05 de setembro de 2024
‘Café com Notícias’ – Médico explica sobre diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla
Neurologista Marcone Moreno falou sobre a doença neurológica autoimune que afeta o sistema nervoso central
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (5), na TV Assembleia, recebeu o médico neurologista Marcone Moreno. O especialista falou a respeito do diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla, doença neurológica autoimune que afeta o sistema nervoso central, composto pelo cérebro e pela medula espinhal.
Caracterizada pela inflamação da mielina, membrana que envolve os neurônios, o que dificulta a transmissão de impulsos nervosos, a doença atinge uma pessoa a cada 1000 habitantes.
Sobre os sintomas da doença o médico ressaltou que podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças. “A depender do local do cérebro afetado, muda o sintoma. O mais comum que nós temos é uma queixa de formigamento, diminuição de sensibilidade em mãos, pés ou braços, eu posso ter dificuldade de visão com turvação visual, às vezes até cegueira súbita, posso ter uma fraqueza, às vezes simulando até mesmo um AVC. Então, os sintomas são muito amplos”, explicou.
Segundo Marcone Moreno, outros sintomas comuns são alterações na fala e deglutição, problemas de equilíbrio e coordenação, fadiga, transtornos cognitivos e emocionais e espasticidade.
O médico afirmou que a doença afeta mais mulheres na faixa dos 20 aos 40 anos de idade, mas há casos de pacientes na faixa etária pediátrica e aqueles que desenvolvem a doença já numa faixa etária mais avançada, na chamada terceira idade.
Marcone Moreno reforçou que, ao apresentar algum dos sintomas de forma persistente, por mais de 24 horas, e recorrente a pessoa deve procurar o médico neurologista, que é o profissional mais adequado para investigar, diagnosticar a tratar a doença.
Quanto aos cuidados, o médico ressaltou que não há cura, mas sim o tratamento medicamentoso para reduzir a atividade inflamatória e os surtos ao longo dos anos, contribuindo para a redução do acúmulo de incapacidade durante a vida do paciente.
O programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar
Representante da Assembleia Legislativa do Amapá realiza visita institucional à Alema
A agenda teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento da Casa, além de trocar experiências administrativas e…
‘Diário da Manhã’ detalha avanços da atuação da Defensoria Pública do Maranhão em todo o estado
Entre os trabalhos de destaque estão o Plano Institucional da Defensoria Pública do Maranhão para erradicar o sub-registro…
‘Café com Notícias’: Desinformação e diagnóstico tardio sobre a hanseníase levam ao aumento de incidência no Maranhão
Segundo a especialista Cíntia Agostino, a doença ainda é cercada de estigma e, muitas vezes, os sintomas são…
‘Diário da Manhã’ aborda impactos do conflito e ataque dos Estados Unidos à Venezuela
Entrevistados pelo programa o especialista em Relações Internacionais Igor Ferreira Fóscolo e a aluna Lorenna Costa fizeram uma…
Mutirão oftalmológico do deputado Catulé Júnior segue ativo já na primeira semana de 2026
Ação de promoção da saúde ocular, realizada em Barreirinhas, entregou, gratuitamente, mais de 600 óculos a beneficiários, que…
Psicóloga alerta, no ‘Café com Notícias’ sobre a importância dos cuidados com a saúde mental
Sanna Brandes falou sobre a campanha Janeiro Branco, que visa mostrar à população que uma saúde mental saudável…
‘Café com Notícias’ destaca o projeto Praias Seguras e alerta para os cuidados em banhos de mar e rio
O tenente-coronel Marcos Bittencourt, do Corpo de Bombeiros Militar, detalhou o trabalho da corporação, falou sobre incidência e…