19 de fevereiro de 2024
‘Café com Notícias’ ressalta o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia
Médico hematologista Yuri Nassar, que é chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HU-UFMA, falou sobre o assunto
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
Agência Assembleia
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (19), conversou com o médico hematologista Yuri Nassar, que é chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HU-UFMA. O especialista falou sobre o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, um dos tipos de câncer mais frequentes no Brasil.
O hematologista Yuri Nassar ressaltou a importância da doação de medula óssea, destacando que a estimativa é de 11,5 mil novos casos em 2024.
“O doador possibilita que uma pessoa com um quadro de leucemia de prognóstico desfavorável possa realizar um transplante. Dessa forma, muitos pacientes conseguem se curar. Quanto mais doadores cadastrados, maior a possibilidade de se encontrar um doador ideal”, afirmou.
De acordo com o médico, são conhecidos hoje mais de 20 tipos de leucemias, das quais algumas podem ser assintomáticas e outras agudas, com uma evolução rápida. Daí a importância de realizar anualmente um hemograma, que é um exame que vai permitir ao médico identificar a possibilidade de existência da doença.
“As leucemias são cânceres do sangue, principalmente relacionados às células da imunidade, que são os leucócitos, onde elas ganham uma capacidade de se multiplicar exageradamente, e assim perdem o controle. Essas células, que estão em todo o nosso sangue, vão afetar e causar diversos sintomas em qualquer órgão”, detalhou.
Yuri Nassar também alerta para a presença de alguns sintomas que devem ser observados com atenção, como perda de peso inexplicada; suor noturno; febre; presença de ínguas em regiões como a axila, pescoço, virilha; sangramentos anormais; cansaço e fadiga.
Para ser doador de medula óssea é preciso que a pessoa faça um cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Para isso, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. Após o cadastro. são coletados 5 ml de sangue que será analisado e ficará cadastrado no banco nacional de doadores.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Assembleia aprova MP que cria o programa ‘Qualifica Maranhão’
Iniciativa visa implementar cursos de capacitação profissional e promover o desenvolvimento dos estudantes
Assembleia aprova MP que cria cartão para beneficiar pessoas com deficiência
Programa referente ao 'Cartão Travessia' será executado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão
‘Toda Mulher’ – Médica Silvana Teixeira fala sobre a saúde hormonal feminina
Endocrinologista e nutróloga falou sobre a importância de manter uma boa alimentação e adquirir hábitos que ajudam a…
Aluízio Santos destaca avanços em Chapadinha e parabeniza gestão municipal
Ele elogiou as ações promovidas pela prefeita Belezinha, citando como exemplos a construção e reforma de unidades de…
Plenário faz um minuto de silêncio em memória da cantora e compositora Patativa
Sambista faleceu na noite de terça-feira (6), aos 87 anos de idade
‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre terapias holísticas, aliadas no cuidado integral à saúde
Terapeuta Alexandra Macatrão destacou que essas práticas “atuam como um todo, corpo, mente, emoção e energia". Programa celebrou…
Comissão de Assuntos Econômicos da Alema inicia trabalhos elegendo presidente e vice
Deputados Catulé Júnior e João Batista Segundo foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do colegiado
‘Café com Notícias’ aborda projeto Voto Jovem na Escola com a juíza Rosângela Praseres
Iniciativa é desenvolvida desde 2009, nas escolas públicas e privadas, independentemente de ser ano eleitoral