25 de abril de 2025
Campanha de Vacinação nas Escolas é tema do programa ‘Café com Notícias’
Coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gardênia Santos foi a entrevistada nesta sexta-feira

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O Governo do Estado está reforçando a campanha de vacinação, desta vez com atividades dentro das escolas da rede estadual de ensino. E esse foi o tema do programa ‘Café com Notícia’, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (25) que recebeu a coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gardênia Santos.
O objetivo é melhorar as taxas de cobertura em todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com prioridade para estratégia de resgate dos não vacinados contra a vacina HPV para jovens de 15 a 19 anos. Por meio de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os adolescentes poderão ser vacinados nas escolas durante a atividade que visa também combater possíveis fake news relacionadas ao processo.
“Muitos alunos não têm acesso ao posto de saúde para tomar as vacinas. Então, as vacinas indo para dentro das escolas facilita todo esse processo”, disse a profissional, pontuando também que outros imunizantes estão sendo ofertados para os estudantes.
Para a realização dessa atividade, foi feito todo um trabalho de sensibilização junto aos estudantes para que eles compreendessem a importância da vacina para o combate de uma série de doenças. “Fazemos o trabalho para desmistificar toda essa situação. A família também recebe um documento para saber se ela aceita que o aluno seja vacinado ou não, pois o processo educacional também envolve a família”, disse.
A vacinação já foi realizada nessa quarta-feira (23) no Centro de Ensino Humberto de Campos, no Bairro de Fátima; na quinta-feira (24), no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, no Centro; e prossegue nesta sexta-feira (25), no Centro de Ensino Japiaçu, no Anjo da Guarda.
A ação visa atualizar a carteira de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados e, além da vacina contra o HPV, oferece outros imunizantes do Calendário Nacional para adultos e para adolescentes, como meningite ACWY, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano (dT).
Apresentado pela jornalista Elda Borges, programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Copa Davi Brandão de Futsal estreará em São Luís Gonzaga com mais de R$ 10 mil em premiações
A abertura ocorrerá no próximo dia 7, reunindo atletas da categoria adulto masculino; evento tem como objetivo o…
Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Embrapa, iniciativa visa combater a fome e atenuar mudanças…
Helena Duailibe homenageia Corpo de Bombeiros pelo Dia Nacional da categoria
A deputada relembrou ações emblemáticas da corporação que, segundo ela, evidenciam o preparo e o senso de missão…
Deputada Helena Duailibe parabeniza governador Carlos Brandão por reajuste a policiais e bombeiros
Segundo a parlamentar, a medida reflete o compromisso do governador com a valorização dos profissionais da segurança pública
Café com Notícias – Empreendedorismo e redes sociais é tema de conversa com especialista
Silvio Guilherme revelou que há um estudo que mapeia de oito a 12 comportamentos que definem o sucesso…
‘Em Discussão’ aborda a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão
Edição local ocorrerá de 21 a 24 de outubro com o objetivo de fortalecer a popularização da ciência…
Comandante do BBMar destaca, no ‘Diário da Manhã’, o lançamento da Operação Praia com Segurança
Thiago Paiva informou que diversas atividades estão sendo realizadas, como orientações aos pais e filhos sobre prevenção e…
Projeto de Osmar Filho que cria Patrulha Digital Infantil segue para análise das comissões temáticas
A proposição visa criar um núcleo especializado de prevenção e combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes…