09 de maio de 2025

Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses

Projeto quer combater desigualdade nos pagamentos em eventos financiados com dinheiro público, valorizando quem leva a cultura do Maranhão para o palco

Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses

Carlos Lula disse que iniciativa busca corrigir assimetrias históricas, fomentar a economia da cultura local e fortalecer quem sustenta a identidade do estado

Assecom / Dep. Carlos Lula

Valorizar a cultura maranhense é fortalecer a identidade do nosso povo. Pensando nisso, o deputado estadual Carlos Lula apresentou o Projeto de Lei 217/2025, que garante proporcionalidade no pagamento de cachês e prazos claros para repasse de recursos a artistas maranhenses em eventos financiados, total ou parcialmente, com recursos públicos estaduais.

A proposta busca corrigir uma realidade antiga: a discrepância nos valores pagos a artistas locais em comparação com atrações de projeção nacional. De acordo com o PL, em qualquer evento apoiado pelo Governo do Estado, pelo menos 40% do valor pago a artistas nacionais deverá ser garantido também aos artistas maranhenses, salvo justificativa técnica devidamente fundamentada.

“Não é justo ver artistas maranhenses — que carregam nossa cultura nos palcos do Brasil e do mundo — sendo sistematicamente desvalorizados. Essa iniciativa busca corrigir assimetrias históricas, fomentar a economia da cultura local e fortalecer quem sustenta a identidade do nosso estado”, disse Carlos Lula.

Além da proporcionalidade nos cachês, o PL também estabelece prazos claros para pagamento: 50% do valor do cachê deve ser pago até cinco dias antes do evento e o restante até o quinto dia útil após a apresentação.

A proposta foi bem recebida por profissionais da área. O músico Wesley Sousa celebrou a iniciativa. “Esse desequilíbrio pode ser sanado através desse projeto, que cumpre essa função e irá possibilitar com que a produção local se estruture minimamente. Um PL que fixa o percentual de recursos para a cultura maranhense e uma data limite para o pagamento é muito importante porque ele parte de uma premissa que é fundamental: o recurso público de determinado local, ele tem que fomentar fundamentalmente a economia daquele espaço”, pontuou.

Com a aprovação do projeto, o Maranhão dá um passo importante para garantir respeito, valorização e sustentabilidade para quem faz da arte um ato de resistência e amor ao povo.

Mais notícias

Deputado Antônio Pereira solicita implantação da Patrulha Maria da Penha na Região Tocantina

A indicação prevê a criação da Patrulha na 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, no município de Cidelândia

Aluísio Santos destaca festejo de Nossa Senhora das Dores em Chapadinha

Mais de 25 mil fiéis acompanharam a procissão

 Adelmo Soares destaca, no ‘Diário da Manhã’, sua atuação parlamentar e o alcance do ‘Maranhão Livre da Fome’

Deputado afirmou que tem se posicionado em defesa do Governo do Estado e de programas sociais que trazem…

Psicóloga Bianca Chaves fala sobre projeto Cuidar do Cuidador no ‘Café com Notícias’

Ação tem o objetivo de oferecer suporte psicológico e profissional as mães atípicas

Arnaldo Melo defende obra na MA-372 e atesta que oposição faz crítica vazia ao tentar diminuir impactos das ações do governo

Parlamentar ressaltou a importância e a necessidade da estrada entre os municípios de Mirador e São Domingos do…

Famílias maranhenses poderão receber até R$ 300 com novas ações do programa ‘Maranhão Livre da Fome’

Programa de iniciativa do governo estadual é voltado ao combate à pobreza e à insegurança alimentar

Aprovado projeto que altera lei que reestrutura o Programa Maranhão Solidário

Alterações visam conferir equidade nas responsabilidades das Secretarias de Políticas para as Comunidades e de Representação Social

Junior Cascaria solicita perfuração de poços artesianos para Pedreiras

Propostas foram encaminhadas ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Estado de Governo, Márcio Machado