27 de maio de 2025
Carlos Lula critica Governo do Estado por gastos em compra de caminhonetes
O deputado sugeriu que os recursos gastos com os veículos fossem destinados a ações nas áreas da saúde, segurança e infraestrutura

Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (27), para criticar o que chamou de “inversão de prioridades” por parte do Governo do Maranhão. O parlamentar questionou a decisão do Executivo Estadual de gastar cerca de R$ 40 milhões na compra de 217 caminhonetes de cabine dupla para distribuir a Câmaras Municipais, enquanto a população enfrenta problemas graves na saúde, segurança e infraestrutura.
“Estou aqui para fazer a defesa dos interesses da população e, com todo respeito às Câmaras de Vereadores, que merecem ser entendidas e atendidas, o governo anunciar 217 caminhonetes cabines duplas, um gasto de cerca de 40 milhões de reais, para os vereadores, enquanto a população passa por problemas na saúde, segurança e infraestrutura, é uma inversão de prioridades”, criticou Carlos Lula.
O deputado ressaltou que esse valor poderia ser usado para resolver questões urgentes, como a falta de leitos para bebês nas maternidades do Maranhão.
“Temos fila de internação, inclusive do pré-parto, na Maternidade Benedito Leite. Na última semana, a situação vivida pelos médicos é caótica, crianças estão morrendo com bronquiolite, estão tendo que utilizar os respiradores das mães, porque não tem para elas”, alertou.
Para Lula, o problema não se limita à saúde: a segurança pública também sofre com a falta de investimentos básicos.
“Faltam também viaturas. Toda semana tem vídeo de delegado reclamando que não tem viatura em sua delegacia. Na semana passada, um vídeo mostra policiais no interior do estado levando o preso a pé para a delegacia porque não tinha viatura para eles, já que a prioridade do governo é comprar ambulância para a câmara municipal”, ironizou.
O deputado ainda sugeriu que os recursos gastos com as caminhonetes fossem destinados à melhoria das estradas da Baixada Maranhense, como a MA-014.
“A MA-014, o governo disse que não tinha como fazer a obra, porque não tinha recurso, teve de pedir ajuda do Governo Federal, que está ajudando com 50 milhões de reais. Pois se o governador pega esses 40 milhões de reais de comprar a cabine dupla e vá asfaltar a Baixada”, pontuou.
Carlos Lula lamentou a postura do governo, que, segundo ele, prefere politizar as críticas em vez de buscar soluções para os problemas reais enfrentados diariamente pela população.
“Um governo que não sabe ouvir crítica, que acha que tudo se resolve na disputa eleitoral, é um governo que não serve às pessoas. As coisas estão invertidas, em vez de ficar mandando aliado fazer crítica dirigida a mim, o governo poderia estar gastando seu tempo fazendo algo útil para a população do Maranhão”, concluiu.
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…
‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças
Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…