26 de agosto de 2025
Carlos Lula critica organização de evento do Governo para entrega de equipamentos a estudantes
O parlamentar usou a tribuna para criticar o ato do governo na sessão plenária desta terça-feira
Assecom / Dep. Carlos Lima
O deputado estadual Carlos Lula utilizou a tribuna, nesta terça-feira (26), para criticar a desorganização e o descaso do Governo do Estado com os estudantes da rede pública durante o lançamento do Programa Tô Conectado, realizado na última sexta-feira (22), no Estádio Castelão, em São Luís.
“Trata-se de um projeto importantíssimo e relevante para a vida dos estudantes e deveria estar sendo compartilhado enquanto algo positivo, só que infelizmente não é isso que tem acontecido”, disse o parlamentar.
Durante seu pronunciamento, Lula exibiu vídeos publicados pelos próprios estudantes, que mostravam cenas de tumulto e problemas graves na organização.
“O que aconteceu na sexta-feira no estádio do Castelão foi um verdadeiro absurdo. Aproximadamente 15 mil alunos, em mais de 300 ônibus, foram levados com a promessa de receber tablets do governo do Estado. Só que chegando lá, eles tiveram um grande susto, porque lá aconteceu de tudo, menos entrega de tablets”, afirmou.
Segundo o deputado, houve brigas entre escolas, alunos passando mal e alimentação insuficiente, com estudantes chegando às 11h da manhã para um evento que só aconteceu no fim da tarde.
Lula lembrou ainda que os recursos usados para a compra dos tablets não foram do governo estadual, mas sim do Governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“A verba, 100% da compra do Estado foi com o dinheiro do FNDE, é recurso federal, é recurso do presidente Lula ao Estado do Maranhão. Sabemos da necessidade que a tecnologia nos impõe hoje enquanto sistema de educação e temos sim de incorporar os estudantes do ensino médio a essa tecnologia. Nada mais justo do que eles terem acesso a tablets”, destacou.
Para o deputado, o evento foi montado apenas como palanque político para o governador Carlos Brandão e seu sobrinho, Orleans Brandão, pré-candidato ao governo estadual.
“Isso é absurdo, não faz sentido, é desperdício de dinheiro público. Um desrespeito à educação, em que alunos perderam um dia de aula e professores foram obrigados a acompanhar uma programação que serviu mais como palanque político do que como entrega real de benefícios. No fim, apenas poucas dezenas de tablets foram entregues”, concluiu.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios