24 de fevereiro de 2025

‘Café com Notícias’ – Advogada fala sobre o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, celebrado hoje

Convidada foi a advogada Katiana Alves, da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Maranhão (OAB/MA)

‘Café com Notícias’ – Advogada fala sobre o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, celebrado hoje

Katiana Alves, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA, conversou com a jornalista Elda Borges

Assista à entrevista na íntegra

Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas

O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil é celebrado em 24 de fevereiro, e o programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (24), na TV Assembleia, falou sobre a data, que passou a ser celebrada em 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086. A convidada foi a advogada Katiana Alves, que é da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Maranhão (OAB/MA).

São 93 anos da conquista do voto pelas brasileiras – desde 1932. “Celebramos uma grande conquista, e uma conquista recente. Porque, hoje, nós celebramos 93 anos, então quando a gente olha para todo o histórico, temos uma evolução, avanços, e temos que trabalhar todos os dias para ocupar mais esse espaço”, disse.

E Katiana Alves complementou: “Hoje, nós representamos a maioria do eleitorado brasileiro, mas ainda não temos um coeficiente grande em número de representatividade. Quando falamos em mais espaços e mais conquistas, é justamente para isso, para que cada vez mais mulheres estejam nesses espaços de contribuição, de decisão para a democracia”. 

A advogada também destacou os avanços alcançados recentemente na política pelo gênero feminino. “Nas últimas eleições, por exemplo, em nível de estado, nós temos um percentual de 19% de mulheres no Legislativo e quase que esse mesmo número, de 19% a 20%, de mulheres no Executivo.  Cada vez mais há uma conquista, há algo a ser celebrado”.

Assembleia

Ela destacou o fortalecimento da mulher na Assembleia, com a presença da maior bancada feminina da história e a eleição da primeira mulher para a presidência do Parlamento Estadual, a deputada Iracema Vale (PSB).

“Recentemente, comemoramos os 190 anos da Assembleia Legislativa. Um marco, porque na celebração temos uma mulher presidente, é um marco sensacional, fantástico, histórico, que contribui muito com o nosso estado, com a nossa democracia”, assinalou.

Katiana Alves lembrou o passado, quando as mulheres eram autorizadas pelos maridos a votarem, e falou sobre os avanços obtidos e a necessidade de ampliação de espaços no futuro. “Há, também, que isso ser propagado dentro dos espaços, dentro dos partidos, para que cada vez mais haja esse interesse da mulher realmente vir com essa bandeira, a ter vez, a ter voz, a ser respeitada”, assinalou. 

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Carlos Lula denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa

Deputado denuncia novas taxas no Detran-MA e alerta para perda do caráter inclusivo do programa

Junior Cascaria destaca agenda com o governador Carlos Brandão em Açailândia

Parlamentar afirmou que foi uma semana de muito trabalho e avaliou como extremamente produtiva a série de compromissos…

Projeto Horta Escolar como Meio de Promoção da Educação é destaque no ‘Sustentabilidade na Prática’

Por meio de atividades práticas, os professores da rede estadual Raimundo Barata e Elivonete Vilhena transformam os estudantes…

‘Café com Notícias’: Procon-MA atua para coibir aumento abusivo de tarifas por aplicativos de transportes  

Prática estaria ocorrendo principalmente durante greve dos rodoviários em São Luís e o órgão já ingressou com Ação…

Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros

O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval…

‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres

Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa

Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’

Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…

Procon-MA alerta, no ‘Diário da Manhã’, para práticas abusivas em contratos

Consumidor deve ler o contrato com atenção e as cláusulas abusivas têm que estar em negrito e claras;…