11 de junho de 2024

Carlos Lula e lideranças do Norte e Nordeste discutem Novo Complexo Industrial da Saúde

O deputado estadual Carlos Lula (PSB), representando o Maranhão, participou, nesta segunda-feira (10), em Recife (PE), da CEIS Summit, edição Norte e Nordeste. O evento reuniu lideranças da área da saúde para discutir a criação de novas políticas públicas voltadas para o avanço dos serviços de saúde no Brasil. Promovido pela Iniciativa FIS, uma entidade […]

Carlos Lula e lideranças do Norte e Nordeste discutem Novo Complexo Industrial da Saúde

Solange Almeida disse que a inauguração do Centro de Hemodiálise de Santa Inês é muito esperada pela população da região

O deputado estadual Carlos Lula (PSB), representando o Maranhão, participou, nesta segunda-feira (10), em Recife (PE), da CEIS Summit, edição Norte e Nordeste. O evento reuniu lideranças da área da saúde para discutir a criação de novas políticas públicas voltadas para o avanço dos serviços de saúde no Brasil.

Promovido pela Iniciativa FIS, uma entidade sem fins lucrativos que conecta lideranças, empresas e associações do setor da saúde, tanto público quanto privado e acadêmico, o encontro teve como foco a criação do Complexo Econômico Industrial da Saúde no país.

As contribuições recolhidas servirão para preparar a pauta de um grande encontro previsto para novembro, cujo tema será “Cooperação Competitiva para um Novo Complexo Econômico-Industrial da Saúde”.

Carlos Lula, ex-secretário de Estado da Saúde (SES) e ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), destacou a importância de debater o futuro da saúde no Brasil.

“Essa é uma iniciativa crucial. Debatemos o futuro da saúde, as potencialidades dos mercados para o Brasil, tanto para o setor público quanto para o privado, além dos desafios para inovar no Brasil hoje. A FIS tem um papel fundamental para que possamos construir e pensar o Brasil do futuro, desenvolvendo as nossas potencialidades para realmente termos um Complexo Industrial de Saúde”, afirmou Lula.

Estratégia nacional

Em 2023, o Governo Federal retomou o Complexo Econômico Industrial da Saúde como política de Estado, lançando a “Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde”.

A iniciativa visa estimular a produção em larga escala de insumos e tecnologias para a saúde, promovendo uma nova industrialização com inclusão e sustentabilidade, e reduzindo a dependência do Brasil de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde estrangeiros. A estratégia também busca diminuir a vulnerabilidade do SUS e ampliar o acesso à saúde por meio do desenvolvimento e absorção de novas tecnologias.

A iniciativa faz parte da agenda de um grupo executivo interministerial, com participação de movimentos sociais e do Conselho Nacional de Saúde. Além de fortalecer a produção local de bens e serviços, a estratégia visa reduzir a judicialização na saúde e estimular a criação de empregos no setor, com um investimento previsto de R$ 42,1 bilhões até 2026.

Mais notícias

Carlos Lula cobra câmeras de segurança na Reserva do Itapiracó

O parlamentar chamou atenção para a ausência de câmeras no local, o que dificulta a elucidação de crimes…

Ricardo Arruda afirma que avanços da governo Brandão são concretos e em áreas essenciais

Ele disse que é fundamental que a população esteja informada sobre o que está sendo feito e atenta…

Comissão de Educação aprova PL que garante alimentação adequada a alunos com TEA e outras condições neurodivergentes

Segundo o texto, devem ser consideradas as especificidades sensoriais e as restrições alimentares dos estudantes neurodivergentes

Assembleia aprova projeto que estimula a prevenção ao pé diabético no Maranhão

O PL prevê a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais de informar sobre as formas de prevenção ao pé diabético

Esgotamento emocional no trabalho é tema de entrevista no ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira

Psicóloga Sanna Brandes mostra as consequências da Síndrome de Burnout e como identificar e tratar o problema

Enos Costa Ferreira apresenta projeto que institui a “Semana da Solidariedade Cristã”

A iniciativa prevê a realização anual de ações sociais, educativas e culturais durante a semana que anteceda ao…

Dra. Helena Duailibe celebra avanços na saúde e ações culturais no Maranhão

Parlamentar destacou a realização do primeiro transplante de coração no Hospital Universitário Presidente Dutra

Resultado da 4ª Semana da Conciliação de Conflitos é tema do ‘Diário da Manhã’

Juiz Rodrigo Nina informou que objetivo do evento foi estimular a cultura da conciliação e a paz social;…