16 de setembro de 2025

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

Deputados Carlos Lula defendeu que o Estado precisa ir além de programações pontuais em períodos festivos

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (16), para denunciar a desvalorização dos artistas maranhenses nas programações culturais do estado. O parlamentar lembrou a participação da cantora Célia Sampaio, ícone do reggae maranhense, no Festival Internacional The Town, em São Paulo, onde dividiu o palco com a cantora Iza no último domingo (14).

“Um festival dessa dimensão é capaz de dar palco a grandes estrelas, e a política cultural do Maranhão ainda insiste em negligenciar os nossos artistas e a nossa identidade cultural. Muita gente conheceu Célia Sampaio porque ela foi convidada para cantar ao lado da Iza. Mas Célia Sampaio é gigante, o Maranhão é gigante”, afirmou Lula.

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais: “Célia Sampaio e tantos outros maranhenses são essenciais para a música brasileira, não apenas para o Maranhão. Quantas vezes o nosso estado tem oferecido aos seus próprios artistas um palco à altura do seu talento?”

Carlos Lula lembrou que a cantora, conhecida como Dama do Reggae, iniciou sua carreira em 1984, no Akomabu, foi a única mulher a integrar a Banda Guetos e tornou-se a primeira mulher negra a gravar um disco de reggae no Brasil. “E aqui está a contradição: enquanto outros palcos reconhecem Célia, a política cultural do Maranhão segue sem oferecer uma estrutura permanente de valorização”, criticou.

O parlamentar defendeu que o Estado precisa ir além de programações pontuais em períodos festivos, como Carnaval e São João. “Não dá para fazer programação só com artistas de fora. É preciso criar editais contínuos, fomentar a circulação regional, apoiar a formação de público, garantir preservação de acervos e assegurar que nomes como Célia Sampaio ocupem o centro das programações culturais do Maranhão”, concluiu Carlos Lula.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios