23 de maio de 2025

Carlos Lula defende continuidade de políticas para pessoas com Epidermólise Bolhosa

Deputado participou do simpósio sobre a temática e relembrou ações pioneiras no Maranhão, que hoje é referência no tratamento da doença rara

Carlos Lula defende continuidade de políticas para pessoas com Epidermólise Bolhosa

Deputado Carlos Lula durante a participação no Simpósio Nacional das Associações de Epidermólise Bolhosa

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula participou, nesta sexta-feira (23), do Simpósio Nacional das Associações de Epidermólise Bolhosa (EB), realizado pela Associação Maranhense de Amigos, Familiares e Pessoas Portadoras de Epidermólise Bolhosa (AMAPEB).

O evento reuniu especialistas, gestores e familiares para compartilhar conhecimentos e debater caminhos para o cuidado integral das pessoas com EB, um grupo de doenças genéticas raras que causam bolhas e feridas na pele e mucosas.

Carlos Lula relembrou, com orgulho, que, quando esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou no Maranhão a rede de tratamento para pacientes com EB, garantindo o fornecimento de curativos de alto custo e atendimento especializado na rede pública.

A partir de 2016, o Hospital de Câncer do Maranhão passou a fornecer os curativos para o tratamento dos pacientes. Dois anos depois, em 2018, a SES consolidou o investimento: cerca de R$ 700 mil mensais passaram a ser destinados ao cuidado desses pacientes, com a assistência centralizada no Hospital de Câncer.

Em 2019, a política avançou: a SES começou a treinar, na Casa Ninar, enfermeiros assistenciais dos municípios onde havia casos notificados, garantindo um atendimento mais próximo e qualificado, já que a maioria das pessoas com EB reside fora da capital.

Além disso, ainda sob a gestão de Carlos Lula, foram ampliados os pontos de atendimento especializado, que passaram a incluir a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, os hospitais Juvêncio Mattos e do Câncer, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), e também o Sorrir, que passou a oferecer assistência odontológica às crianças com EB.

“Quando tive conhecimento da Epidermólise Bolhosa, a primeira coisa que fizemos foi uma busca ativa no estado. Na época, encontramos cerca de vinte e poucos casos, e de lá pra cá, tenho orgulho de dizer que o Maranhão se tornou referência nessa política de saúde. Temos que continuar avançando, tem que continuar tendo cuidado com essas pessoas. Na Assembleia, meu mandato está à disposição para continuarmos construindo políticas públicas eficientes”, declarou Carlos Lula.

O impacto da política é sentido por quem convive diariamente com a doença. A dona Antonia Martins, mãe de Clarissa, de 25 anos, que vive com EB desde o nascimento, relata o quanto a assistência recebida foi decisiva.

“Os curativos que nós recebemos do Estado são de suma importância, pois são muito caros e nós não teríamos condições de comprar. Além disso, com toda a assistência que a minha filha recebe, hoje ela pode ter uma qualidade de vida bem melhor”, afirmou a moradora de Graça Aranha.

Atualmente, cerca de 38 famílias no Maranhão recebem atendimento especializado para a EB, segundo informou Aelson Aguiar, presidente da AMAPEB. Ele ressaltou o papel de Carlos Lula no fortalecimento do serviço.

“O deputado Carlos Lula, enquanto secretário, fortaleceu o serviço de assistência. Hoje, no momento do nascimento, a criança que possui a EB já tem a assistência de enfermagem necessária, com um manejo adequado, o que vai fazer com que ela tenha uma melhor qualidade de vida”, destacou.

O Simpósio contou com a participação de representantes de outras 11 associações nacionais, além de membros da Câmara Municipal de São Luís, Câmara Federal, Governo do Estado e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, reforçando a importância do diálogo e da articulação interinstitucional para o avanço das políticas públicas voltadas às pessoas com doenças raras.

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ destaca ações da Fapema no fomento da ciência e da tecnologia no Maranhão

Entre os projetos destacados está a implantação do Parque Tecnológico, que visa fortalecer a execução de ações integradas…

Maranhão é a quarta economia que mais cresce no país, afirma presidente do Imesc no ‘Café com Notícias’

Ele salientou que o estado tende a crescer acima da média nacional e que o setor primário teve…

Desparasitação é tema do ‘Saúde & Bem-Estar’ em conversa com enfermeira Valdilene Aroucha

A especialista explicou que parasitas podem se alojar em diversos órgãos, como intestino e fígado, comprometendo a saúde…

Superintendente da SAF destaca ações de incentivo à produção da agricultura familiar no ‘Diário da Manhã’

Segundo ela, a SAF vem ajudando a adotar novas práticas agrícolas sustentáveis, como a produção agroecologia e a…

‘Diário da Manhã’ – Supervisora destaca início do ‘Qualifica Maranhão’ em carretas-escola na capital

O programa leva capacitação profissional gratuita a jovens e adultos dos 217 municípios, por meio de carretas-escola totalmente…

Feira para valorização do afroempreendedorismo feminino é tema do ‘Revista Maranhão’

A ação reforça a importância do afroempreendedorismo e do fortalecimento econômico das comunidades negras maranhenses

Arquitetos destacam atuação do Instituto da Casa Maranhense e suas práticas socioambientais

Especialistas informaram que o Instituto trabalha em parceria com a comunidade na execução de projetos urbanísticos, em regime…

‘Pautas Femininas’ chama atenção para o câncer de intestino e a importância do diagnóstico precoce

Oncologista Rachel Cossetti alertou que o câncer de intestino é silencioso e, quando diagnosticado tardiamente, se torna mais…