29 de abril de 2025
Carlos Lula alerta para grave déficit de aprendizado no Maranhão
Ele apresentou dados acerca do tema, tendo como fonte o Sistema de Avaliação da Educação Básica

Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula subiu à tribuna, nesta terça-feira (29), para fazer um alerta sério: os dados mais recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que a maioria dos estudantes maranhenses, tanto da rede pública quanto privada, termina o ensino médio sem dominar o básico em Matemática e Português.
De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), 59% dos alunos da rede pública estadual do Maranhão não dominam conhecimentos fundamentais de Matemática. Em Português, o número também é preocupante: 56% dos estudantes apresentam desempenho insuficiente.
“Estamos falando de alunos que têm dificuldade para medir uma área, resolver operações simples de porcentagem ou interpretar um problema matemático. E o mais grave: nem mesmo a rede privada escapa. No Maranhão, 30% dos alunos das escolas particulares também saem do ensino médio sem aprender o básico em Matemática”, destacou Carlos Lula.
O deputado lembrou que o problema é nacional, mas reforçou que o Maranhão precisa de ações urgentes para mudar esse cenário.
“Não adianta apenas investir dinheiro em estrutura física. Precisamos investir na formação dos professores, principalmente em áreas como Matemática, Física e Química. Precisamos mudar métodos de ensino e garantir que nossos alunos de fato aprendam. E não permitir mais que estudantes avancem de série sem dominar o conteúdo mínimo necessário”, afirmou.
Carlos Lula propôs a construção de um pacto pela Educação no Maranhão, envolvendo escolas públicas e privadas, com metas claras. São elas: a formação continuada de professores, a modernização dos currículos escolares e a adoção de metodologias ativas de ensino.
O parlamentar também defendeu que o tema seja prioridade no debate eleitoral de 2026. “Espero que, na próxima eleição para governador, educação não seja apenas um item de discurso, mas um compromisso real. Precisamos de um novo olhar para nossa educação, que envolva governo, municípios, iniciativa privada e toda a sociedade”, reforçou.
Para Carlos Lula, sem enfrentar o atraso no aprendizado, o Maranhão continuará reproduzindo desigualdades e perdendo oportunidades para o futuro.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Deputada Janaína destaca importância da Expoimp para a economia da região
A parlamentar ressaltou ainda o fortalecimento do setor agropecuário e o incentivo ao empreendedorismo local
Assembleia Legislativa aprova Comissão de Recesso Parlamentar
Deputados Enos Costa Ferreira, Adelmo Soares, Rodrigo Lago, Dra. Helena Duailibe e Pará Figueiredo estão na comissão
‘Em Discussão’ aborda os 35 anos do Estatuto da Criança e Adolescente no Brasil
O promotor de Justiça Márcio Thadeu Marques afirmou, no programa, que o ECA é uma norma muito avançada…
Especialista fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre projeto de incentivo ao empreendedorismo e inovação do Sebrae-MA
“Transformar Juntos - Para Impulsionar Inovação e Desenvolvimento no Maranhão” ocorrerá nos próximos dias 15 e 16, no…
Deputado Davi Brandão anuncia emenda de R$ 100 mil para o 15º BPM de Bacabal
Parlamentar participou da cerimônia de formatura do VI Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural e destacou…
Enos Costa Ferreira destaca centenário da Assembleia de Deus em Itapecuru-Mirim
O parlamentar homenageou a Igreja e destacou o início das celebrações do centenário da instituição, que acontecem até…
Florêncio Neto solicita instalação do Viva Procon em Turiaçu e celebra recuperação de rodovia estadual
O parlamentar afirmou que as obras na MA já estão em andamento e que as intervenções são demandas…
Adelmo Soares destaca entrega de equipamentos para Bombeiros e sistema de energia elétrica a famílias do Parque do Mirador
Ele relatou sua participação nos atos de entrega dos benefícios e enalteceu o governo por promover ações para…