28 de janeiro de 2026

‘Café com Notícias’: Maranhão teve queda de 25% em casos de feminicídios em 2025

A delegada Wanda Moura informou que a redução é resultado do trabalho articulado de toda a rede de proteção à mulher no estado

‘Café com Notícias’: Maranhão teve queda de 25% em casos de feminicídios em 2025

A jornalista Elda Borges recebeu a delegada Wanda Moura no Café desta quarta-feira

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

O Maranhão registrou uma redução de aproximadamente 25% nos casos de feminicídio em 2024 e 2025, passando de 69 para 51 ocorrências. O dado foi destaque da entrevista com a delegada Wanda Moura Leite, chefe do Departamento de Feminicídios do Maranhão, exibida nesta quarta-feira (28), no programa Café com Notícias, da TV Assembleia.

Segundo a delegada, o resultado contrasta com o cenário nacional, que apresentou alta histórica nos índices desse tipo de crime. “Enquanto o Brasil registrou a maior taxa de feminicídios, o Maranhão conseguiu preservar 18 vidas. Isso é resultado de um trabalho articulado de toda a rede de proteção”, afirmou.

Durante a entrevista, Wanda Moura reforçou que a maioria das vítimas de feminicídio não chegaram a pedir ajuda. “O silêncio só ajuda o opressor”, declarou. Ela explicou que a violência doméstica costuma seguir um ciclo progressivo. “Nunca é só uma vez”, alertou, destacando que, em média, a mulher permanece cerca de sete anos em uma relação abusiva antes de conseguir romper ou se tornar vítima de feminicídio.

A delegada também fez um apelo para que familiares, vizinhos e a comunidade denunciem situações de risco. As ocorrências podem ser comunicadas pelos números 190 (emergência) e 181 (denúncia anônima). “A polícia atende com prioridade total quando há risco à vida da mulher”, ressaltou.

Questionada sobre a permanência de crenças culturais que desestimulam a intervenção em casos de violência doméstica, a delegada foi direta o apontar o machismo estrutural como fator decisivo. Segundo ela, ainda persiste a ideia equivocada de que a mulher permanece na relação porque quer. “Ela é vista como propriedade”, afirmou.

A delegada observou, ainda, que datas comemorativas, como Natal, Ano Novo e Dia das Mães, são períodos críticos, quando os casos de agressão aumentam, principalmente por ocorrerem dentro de casa.

Sororidade

Outro ponto enfatizado foi a importância da sororidade, entendida como a união entre mulheres para romper o isolamento das vítimas. “A competição entre mulheres foi ensinada culturalmente. Precisamos fortalecer a rede de apoio entre nós”, disse.

A delegada também informou que a Medida Protetiva de Urgência pode ser solicitada de forma on-line, pelos sites do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública ou do Ministério Público, sem necessidade de comparecimento imediato à delegacia.

Atendimento inclusivo e interiorização da rede

A Casa da Mulher Brasileira, segundo Wanda Moura, atende mulheres trans e lésbicas sem qualquer diferenciação. Em 2025, o Maranhão não registrou casos de feminicídio de mulheres trans.

No interior do estado, onde não há unidade física da Casa da Mulher, a Polícia Civil tem realizado capacitações para ampliar a rede de acolhimento. Igrejas também estão sendo envolvidas no processo. “Padres e pastores estão sendo sensibilizados para atuarem como pontos de apoio”, explicou.

Mais notícias

Psiquiatra fala, no ‘Diário da Manhã’ sobre interligação entre obesidade e ansiedade

Segundo Tamires Cruz, o ganho de peso, frequentemente, reflete desequilíbrios emocionais e metabólicos, assim como a magreza, necessitando…

Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços

Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…

Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã

O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…

‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula  

Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…

‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores

Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada

‘Sustentabilidade na Prática” aborda implementação de ações do Programa Lixo Zero no Maranhão

Objetivo, segundo a geóloga Cláudia Martins, é incentivar a população a ter atitudes de consumo consciente e de…

Creche-Escola Sementinha inicia ano letivo com acolhimento e atividades de adaptação

Retornaram às aulas, nesta segunda-feira, os alunos da Pré-Escola I ao 5º ano do Ensino Fundamental; para os…

‘Café com Notícias’ detalha ações preventivas e de emergência no período chuvoso no Maranhão

Mapeamento e vigilância das áreas de risco e utilização de aviso de alerta pelo celular são algumas das…