10 de junho de 2025

 ‘Café com Notícias’ destaca o reconhecimento do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

Para Jucielly Oliveira, o título conquistado pelo Maranhão e pelo Brasil marca uma nova era e fortalece a pecuária nacional

 ‘Café com Notícias’ destaca o reconhecimento do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

A apresentadora Elda Borges recebeu Jucielly Oliveira no programa desta terça-feira

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos 

Em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’, desta terça-feira (10), a presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Jucielly Oliveira, celebrou o reconhecimento oficial do Maranhão e do Brasil como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. O reconhecimento ao estado feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), marca uma nova era para a pecuária maranhense. O Brasil recebeu, no dia 6 deste mês, o certificado internacional da Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA) de País Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, durante solenidade realizada em Paris, na França.  O reconhecimento abrange todas as regiões do país, incluindo o Maranhão, que desde abril de 2024 já havia sido reconhecido no âmbito nacional.  

Segundo Jucielly Oliveira, o reconhecimento é resultado de um esforço conjunto entre o Governo do Estado, produtores rurais, técnicos da AGED e diversas entidades do setor agropecuário maranhense e nacional. “É um marco histórico para o Maranhão e par ao Brasil. Esse status coloca nosso estado em um novo patamar no cenário nacional e internacional, abrindo portas para mercados mais exigentes”, afirmou a presidente.

 Durante a entrevista, Jucielly explicou que o processo para alcançar esse status exigiu um rígido controle sanitário, campanhas de vacinação bem-sucedidas ao longo dos anos e a estruturação de um sistema de vigilância robusto. Com a suspensão da vacinação, o estado entra em uma nova fase, na qual o monitoramento e a resposta rápida a qualquer foco da doença se tornam ainda mais fundamentais.

Competitividade

A presidente da AGED também destacou os benefícios econômicos que a nova classificação traz ao estado. “O Maranhão passa a ser visto como um estado com alto padrão sanitário, o que atrai investimentos e aumenta a competitividade da nossa carne bovina e de outros produtos pecuários”, explicou.

 Mesmo com conquista, Jucielly reforçou que o trabalho continua. “Agora, mais do que nunca, precisamos manter o compromisso com a sanidade animal. A AGED seguirá firme nas ações de fiscalização, educação sanitária e parceria com os produtores”, concluiu.

 O Maranhão se junta a outros estados brasileiros também reconhecidos como zonas livres de febre aftosa sem vacinação, assim como todo o Brasil, fortalecendo o compromisso em manter a doença erradicada e a valorização da pecuária nacional.

Mais notícias

Maranhão no Campo aborda projeto “Sabores do Mará”

Programa recebeu o analista da Unidade de Mercado do Sebrae, Luís Ferreira

Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem aos 55 anos da Rádio Transmundial

Emissora de caráter cristão, a Rádio Transmundial, que tem sede em São Paulo, possui 55 filiadas em todo…

Davi Brandão destaca o trabalho e a liderança do governador Carlos Brandão, durante sessão na Assembleia Legislativa

Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou que a liderança de Carlos Brandão permanece firme no Maranhão, independentemente de…

‘Em Discussão’ aborda as ações da Fundação Escola de Governo do Maranhão

A presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira, informou, no programa, que na segunda-feira,11, será lançado o edital da…

Preparatório on-line e gratuito para o Paes/Uema e Enem 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

Disponibilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Plataforma Gonçalves Dias, aulas serão retomadas na segunda-feira,11, às 19h,…

Campanha Agosto Dourado é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O incentivo às mães para amamentarem os filhos e à doação do leite para alimentação de outras crianças…

Deputado Aluízio Santos é homenageado com título de Cidadão Vargem-Grandense

O parlamentar agradeceu a honraria e comentou sobre o orgulho de tornar-se o mais novo cidadão vargem-grandense

Helena Duailibe celebra o Dia Nacional da Saúde e destaca avanços na área

A parlamentar ressaltou que a data vai além de um marco no calendário, sendo um convite à reflexão…