06 de maio de 2025
Carlos Lula faz alerta sobre aumento de doenças respiratórias e cobra ação dos municípios
Deputado cobra ampliação da rede pediátrica no interior e alerta para risco de colapso no sistema de saúde com aumento de casos de bronquiolite, gripe e pneumonia entre crianças

Assecom/ Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (6), para alertar sobre o aumento de doenças respiratórias em crianças no Maranhão. Com base nos dados mais recentes do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o parlamentar destacou que o estado apresenta tendência de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocados principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
“Quem já enfrentou uma bronquiolite com seu filho sabe o quanto é desesperador. Passei por isso com a minha filha e só não foi pior porque tive condições de arcar com os custos. Mas essa não é a realidade da maioria das famílias. Por isso, precisamos fortalecer a rede pública de saúde voltada à infância”, afirmou Carlos Lula.
O deputado lembrou que, enquanto esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde, o Maranhão ampliou leitos clínicos e de UTI pediátrica em diversas regiões. No entanto, segundo ele, a expansão dessa rede não tem avançado nos últimos anos, especialmente no interior.
“Municípios de médio e grande porte continuam sobrecarregando São Luís, por absoluta incapacidade de dar resposta mínima à sua própria demanda. Isso não é só ineficiência, é omissão”, criticou.
Carlos Lula também fez um apelo ao Governo do Estado e às prefeituras, para que invistam em equipes médicas, estrutura básica com suporte de oxigênio, medicamentos e atendimento pediátrico rápido nas unidades locais. “Evitar o agravamento dos quadros é proteger vidas e impedir o colapso do sistema da capital”, completou.
O deputado aproveitou para reforçar a importância da colaboração das escolas e das famílias. “Crianças com sintomas gripais precisam ficar em casa. É um gesto simples, mas que protege outras crianças, professores e profissionais da saúde”, finalizou.
Mais notícias
‘Mais Saúde’ aborda Doença de Crohn com médico Flávio Roberto
Agência Assembleia O programa 'Mais Saúde', da TV Assembleia, entrevistou, neste domingo (10), o médico coloproctologista Flávio Roberto.…
Maranhão no Campo aborda projeto “Sabores do Mará”
Programa recebeu o analista da Unidade de Mercado do Sebrae, Luís Ferreira
Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem aos 55 anos da Rádio Transmundial
Emissora de caráter cristão, a Rádio Transmundial, que tem sede em São Paulo, possui 55 filiadas em todo…
Davi Brandão destaca o trabalho e a liderança do governador Carlos Brandão, durante sessão na Assembleia Legislativa
Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou que a liderança de Carlos Brandão permanece firme no Maranhão, independentemente de…
‘Em Discussão’ aborda as ações da Fundação Escola de Governo do Maranhão
A presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira, informou, no programa, que na segunda-feira,11, será lançado o edital da…
Preparatório on-line e gratuito para o Paes/Uema e Enem 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’
Disponibilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Plataforma Gonçalves Dias, aulas serão retomadas na segunda-feira,11, às 19h,…
Campanha Agosto Dourado é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O incentivo às mães para amamentarem os filhos e à doação do leite para alimentação de outras crianças…
Deputado Aluízio Santos é homenageado com título de Cidadão Vargem-Grandense
O parlamentar agradeceu a honraria e comentou sobre o orgulho de tornar-se o mais novo cidadão vargem-grandense