16 de outubro de 2024
Carlos Lula destaca a urgência de valorizar docentes no Dia do Professor
Deputado também relembrou o Decreto Imperial de 1827, que criou o ensino público no Brasil e estabeleceu os primeiros salários dos professores
Assecom/ Dep. Carlos Lula
Durante a sessão desta terça-feira (15), em homenagem ao Dia dos Professores, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) subiu à tribuna para enfatizar a importância de valorizar os profissionais da educação. Como professor, Lula ressaltou os resultados de uma pesquisa do IPEC, que revelou uma desconexão entre o reconhecimento do valor dos docentes e a efetiva valorização da profissão.
“A pesquisa mostra que 74% dos brasileiros acreditam que ser professor é tão ou mais difícil do que outras profissões de destaque, como médico ou engenheiro. No entanto, apenas 25% consideram que os professores recebem o mesmo nível de valorização. Além disso, 98% dos entrevistados afirmam que bons professores transformam vidas, mas 53% acreditam que os docentes não recebem o respeito necessário no ambiente escolar”, pontuou Lula.
O deputado também relembrou o Decreto Imperial de 1827, que criou o ensino público no Brasil e estabeleceu os primeiros salários dos professores. Ele comparou os valores da época com os dias atuais, destacando a estagnação na valorização salarial dos docentes ao longo de quase dois séculos.
“Com ajustes para o valor de hoje, os salários estipulados no decreto variariam entre R$ 1.400 e R$ 3.500. Isso mostra que, em dois séculos, avançamos muito pouco na valorização desse profissional essencial”, afirmou.
Lula também destacou o avanço na expansão do ensino no Maranhão, lembrando que foi apenas nos anos 2000, durante o governo de José Reinaldo Tavares, que o ensino médio chegou a todos os 217 municípios maranhenses. No entanto, ele reforçou que ainda há muito a ser feito para melhorar o sistema educacional no estado.
“Já avançamos, mas precisamos de mais. Precisamos expandir as escolas em tempo integral e melhorar nossos indicadores educacionais. E, além do salário, os professores precisam ser reconhecidos e valorizados pela sociedade. Que este 15 de outubro sirva para refletirmos sobre a importância dos nossos docentes”, concluiu Carlos Lula.
Mais notícias
Catulé Júnior participa das comemorações pelos 64 anos de Aldeias Altas
Presença do parlamentar nas comemorações reforçou sua atuação em favor de Aldeias Altas ao longo dos últimos anos
Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu
Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís
Projeto fortalece políticas públicas nas áreas de saúde e valorização profissional
Matérias tratam da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), da instituição do Dia…
Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes
No discurso, a parlamentar deu exemplos de tragédias envolvendo crianças e cobrou providência das autoridades competentes
Aprovada MP que beneficia turismo maranhense
MP institui incentivo fiscal a contribuintes do ICMS que apoiarem financeiramente projetos turísticos aprovados pela Secretaria de Estado…
Mical Damasceno apresenta projeto que propõe destinação de recursos a eventos sociais e comunitários
Agência Assembleia A deputada Mical Damasceno (PSD) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), um projeto de lei…
Eric Costa repercute iniciativa do governo que promove qualificação de conselheiros tutelares
O parlamentar afirmou que até o fim de fevereiro os conselheiros tutelares receberão a bolsa no valor de…
Prevenção e tratamento de doenças com o método Chi Kung da Medicina Chinesa são destaque no ‘Saúde e Bem-Estar’
A médica clínica Alanna Pivato disse que a modalidade traz muitos benefícios para o corpo e a mente…