19 de dezembro de 2024
Carlos Lula cobra cumprimento de decisão do STF sobre emendas
Determinação, assinada pelo ministro Luiz Fux, estabelece que as emendas devem representar 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do estado

Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) cobrou, nesta quinta-feira (19), que a Assembleia Legislativa do Maranhão cumpra imediatamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que amplia o valor das emendas impositivas para os parlamentares.
A determinação, assinada pelo ministro Luiz Fux, estabelece que as emendas devem representar 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do estado, com metade desse valor destinada obrigatoriamente à saúde pública, como prevê a Constituição Federal.
A decisão do STF vem para corrigir disparidades no orçamento estadual e deve destravar a tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, atualmente suspensa por determinação judicial. Segundo Lula, é fundamental que a Assembleia adote a medida para garantir que todos os parlamentares, e não apenas os oito que acionaram a Justiça, sejam beneficiados pela nova regra.
As emendas parlamentares desempenham um papel crucial na execução de políticas públicas e na assistência direta à população. São recursos utilizados para promover mutirões de cirurgias, melhorar a infraestrutura de escolas, recuperar estradas públicas, apoiar manifestações culturais e fortalecer associações sociais em diversas comunidades. Essas ações impactam diretamente a vida dos maranhenses, especialmente daqueles que mais precisam.
“Eu peço ao presidente, deputado Glalbert Cutrim, que na próxima reunião da Comissão de Orçamento já possamos cumprir a decisão do STF. Essa decisão vale para todos os deputados e não há mais justificativa para adiarmos sua implementação. É hora de agir com responsabilidade e atender ao que determina a lei”, afirmou Carlos Lula durante a sessão plenária.
A mudança representa um marco importante para os municípios maranhenses, já que permitirá maior investimento em áreas críticas como saúde e educação, diretamente impactadas pelas emendas parlamentares.
Mais notícias
Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense
Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense
‘Diário da Manhã’ destaca o artesanato como expressão cultural e fonte de renda no São João
Convidado do programa, o coordenador do Ceprama, Jorge Beckman, destacou a parceria dos artesãos com o Arraial da…
Cantor Emanuel Jesus fala sobre o show “Festa para São João” no ‘Café com Notícias’
Apresentação é uma homenagem à música nordestina e reúne ritmos tradicionais, como o forró, o xote e o…
Lei de Leandro Bello estabelece que escolas justifiquem, por escrito, recusa de matrículas
A Lei Nº 12.584/2025 garante aos pais ou responsáveis o acesso à explicação formal sobre a recusa da…
Revista Maranhão aborda aumento de casos de síndromes gripais no Maranhão
Programa recebeu a secretária adjunta da SES, Débora Campos, que falou sobre as ações do Governo do Estado…
Guilherme Paz participa de entrega de obras em São João dos Patos
Deputado reforçou a parceria com o município e o compromisso com a população de São João dos Patos
Audiência pública discutirá melhorias para curso de Medicina em Caxias
Audiência é proposta do deputado estadual Catulé Júnior
‘Pautas Femininas’: Helena Duailibe reforça importância da representatividade feminina no Legislativo
Parlamentar também celebrou o crescimento da presença feminina no Parlamento