29 de abril de 2025
Carlos Lula alerta para grave déficit de aprendizado no Maranhão
Ele apresentou dados acerca do tema, tendo como fonte o Sistema de Avaliação da Educação Básica
Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula subiu à tribuna, nesta terça-feira (29), para fazer um alerta sério: os dados mais recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que a maioria dos estudantes maranhenses, tanto da rede pública quanto privada, termina o ensino médio sem dominar o básico em Matemática e Português.
De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), 59% dos alunos da rede pública estadual do Maranhão não dominam conhecimentos fundamentais de Matemática. Em Português, o número também é preocupante: 56% dos estudantes apresentam desempenho insuficiente.
“Estamos falando de alunos que têm dificuldade para medir uma área, resolver operações simples de porcentagem ou interpretar um problema matemático. E o mais grave: nem mesmo a rede privada escapa. No Maranhão, 30% dos alunos das escolas particulares também saem do ensino médio sem aprender o básico em Matemática”, destacou Carlos Lula.
O deputado lembrou que o problema é nacional, mas reforçou que o Maranhão precisa de ações urgentes para mudar esse cenário.
“Não adianta apenas investir dinheiro em estrutura física. Precisamos investir na formação dos professores, principalmente em áreas como Matemática, Física e Química. Precisamos mudar métodos de ensino e garantir que nossos alunos de fato aprendam. E não permitir mais que estudantes avancem de série sem dominar o conteúdo mínimo necessário”, afirmou.
Carlos Lula propôs a construção de um pacto pela Educação no Maranhão, envolvendo escolas públicas e privadas, com metas claras. São elas: a formação continuada de professores, a modernização dos currículos escolares e a adoção de metodologias ativas de ensino.
O parlamentar também defendeu que o tema seja prioridade no debate eleitoral de 2026. “Espero que, na próxima eleição para governador, educação não seja apenas um item de discurso, mas um compromisso real. Precisamos de um novo olhar para nossa educação, que envolva governo, municípios, iniciativa privada e toda a sociedade”, reforçou.
Para Carlos Lula, sem enfrentar o atraso no aprendizado, o Maranhão continuará reproduzindo desigualdades e perdendo oportunidades para o futuro.
Mais notícias
‘Em Discussão’ aborda diversidade e Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) do TJ/MA
Tema foi tratado pela servidora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e membro do Comitê de Diversidade…
Campanha Natal da APAE é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O coordenador Gabriel Bartowski falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e quais as formas de as pessoas…
Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027
O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…
Assembleia realiza última sessão de 2025 e aprova a Comissão de Recesso Parlamentar
O grupo atuará durante o período de recesso parlamentar, iniciado nesta quinta-feira,18, e seguindo até o dia 2…
Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026
A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…
Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande
Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…
Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras
Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…
Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão
Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…