05 de setembro de 2024

‘Café com Notícias’ – Médico explica sobre diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla

Neurologista Marcone Moreno falou sobre a doença neurológica autoimune que afeta o sistema nervoso central

‘Café com Notícias’ – Médico explica sobre diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla

Médico neurologista Marcone Moreno com a jornalista Elda Borges, no ‘Café com Notícias’

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (5), na TV Assembleia, recebeu o médico neurologista Marcone Moreno. O especialista falou a respeito do diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla, doença neurológica autoimune que afeta o sistema nervoso central, composto pelo cérebro e pela medula espinhal.

Caracterizada pela inflamação da mielina, membrana que envolve os neurônios, o que dificulta a transmissão de impulsos nervosos, a doença atinge uma pessoa a cada 1000 habitantes.

Sobre os sintomas da doença o médico ressaltou que podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças. “A depender do local do cérebro afetado, muda o sintoma. O mais comum que nós temos é uma queixa de formigamento, diminuição de sensibilidade em mãos, pés ou braços, eu posso ter dificuldade de visão com turvação visual, às vezes até cegueira súbita, posso ter uma fraqueza, às vezes simulando até mesmo um AVC. Então, os sintomas são muito amplos”, explicou.

Segundo Marcone Moreno, outros sintomas comuns são alterações na fala e deglutição, problemas de equilíbrio e coordenação, fadiga, transtornos cognitivos e emocionais e espasticidade.

O médico afirmou que a doença afeta mais mulheres na faixa dos 20 aos 40 anos de idade, mas há casos de pacientes na faixa etária pediátrica e aqueles que desenvolvem a doença já numa faixa etária mais avançada, na chamada terceira idade.

Marcone Moreno reforçou que, ao apresentar algum dos sintomas de forma persistente, por mais de 24 horas, e recorrente a pessoa deve procurar o médico neurologista, que é o profissional mais adequado para investigar, diagnosticar a tratar a doença.

Quanto aos cuidados, o médico ressaltou que não há cura, mas sim o tratamento medicamentoso para reduzir a atividade inflamatória e os surtos ao longo dos anos, contribuindo para a redução do acúmulo de incapacidade durante a vida do paciente.

O programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Mais Saúde’ recebe oftalmologista Ráysa Ellen para esclarecer dúvidas sobre cirurgia refrativa

Especialista detalhou como o procedimento funciona e os benefícios que oferece

‘Maranhão no Campo’ destaca Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Entrevistada foi a presidente da AGERP, Francilene Paixão de Queiroz

Emoção e celebração marcam a Aula da Saudade do 5º ano da Creche-Escola Sementinha

Encontro teve momentos de comemoração, despedida e de agradecimento por parte dos pais e alunos à equipe da…

Feiras Maranhense e Nordestina da Agricultura Familiar são tema do programa ‘Em Discussão’

Os eventos acontecem até este sábado (29), na Lagoa da Jansen, com a participação de 330 expositores de…

Plenário aprova PL que institui o Dia Estadual do Pesquisador Científico

Data alusiva ao profissional deve ser comemorada todo 18 de novembro no Maranhão, segundo o Projeto de Lei,…

Alema aprova PL que institui o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Tourette e do Transtorno Obsessivo-Compulsivo no Maranhão

Projeto de Lei, que segue para sanção governamental, visa ampliar o conhecimento da população sobre essas condições de…

Menopausa em foco: informação, liberdade e redescoberta marcam diálogo no ‘Toda Mulher’

Médica ressaltou que a menopausa não deve ser encarada como o fim, mas como transformação

Plenário aprova PL que institui ‘Dia Estadual do Pesquisador Científico’

Objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais dedicados à produção e à difusão do conhecimento científico, tecnológico e…