09 de outubro de 2024
Carlos Lula critica narrativa de derrota da esquerda nas eleições
Segundo parlamentar, o grande vencedor das eleições foi o centro, com 2.812 prefeituras conquistadas, enquanto os partidos de direita perderam espaço, elegendo 1.917 prefeitos
Assecom / Dep. Carlos Lula
Na sessão plenária desta quarta-feira (9), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) desmentiu as análises que apontam uma derrota da esquerda nas eleições municipais de 2024. O parlamentar destacou que as recentes notícias, que sugerem uma vitória absoluta da direita e um declínio da esquerda, não refletem a realidade do cenário político brasileiro.
“É apressado e superficial afirmar que a esquerda perdeu e a direita venceu as eleições de 2024”, iniciou Carlos Lula, lembrando que os partidos políticos, por si só, não conseguem explicar a complexidade do Brasil.
Segundo a avaliação dele, o grande vencedor das eleições foi o centro, com 2.812 prefeituras conquistadas, enquanto os partidos de direita perderam espaço, elegendo 1.917 prefeitos — 168 a menos que em 2020. A esquerda, por sua vez, registrou uma leve queda, com 742 prefeituras, mas Carlos Lula ressaltou que isso não significa uma derrota definitiva.
“O PSD foi o destaque, elegendo quase 900 prefeitos em todo o país, mas é importante notar que partidos como o MDB, PP e o próprio PSD concentram hoje um terço de todos os vereadores eleitos no Brasil, com 21.680 cadeiras das 58 mil disponíveis. Entretanto, dizer que a esquerda foi derrotada é uma leitura rasa e imprecisa”, afirmou o deputado.
Lula enfatizou que, apesar das perdas, o campo progressista, especialmente o Partido Socialista Brasileiro (PSB), continua a desempenhar um papel relevante no cenário nacional. Ele parabenizou a reeleição de João Campos em Recife, destacando que o PSB foi o partido que mais elegeu prefeitos no campo progressista.
Na parte final do discurso, o deputado fez uma reflexão histórica sobre o poder político no Brasil, questionando as alegações de que a esquerda estaria derrotada no processo eleitoral.
“Quando foi que a esquerda realmente governou o Brasil?”, indagou Carlos Lula, mencionando que, ao longo de mais de 100 anos, a história política do país foi marcada por presidentes de direita ou centro-direita.
“Desde Deodoro da Fonseca até Jair Bolsonaro, o país foi governado majoritariamente por presidentes de direita. Houve uma breve exceção com os governos de Lula e um pedaço do governo Dilma, mas a prevalência sempre foi da direita”, reforçou.
Carlos Lula também alertou para as análises apressadas que tentam projetar o cenário das eleições de 2026 com base nos resultados de 2024. “Não se pode dizer que 2026 já está resolvido. Estamos longe disso. Em 2026, o campo progressista tem amplas condições de se fortalecer e vencer”, concluiu, pedindo calma e paciência ao campo progressista, afirmando que a luta política está em curso.
Mais notícias
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…
Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema faz balanço positivo das ações em 2025
Gestora destacou os números alcançados este ano e o trabalho desenvolvido pelo setor para prestar um atendimento de…
‘Café com Notícias’ – Fernando de Carvalho fala sobre o Natal na Catedral e outros espetáculos de final de ano
As apresentações de Fernando de Carvalho já viraram tradição natalina em São Luís e contribuem para cultivar e…
‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025
Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública
Revista Maranhão debate Linguagem Simples na Comunicação Pública
Juiz explicou sobre a importância do uso da linguagem simples para o repasse de informações claras aos cidadãos
ELEMA realiza primeiro curso de Garçom e Serviços de Copa visando à excelência no atendimento
Os próprios garçons do Cerimonial da Assembleia são o público-alvo da capacitação, pois atuam diretamente em eventos oficiais…
‘Café com Notícias’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres
Trata-se de um conjunto de serviços públicos e organizações que oferecem acolhimento, orientação, apoio psicossocial, jurídico e de segurança…