29 de abril de 2025
Carlos Lula propõe apoio básico aos entregadores de aplicativos no Maranhão
Deputado quer garantir acesso a banheiros, água potável e pontos de descanso para profissionais que trabalham nas ruas
Assecom / Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) apresentou um projeto de lei que obriga bares, restaurantes e lanchonetes vinculados a aplicativos de entrega a oferecer estrutura mínima de apoio aos entregadores no Maranhão. A proposta já tramita na Assembleia Legislativa e busca melhorar as condições de trabalho desses profissionais, que enfrentam longas jornadas nas ruas sem acesso garantido a serviços básicos.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua/IBGE), o Brasil registrava, em 2022, mais de 589 mil trabalhadores atuando em plataformas de entrega de alimentos e produtos. A maioria deles enfrenta dificuldades como a falta de banheiro, água potável e locais seguros para descansar entre uma entrega e outra.
O Projeto de Lei 219/2025 determina que os estabelecimentos disponibilizem, de forma gratuita, banheiros, água para consumo, pontos de energia para carregar celulares e espaços cobertos para proteção contra sol e chuva durante o tempo de espera dos pedidos.
“A proposta é simples: oferecer dignidade e respeito a quem trabalha duro todos os dias nas ruas. Muitos entregadores permanecem horas em deslocamento contínuo, sem acesso a direitos básicos. Precisamos mudar isso”, defendeu Carlos Lula.
O projeto já conta com apoio dos profissionais da área. O entregador Maxswel Lemos, que atua há mais de dois anos em aplicativos, destacou a importância da iniciativa.
“A maioria dos estabelecimentos não nos oferece a estrutura básica, é tudo muito precário. A provação dessa lei seria muito importante. Assim, os órgãos competentes poderiam fiscalizar para que os donos de estabelecimentos se enquadrassem nessas normas e a gente tivesse uma eficiência melhor no trabalho”, ponderou.
O descumprimento da futura lei poderá gerar penalidades como advertência, multa e até suspensão temporária das atividades do estabelecimento.
Para Carlos Lula, o projeto é uma resposta necessária à realidade do mercado de trabalho informal. “Quem lucra com as entregas também deve ter responsabilidade social. É uma questão de justiça com quem mantém as cidades funcionando”, concluiu.
Mais notícias
Osmar Filho leva ações de saúde a Penalva e Viana
Ações incluíram consultas e exames oftalmológicos, encaminhamentos cirúrgicos e escolha de óculos, além de atendimentos com clínico geral…
‘Pautas Femininas’ discute impactos jurídicos e emocionais do abandono paterno
Convidada foi a advogada Renata Memória, especialista em Direito das Famílias e Sucessões
Escola do Legislativo inicia segunda edição do Curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Poder Legislativo
O objetivo é fazer com que os participantes tenham fluência em IA e possam interagir melhor com as…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações do Instituto Babu e destaca impacto social
Em entrevista, o presidente do Instituto Babu, Sílvio Babu, deu detalhes sobre os principais projetos em andamento
AlemaPlay tem divulgação reforçada em ação voltada a visitantes e servidores da Assembleia
Plataforma, que foi lançada em fevereiro deste ano, reúne conteúdos institucionais, educativos e culturais produzidos no Maranhão
Procon-MA esclarece dúvidas de ouvintes no ‘Diário da Manhã’ desta segunda-feira
Esclarecimentos foram feitos pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, no quadro Tribuna do Consumidor
‘Café com Notícias’ – Presidente do Iterma destaca resultados alcançados pelo Maranhão na COP30
Anderson Ferreira destacou que COP30 foi oportunidade estratégica para o Maranhão apresentar políticas públicas de regularização fundiária e desenvolvimento sustentável
‘Mais Saúde’ recebe oftalmologista Ráysa Ellen para esclarecer dúvidas sobre cirurgia refrativa
Especialista detalhou como o procedimento funciona e os benefícios que oferece