29 de abril de 2025

Carlos Lula alerta para grave déficit de aprendizado no Maranhão

Ele apresentou dados acerca do tema, tendo como fonte o Sistema de Avaliação da Educação Básica

Carlos Lula alerta para grave déficit de aprendizado no Maranhão

Carlos Lula disse que o problema é nacional, mas reforçou que o Maranhão precisa de ações urgentes para mudar esse cenário

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula subiu à tribuna, nesta terça-feira (29), para fazer um alerta sério: os dados mais recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que a maioria dos estudantes maranhenses, tanto da rede pública quanto privada, termina o ensino médio sem dominar o básico em Matemática e Português.

De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), 59% dos alunos da rede pública estadual do Maranhão não dominam conhecimentos fundamentais de Matemática. Em Português, o número também é preocupante: 56% dos estudantes apresentam desempenho insuficiente.

“Estamos falando de alunos que têm dificuldade para medir uma área, resolver operações simples de porcentagem ou interpretar um problema matemático. E o mais grave: nem mesmo a rede privada escapa. No Maranhão, 30% dos alunos das escolas particulares também saem do ensino médio sem aprender o básico em Matemática”, destacou Carlos Lula.

O deputado lembrou que o problema é nacional, mas reforçou que o Maranhão precisa de ações urgentes para mudar esse cenário.

“Não adianta apenas investir dinheiro em estrutura física. Precisamos investir na formação dos professores, principalmente em áreas como Matemática, Física e Química. Precisamos mudar métodos de ensino e garantir que nossos alunos de fato aprendam. E não permitir mais que estudantes avancem de série sem dominar o conteúdo mínimo necessário”, afirmou.

Carlos Lula propôs a construção de um pacto pela Educação no Maranhão, envolvendo escolas públicas e privadas, com metas claras. São elas: a formação continuada de professores, a modernização dos currículos escolares e a adoção de metodologias ativas de ensino.

O parlamentar também defendeu que o tema seja prioridade no debate eleitoral de 2026. “Espero que, na próxima eleição para governador, educação não seja apenas um item de discurso, mas um compromisso real. Precisamos de um novo olhar para nossa educação, que envolva governo, municípios, iniciativa privada e toda a sociedade”, reforçou.

Para Carlos Lula, sem enfrentar o atraso no aprendizado, o Maranhão continuará reproduzindo desigualdades e perdendo oportunidades para o futuro.

Mais notícias

Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’

Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…

Aprovado o Plano Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial

Plano contempla ações direcionadas à população negra urbana e rural, comunidades quilombolas, povos indígenas, ciganos, comunidades de terreiro,…

Assembleia aprova MP que cria o projeto ‘Agente Jovem’

Objetivo é fortalecer as políticas públicas de inclusão produtiva da juventude maranhense

CCJ realiza última reunião ordinária de 2025

Entre as matérias analisadas está o PL que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia

Junior Cascaria destaca demandas da educação, valorização regional e incentivo à economia

Parlamentar informou que esteve no C.E. Newton Belo, em Trizidela do Vale

Assembleia aprova MP que moderniza programa ‘Educação de Verdade’

Agência Assembleia A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (16), a Medida Provisória 519/2025,…

Assembleia faz minuto de silêncio em memória do presidente de Cleinaldo Castro Lopes

Pedido da homenagem póstuma partiu dos deputados Wellington do Curso e Júlio Mendonça

Mutirão oftalmológico do deputado Catulé Júnior ultrapassa 3.500 cirurgias e óculos entregues no Leste Maranhense

Programa, desenvolvido com apoio do Governo do Estado, prefeituras e outros parceiros, beneficiou moradores das zonas urbana e…