23 de abril de 2025
Carlos Lula defende legado de Flávio Dino e alerta sobre supostos erros em estatísticas
Deputado relembra avanços do Maranhão entre 2015 e 2022 nas áreas da saúde, educação, segurança e combate à pobreza

Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (3), para defender com firmeza o legado do ex-governador Flávio Dino e denunciar o uso distorcido de estatísticas que tentam apagar os avanços conquistados pelo Maranhão entre 2015 e 2022.
Segundo o parlamentar, há um movimento claro de manipulação de dados para tentar convencer a população de que nada mudou no estado. “Estão usando números fora de contexto para dizer que tudo continua igual. Mas isso é mentira. O Maranhão mudou — e mudou pra melhor”, afirmou.
Carlos Lula destacou que o Maranhão registrou, entre 2021 e 2023, uma queda de 10,5 pontos percentuais na pobreza extrema, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Um dos melhores resultados do país.
“Entre 2015 e 2022, também aumentamos o IDH acima da média nacional, a renda domiciliar cresceu quase 8% e a pobreza caiu mais de 5 pontos, de acordo com o IBGE. Não tem como ignorar isso. São dados públicos, confiáveis e verificáveis”, explicou o deputado.
Na educação, o parlamentar relembrou a revolução provocada pelo programa Escola Digna, que substituiu salas de aula de taipa por prédios de alvenaria. Mais de 1.400 escolas foram construídas ou reformadas.
Carlos Lula também destacou o impacto do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia), que levou formação técnica para jovens em regiões antes esquecidas. “No IDEB, a gente subiu ano após ano. Isso não é sorte, é gestão. É política pública com foco nas pessoas”, declarou.
Outro ponto forte lembrado pelo deputado foi a segurança pública. Antes de 2015, o Complexo de Pedrinhas era sinônimo de rebeliões, decapitações e facções mandando nos presídios.
“O que era vergonha nacional virou referência. Foram dez novos presídios entregues, sistema disciplinado, controlado, sem mortes. Isso é transformação real. É mudar o que ninguém teve coragem de enfrentar antes”, afirmou Carlos Lula.
Por fim, o deputado — que foi secretário de Saúde por quase sete anos — citou os avanços na área da saúde: oito hospitais regionais entregues, ampliação de UTIs e centros de hemodiálise, além da entrega de ambulâncias e descentralização de atendimentos especializados.
“Durante a pandemia, enquanto muitos estados colapsaram, o Maranhão teve a menor taxa de mortalidade por Covid-19 do Brasil. Isso só foi possível com trabalho sério, investimento e responsabilidade com o povo”, completou.
Carlos Lula finalizou seu discurso deixando um recado: “Você pode até discordar politicamente, mas não pode apagar os fatos. O legado da gestão de Flávio Dino é real, está nos dados, está na vida das pessoas. E não vai ser apagado por quem distorce estatísticas pra enganar a população.”
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…