04 de dezembro de 2025

‘Café com Notícias’ detalha avanços do CNH Social e ações do Governo do Maranhão para ampliar acesso à habilitação

O diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, informou que, inicialmente, estão sendo disponibilizadas 10 mil vagas para emissão da carteira de motorista pelo programa no estado

‘Café com Notícias’ detalha avanços do CNH Social e ações do Governo do Maranhão para ampliar acesso à habilitação

A jornalista Elda Borges recebeu o diretor-geral do Detran, Diego Rolim, no Café desta quinta-feira

Agência Assembleia / Foto: J.R. Cardoso

O programa Café com Notícias, que foi ao ar nesta quinta-feira (4), na TV Assembleia, recebeu o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, para explicar o funcionamento da CNH Social e detalhar as medidas adotadas pelo Governo do Maranhão para ampliar o acesso à habilitação em todo o estado.

Durante a entrevista, Rolim relembrou que o projeto faz parte de uma legislação federal destinada a isentar candidatos das taxas obrigatórias para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Segundo ele, o Maranhão já atuava na preparação de um pré-projeto antes mesmo da regulamentação nacional. “Nós já tínhamos um pré-projeto da CNH Social, que seria uma CNH com vários eixos. E, após a promulgação da lei pelo presidente Lula, o governador Carlos Brandão determinou que fizéssemos aos moldes federais, inclusive com a adequação orçamentária e a possibilidade de ampliar o programa”, explicou.

Ele também detalhou o processo de estruturação das vagas abertas pelo governo. “Inicialmente, lançamos um edital com 10 mil vagas: 6 mil para a categoria A, que são as motocicletas, e 4 mil para a categoria B, que são os automóveis pequenos”, afirmou.

Meta ousada

Rolim ressaltou que, apesar do impacto financeiro, o governador decidiu manter a meta ousada das 10 mil oportunidades para emissão da CNH Social. “Eu sugeri 2 mil vagas, mas o governador pediu que analisássemos os custos e, depois de muito esforço, ampliamos o programa. Ele fez questão de garantir as 10 mil vagas”, afirmou.

O diretor destacou que a medida deve reduzir um problema recorrente, principalmente no interior do Maranhão. “A falta de habilitação está entre as maiores irregularidades no trânsito. Em muitos municípios, é comum que jovens conduzam motocicletas antes de estarem habilitados. Esse programa vem para corrigir uma realidade muito presente nos 217 municípios”, afirmou.

Ao abordar a origem dos recursos utilizados, Rolim esclareceu como funciona a participação estadual e federal na destinação das multas de trânsito. “As multas recolhidas aqui formam um bolo que é dividido entre Estado, Municípios e União. Existe o bolo geral, o Renainf, que é distribuído nacionalmente, e também as multas estaduais e municipais, que permanecem no estado e são repartidas conforme a legislação”, explicou.

Municipalização

Ele destacou o esforço do Estado para ampliar a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, o que permite acesso a mais recursos. “Estamos trabalhando para municipalizar cada vez mais. Assim, os municípios passam a estar plenamente integrados ao sistema e podem receber os recursos federais, estaduais e municipais provenientes das multas”, disse.

Mais notícias

Deputado Catulé Júnior celebra aprovação de PL que denomina de Humberto Coutinho a avenida de entrada de Caxias

Projeto de Lei nº 491/2025, de autoria do parlamentar, foi aprovado durante a sessão desta quarta-feira, e vai…

Helena Duailibe aborda ações sociais, educação, inclusão e fé em discurso na Alema

Ela falou, por exemplo, sobre a criação da Bolsa Estadual de Apoio ao Conselheiro Tutelar

Junior Cascaria anuncia emenda para perfuração de poços em Pedreiras

Cascaria destacou que essas demandas já haviam sido apresentadas em indicações anteriores

Aprovado PL que institui semana de conscientização sobre males causados por dispositivos eletrônicos

Projeto de Lei 298/2024 é de autoria do deputado Wellington do Curso

Ricardo Arruda anuncia avanço para instalação do Hemonúcleo de Grajaú

Visita dos técnicos representa um passo decisivo para o início da obra

Dermatologista destaca Dezembro Laranja e prevenção ao câncer de pele no ‘Saúde e Bem-Estar’

Em entrevista, a médica Daniella Spinato falou sobre a campanha nacional dedicada à conscientização acerca da doença

Dezembro Vermelho é tema tratado no ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira

Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizadas ações em alusão ao…