29 de abril de 2025

Carlos Lula alerta para grave déficit de aprendizado no Maranhão

Ele apresentou dados acerca do tema, tendo como fonte o Sistema de Avaliação da Educação Básica

Carlos Lula alerta para grave déficit de aprendizado no Maranhão

Carlos Lula disse que o problema é nacional, mas reforçou que o Maranhão precisa de ações urgentes para mudar esse cenário

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula subiu à tribuna, nesta terça-feira (29), para fazer um alerta sério: os dados mais recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que a maioria dos estudantes maranhenses, tanto da rede pública quanto privada, termina o ensino médio sem dominar o básico em Matemática e Português.

De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), 59% dos alunos da rede pública estadual do Maranhão não dominam conhecimentos fundamentais de Matemática. Em Português, o número também é preocupante: 56% dos estudantes apresentam desempenho insuficiente.

“Estamos falando de alunos que têm dificuldade para medir uma área, resolver operações simples de porcentagem ou interpretar um problema matemático. E o mais grave: nem mesmo a rede privada escapa. No Maranhão, 30% dos alunos das escolas particulares também saem do ensino médio sem aprender o básico em Matemática”, destacou Carlos Lula.

O deputado lembrou que o problema é nacional, mas reforçou que o Maranhão precisa de ações urgentes para mudar esse cenário.

“Não adianta apenas investir dinheiro em estrutura física. Precisamos investir na formação dos professores, principalmente em áreas como Matemática, Física e Química. Precisamos mudar métodos de ensino e garantir que nossos alunos de fato aprendam. E não permitir mais que estudantes avancem de série sem dominar o conteúdo mínimo necessário”, afirmou.

Carlos Lula propôs a construção de um pacto pela Educação no Maranhão, envolvendo escolas públicas e privadas, com metas claras. São elas: a formação continuada de professores, a modernização dos currículos escolares e a adoção de metodologias ativas de ensino.

O parlamentar também defendeu que o tema seja prioridade no debate eleitoral de 2026. “Espero que, na próxima eleição para governador, educação não seja apenas um item de discurso, mas um compromisso real. Precisamos de um novo olhar para nossa educação, que envolva governo, municípios, iniciativa privada e toda a sociedade”, reforçou.

Para Carlos Lula, sem enfrentar o atraso no aprendizado, o Maranhão continuará reproduzindo desigualdades e perdendo oportunidades para o futuro.

Mais notícias

‘Pautas Femininas’ aborda alimentação consciente e autocuidado nas festas

Agência Assembleia A nutricionista estética Ana Beatriz Ribeiro foi a entrevistada do programa 'Pautas Femininas', exibido nesta segunda-feira…

Osmar Filho acompanha entrega de óculos em São Bento e incentiva esporte amador em São Luís

Assecom / Dep. Osmar Filho O deputado estadual Osmar Filho (PDT) concluiu, no domingo (28), a sua agenda…

Revista Maranhão debate sobre plano pessoais para 2026

Agência Assembleia Com o fim do ano, é muito comum as pessoas realizarem uma retrospectiva sobre as atividades…

Diário da Manhã: Procon esclarece renovação de acordo com supermercados

Agência Assembleia O programa Diário da Manhã desta segunda-feira (29) recebeu o chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento…

Osmar Filho intensifica agenda de Natal na Baixada e de projetos sociais em São Luís

Em Cajari, o programa Cuidar dos Olhos realizou cerca de mil atendimentos e, na capital, Osmar participou de…

Junior Cascaria promove entrega de brinquedos e cestas básicas durante ação social em Pedreiras

Além da entrega dos alimentos e os outros itens, o momento foi de diálogo e escuta com a…

Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino

Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…

Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias

O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…