25 de abril de 2025
Campanha de Vacinação nas Escolas é tema do programa ‘Café com Notícias’
Coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gardênia Santos foi a entrevistada nesta sexta-feira
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O Governo do Estado está reforçando a campanha de vacinação, desta vez com atividades dentro das escolas da rede estadual de ensino. E esse foi o tema do programa ‘Café com Notícia’, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (25) que recebeu a coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gardênia Santos.
O objetivo é melhorar as taxas de cobertura em todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com prioridade para estratégia de resgate dos não vacinados contra a vacina HPV para jovens de 15 a 19 anos. Por meio de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os adolescentes poderão ser vacinados nas escolas durante a atividade que visa também combater possíveis fake news relacionadas ao processo.
“Muitos alunos não têm acesso ao posto de saúde para tomar as vacinas. Então, as vacinas indo para dentro das escolas facilita todo esse processo”, disse a profissional, pontuando também que outros imunizantes estão sendo ofertados para os estudantes.
Para a realização dessa atividade, foi feito todo um trabalho de sensibilização junto aos estudantes para que eles compreendessem a importância da vacina para o combate de uma série de doenças. “Fazemos o trabalho para desmistificar toda essa situação. A família também recebe um documento para saber se ela aceita que o aluno seja vacinado ou não, pois o processo educacional também envolve a família”, disse.
A vacinação já foi realizada nessa quarta-feira (23) no Centro de Ensino Humberto de Campos, no Bairro de Fátima; na quinta-feira (24), no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, no Centro; e prossegue nesta sexta-feira (25), no Centro de Ensino Japiaçu, no Anjo da Guarda.
A ação visa atualizar a carteira de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados e, além da vacina contra o HPV, oferece outros imunizantes do Calendário Nacional para adultos e para adolescentes, como meningite ACWY, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano (dT).
Apresentado pela jornalista Elda Borges, programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
“Uso das canetas emagrecedoras requer orientação médica”, alerta nutricionista no ‘Diário da Manhã’
Carol Carvalho explicou, no programa, que o uso desses medicamentos sem acompanhamento profissional é um risco exacerbado à…
Creche-Escola Sementinha promove palestra sobre Inteligência Emocional durante Semana Pedagógica
Objetivo da atividade é fortalecer o cuidado emocional dos educadores, reconhecendo a importância desse aspecto tanto para a…
Resultados e desafios do Selo Unicef são debatidos no ‘Café com Notícias’
Certificação só é concedida aos prefeitos que cumprem rigorosamente metas nas áreas de saúde, educação e proteção de…
‘Pautas Femininas’ discute conflito entre Venezuela e Estados Unidos e impactos na América Latina
Edição contou com a participação da professora e pesquisadora Zulene Muniz
Adelmo realiza nova etapa do programa ‘Mototáxi Valorizado’ e participa do festejo de São Sebastião em Caxias
Iniciativa desenvolvida pelo deputado é voltada ao fortalecimento da renda e à promoção da dignidade dos trabalhadores do…
Deputado Adelmo Soares inaugura seu Gabinete Social no município de Aldeias Altas
No município, o deputado também cumpriu mais uma extensa agenda de trabalho para promoção da saúde e bem-estar…
“Sustentabilidade na Prática” destaca as políticas públicas para implementação de economia popular e solidária no Maranhão
A educadora Flaviana Almeida afirmou que a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil e há muitos…
‘Diário da Manhã’: Médica radiologista esclarece mitos e verdades sobre a endometriose
Programa também teve esclarecimentos a consumidores pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon-MA, Ricardo Cruz