16 de outubro de 2024
Carlos Lula destaca a urgência de valorizar docentes no Dia do Professor
Deputado também relembrou o Decreto Imperial de 1827, que criou o ensino público no Brasil e estabeleceu os primeiros salários dos professores
Assecom/ Dep. Carlos Lula
Durante a sessão desta terça-feira (15), em homenagem ao Dia dos Professores, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) subiu à tribuna para enfatizar a importância de valorizar os profissionais da educação. Como professor, Lula ressaltou os resultados de uma pesquisa do IPEC, que revelou uma desconexão entre o reconhecimento do valor dos docentes e a efetiva valorização da profissão.
“A pesquisa mostra que 74% dos brasileiros acreditam que ser professor é tão ou mais difícil do que outras profissões de destaque, como médico ou engenheiro. No entanto, apenas 25% consideram que os professores recebem o mesmo nível de valorização. Além disso, 98% dos entrevistados afirmam que bons professores transformam vidas, mas 53% acreditam que os docentes não recebem o respeito necessário no ambiente escolar”, pontuou Lula.
O deputado também relembrou o Decreto Imperial de 1827, que criou o ensino público no Brasil e estabeleceu os primeiros salários dos professores. Ele comparou os valores da época com os dias atuais, destacando a estagnação na valorização salarial dos docentes ao longo de quase dois séculos.
“Com ajustes para o valor de hoje, os salários estipulados no decreto variariam entre R$ 1.400 e R$ 3.500. Isso mostra que, em dois séculos, avançamos muito pouco na valorização desse profissional essencial”, afirmou.
Lula também destacou o avanço na expansão do ensino no Maranhão, lembrando que foi apenas nos anos 2000, durante o governo de José Reinaldo Tavares, que o ensino médio chegou a todos os 217 municípios maranhenses. No entanto, ele reforçou que ainda há muito a ser feito para melhorar o sistema educacional no estado.
“Já avançamos, mas precisamos de mais. Precisamos expandir as escolas em tempo integral e melhorar nossos indicadores educacionais. E, além do salário, os professores precisam ser reconhecidos e valorizados pela sociedade. Que este 15 de outubro sirva para refletirmos sobre a importância dos nossos docentes”, concluiu Carlos Lula.
Mais notícias
Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino
Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…
Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias
O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…
‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal
Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…
‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses
A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…
Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino
O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses
A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…