03 de junho de 2025
Carlos Lula denuncia abandono na saúde e segurança pública no Maranhão em discurso na Assembleia
Deputado estadual critica fechamento de clínica, falta de viaturas e leitos bloqueados em hospitais públicos, e cobra prioridades do governo estadual
Assecom / Dep. Carlos Lula
Durante discurso na tribuna, nesta terça-feira (3), o deputado estadual Carlos Lula fez duras críticas à condução de políticas públicas no Maranhão, destacando problemas graves nas áreas da saúde e segurança que prejudicam diretamente a população.
Na saúde, o parlamentar questionou o fechamento da Clínica do Servidor na Região Tocantina, que desde o dia 22 de maio deixou de atender os servidores públicos estaduais.
“Para onde vão agora os servidores de Imperatriz? Para conseguir uma consulta, terão que se deslocar para São Luís? E essa Casa não vai se indignar com esse ato do Governo do Estado? A gente não vai tomar uma providência?”, cobrou o deputado.
Carlos Lula afirmou que essa é mais uma decisão equivocada do governo. Ele citou, como exemplo, a recente doação de caminhonetes a câmaras municipais, enquanto delegacias em municípios do interior seguem sem estrutura mínima.
“O delegado na Câmara Municipal de Paulino Neves, discutindo segurança pública, disse: ‘Senhores, me desculpem, mas eu não tenho nem carro para me deslocar. Mandaram a viatura para cá e a viatura está quebrada. Mandaram a viatura para cá e a viatura não é traçada. Eu não tenho como me deslocar em areia’. E em Viana, um risco para os policiais: a viatura completamente esculhambada, pneu careca, completamente desgastada. Estamos colocando agentes de segurança pública em risco”, relatou.
Na área da saúde, Lula denunciou ainda o bloqueio de mais de 100 leitos em unidades hospitalares, causados pela falta de manutenção básica.
“O governo tem que ter prioridade, e prioridade é cuidar das pessoas. É olhar de fato para o que está acontecendo nos hospitais. Está tudo lotado. Acabaram de abrir um hospital de campanha por incompetência, porque tem 100 leitos em unidades de saúde que estão bloqueados. E por quê? Porque tem cama ou ar-condicionado quebrado, falta colchão. Isso dá mais de um hospital”, lamentou.
Carlos Lula desafiou os deputados da base governista a acompanhá-lo em uma visita conjunta às unidades hospitalares para verificar de perto a situação dos leitos bloqueados.
“Vamos fazer uma visita em conjunto aos hospitais para olharmos presencialmente esses leitos bloqueados e cobrar a medida devida por parte do Governo do Estado, pois isso não pode continuar”, concluiu.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar