29 de abril de 2025
Carlos Lula alerta para grave déficit de aprendizado no Maranhão
Ele apresentou dados acerca do tema, tendo como fonte o Sistema de Avaliação da Educação Básica
Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula subiu à tribuna, nesta terça-feira (29), para fazer um alerta sério: os dados mais recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que a maioria dos estudantes maranhenses, tanto da rede pública quanto privada, termina o ensino médio sem dominar o básico em Matemática e Português.
De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), 59% dos alunos da rede pública estadual do Maranhão não dominam conhecimentos fundamentais de Matemática. Em Português, o número também é preocupante: 56% dos estudantes apresentam desempenho insuficiente.
“Estamos falando de alunos que têm dificuldade para medir uma área, resolver operações simples de porcentagem ou interpretar um problema matemático. E o mais grave: nem mesmo a rede privada escapa. No Maranhão, 30% dos alunos das escolas particulares também saem do ensino médio sem aprender o básico em Matemática”, destacou Carlos Lula.
O deputado lembrou que o problema é nacional, mas reforçou que o Maranhão precisa de ações urgentes para mudar esse cenário.
“Não adianta apenas investir dinheiro em estrutura física. Precisamos investir na formação dos professores, principalmente em áreas como Matemática, Física e Química. Precisamos mudar métodos de ensino e garantir que nossos alunos de fato aprendam. E não permitir mais que estudantes avancem de série sem dominar o conteúdo mínimo necessário”, afirmou.
Carlos Lula propôs a construção de um pacto pela Educação no Maranhão, envolvendo escolas públicas e privadas, com metas claras. São elas: a formação continuada de professores, a modernização dos currículos escolares e a adoção de metodologias ativas de ensino.
O parlamentar também defendeu que o tema seja prioridade no debate eleitoral de 2026. “Espero que, na próxima eleição para governador, educação não seja apenas um item de discurso, mas um compromisso real. Precisamos de um novo olhar para nossa educação, que envolva governo, municípios, iniciativa privada e toda a sociedade”, reforçou.
Para Carlos Lula, sem enfrentar o atraso no aprendizado, o Maranhão continuará reproduzindo desigualdades e perdendo oportunidades para o futuro.
Mais notícias
Com apoio do deputado Neto, Instituto João Evangelista volta à ativa com mutirão de atendimentos oftalmológicos
Totalmente revitalizado, o espaço voltou a oferecer atividades destinadas à promoção social, esportiva e cidadã de crianças, jovens…
Catulé Júnior anuncia viaturas e criação de Batalhão da PM em Caxias
Deputado relatou que se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, e com o subchefe…
Adelmo Soares viabiliza primeiro Mutirão de Saúde em São Luís com recorde de público e apoio do Governo do Maranhão
Ação ofereceu consultas clínicas, exames laboratoriais e atendimentos oftalmológicos, beneficiando centenas de moradores da capital
Psicóloga Valentina Abreu orienta sobre saúde mental das mulheres
Profissional foi a entrevistada do programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira
‘Diário da Manhã’ – Contabilista explica novidades no IRPF e taxação dos altos rendimentos
Sócio e CEO da Prime Contabilidade, André Veras, falou sobre isenção de Imposto de Renda de Pessoa Física para quem…
Ampliação gradual da licença-paternidade para 20 dias é discutida no programa ‘Café com Notícias’
Assunto foi tratado pelo advogado Luiz Cláudio Frazão, presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Ordem dos Advogados…
Adelmo Soares e Vinícius Ferro realizam ação social em Caxias com entrega de óculos, próteses, cestas e certificados
Iniciativa, realizada pelo deputado e pelo secretário de Estado, contemplou ações nas áreas de saúde, assistência social e…
Júnior Cascaria comemora realização de obras e ações sociais em Pedreiras e Trizidela do Vale
Parlamentar informou que foram entregues obras, assinadas ordens de serviço e anunciados novos investimentos para esses municípios