08 de novembro de 2024

‘Café com Notícias’ destaca participação de adolescentes em projetos do UNICEF

Conversa foi com a Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Rayanne França

‘Café com Notícias’ destaca participação de adolescentes em projetos do UNICEF

Rayanne França ressaltou iniciativas de cidadania do UNICEF na conversa com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Assista à entrevista na íntegra

No ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (8), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com a Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Rayanne França. Ela tratou sobre o Festival NUCAs e as ações voltadas aos jovens.

NUCAs são os Núcleos de Cidadania de Adolescentes, que são formados por meninas e meninos, de 12 a 18 anos, moradores de cidades da Amazonia e do Semiárido que participam do Selo UNICEF. 

Rayanne França ressaltou a participação ativa desses adolescentes nas iniciativas de cidadania desenvolvidas pelo UNICEF. “É muito bonito ver o engajamento dos adolescentes, olhando para todos os nossos cenários de Amazônia e Semiárido onde é implementada a estratégia do Selo UNICEF. Nós tivemos mais de 50 mil adolescentes engajados e, aqui no Maranhão, a gente teve quase cinco mil adolescentes inscritos nas nossas plataformas”, afirmou.

Sobre o Selo UNICEF, Rayane França informou se tratar de uma iniciativa do Fundo para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal. Atualmente, 18 estados brasileiros participam da iniciativa, que tem o objetivo de melhorar os indicadores sociais dos municípios participantes, nas áreas de educação, saúde, assistência social e outros.

“A intenção é que, ao longo dos 4 anos, o UNICEF promova capacitações e o estímulo à melhoria desses indicadores sociais, a gente olhar para a melhoria dos indicadores de vacinação, de busca ativa escolar para que não tenha nenhuma criança ou adolescente fora da escola. Todas essas estratégias estão conectadas e os NUCAs também são uma parte importante dessa construção”, ressaltou Rayanne França.

No Maranhão, 212 municípios fizeram a adesão ao Selo UNICEF, e o estado possui 212 Núcleos de Cidadania de Adolescentes. O Festival NUCAs é realizado como a culminância desse projeto, reunindo adolescentes de alguns desses municípios na capital, São Luís, promovendo a troca de experiencias e conhecimentos entre eles.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Combate à violência e à exploração sexual infantil é tema do Diário da Manhã desta segunda

Em entrevista ao programa, Efrain falou sobre as ações decorrentes da Lei Nº 12.311, de autoria da deputada…

Osmar Filho conclui agenda na Baixada Maranhense com foco em obras, cultura e esporte

A agenda percorreu diversos municípios da região, com ações voltadas à infraestrutura, cultura popular e apoio ao desporto…

Empresa júnior de Agronomia da Uema é destaque no ‘Maranhão no Campo’

Programa recebeu membros da organização instituída há três anos

Creche-Escola Sementinha celebra cultura nordestina em manhã junina

Evento teve como tema ‘Canta meu Nordeste” e o objetivo foi resgatar as raízes culturais por meio de…

‘Café com Notícias’ destaca o Dia Estadual do Cacuriá, celebrado em 27 de junho

Cantora Rosa Reis afirmou que data é a mesma do aniversário de Dona Teté, referência da dança no…

‘Em Discussão’: Escritor Antônio Noberto fala sobre suas obras literárias e a influência francesa em São Luís

O pesquisador afirmou, no programa, que suas obras buscam mostrar que o Maranhão sempre foi uma liderança cultural…

“Visitantes estão sendo recebidos ao som de forró nos museus”, diz historiador ao ‘Diário da Manhã’

Mauro Enéas Frazão afirmou que recepção integra o projeto Forró no Forte e visa resgatar e contar a…

Deputado Osmar Filho prestigia tradicional Encontro de Bois em Olinda Nova do Maranhão

O parlamentar acompanhou as apresentações e destacou a importância do evento para a preservação das tradições locais e…