco histórico para o Maranhão e par ao Brasil. Esse status coloca nosso estado em um novo patamar no cenário nacional e internacional, abrindo portas para mercados mais exigentes”, afirmou a presidente.

 Durante a entrevista, Jucielly explicou que o processo para alcançar esse status exigiu um rígido controle sanitário, campanhas de vacinação bem-sucedidas ao longo dos anos e a estruturação de um sistema de vigilância robusto. Com a suspensão da vacinação, o estado entra em uma nova fase, na qual o monitoramento e a resposta rápida a qualquer foco da doença se tornam ainda mais fundamentais.

Competitividade

A presidente da AGED também destacou os benefícios econômicos que a nova classificação traz ao estado. “O Maranhão passa a ser visto como um estado com alto padrão sanitário, o que atrai investimentos e aumenta a competitividade da nossa carne bovina e de outros produtos pecuários”, explicou.

 Mesmo com conquista, Jucielly reforçou que o trabalho continua. “Agora, mais do que nunca, precisamos manter o compromisso com a sanidade animal. A AGED seguirá firme nas ações de fiscalização, educação sanitária e parceria com os produtores”, concluiu.

 O Maranhão se junta a outros estados brasileiros também reconhecidos como zonas livres de febre aftosa sem vacinação, assim como todo o Brasil, fortalecendo o compromisso em manter a doença erradicada e a valorização da pecuária nacional.

Mais notícias

‘Em Discussão’ recebe o jornalista Manoel Santos Neto e relembra legado do padre João Mohana

Autor da única biografia do escritor maranhense, Manoel Santos Neto tem profundo conhecimento sobre a vida de João…

Professor fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre o crescimento do LPO no Maranhão

Dudu LPO informou que atletas maranhenses já conquistaram medalhas em competições nacionais e que tem atuado para promover…

Advogada esclarece sobre alienação parental no programa ‘Café com Notícias’

A especialista Ivane Rodrigues falou sobre o que é, como funciona e como agir diante dessa situação

Yglésio rebate e mostra contradição de oposicionistas sobre veto de ex-governador Flávio Dino

Parlamentar apresentou duas proposições que foram vetadas pelo então chefe do Executivo em 2018, nas quais foram usados…

Centro de ensino é inaugurado com articulação do deputado Catulé Júnior

Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva foi inaugurado em Caxias

Junior Cascaria garante novas motos para reforçar segurança em Pedreiras

Iniciativa busca ampliar a mobilidade das forças policiais e garantir mais presença nas ruas

Fred Maia assume mandato na Assembleia com licença da deputada Claudia Coutinho

O parlamentar passa a exercer as funções legislativas durante todo o período de afastamento de Claudia Coutinho

Estrada que liga Guimarães à Praia de Araoca trouxe desenvolvimento para a região, diz Ana do Gás

Em seu pronunciamento, a parlamentar relatou os benefícios para o turismo e a economia com a inauguração da…