09 de maio de 2025
Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses
Projeto quer combater desigualdade nos pagamentos em eventos financiados com dinheiro público, valorizando quem leva a cultura do Maranhão para o palco
Assecom / Dep. Carlos Lula
Valorizar a cultura maranhense é fortalecer a identidade do nosso povo. Pensando nisso, o deputado estadual Carlos Lula apresentou o Projeto de Lei 217/2025, que garante proporcionalidade no pagamento de cachês e prazos claros para repasse de recursos a artistas maranhenses em eventos financiados, total ou parcialmente, com recursos públicos estaduais.
A proposta busca corrigir uma realidade antiga: a discrepância nos valores pagos a artistas locais em comparação com atrações de projeção nacional. De acordo com o PL, em qualquer evento apoiado pelo Governo do Estado, pelo menos 40% do valor pago a artistas nacionais deverá ser garantido também aos artistas maranhenses, salvo justificativa técnica devidamente fundamentada.
“Não é justo ver artistas maranhenses — que carregam nossa cultura nos palcos do Brasil e do mundo — sendo sistematicamente desvalorizados. Essa iniciativa busca corrigir assimetrias históricas, fomentar a economia da cultura local e fortalecer quem sustenta a identidade do nosso estado”, disse Carlos Lula.
Além da proporcionalidade nos cachês, o PL também estabelece prazos claros para pagamento: 50% do valor do cachê deve ser pago até cinco dias antes do evento e o restante até o quinto dia útil após a apresentação.
A proposta foi bem recebida por profissionais da área. O músico Wesley Sousa celebrou a iniciativa. “Esse desequilíbrio pode ser sanado através desse projeto, que cumpre essa função e irá possibilitar com que a produção local se estruture minimamente. Um PL que fixa o percentual de recursos para a cultura maranhense e uma data limite para o pagamento é muito importante porque ele parte de uma premissa que é fundamental: o recurso público de determinado local, ele tem que fomentar fundamentalmente a economia daquele espaço”, pontuou.
Com a aprovação do projeto, o Maranhão dá um passo importante para garantir respeito, valorização e sustentabilidade para quem faz da arte um ato de resistência e amor ao povo.
Mais notícias
‘Em Discussão’ aborda diversidade e Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) do TJ/MA
Tema foi tratado pela servidora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e membro do Comitê de Diversidade…
Campanha Natal da APAE é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O coordenador Gabriel Bartowski falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e quais as formas de as pessoas…
Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027
O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…
Assembleia realiza última sessão de 2025 e aprova a Comissão de Recesso Parlamentar
O grupo atuará durante o período de recesso parlamentar, iniciado nesta quinta-feira,18, e seguindo até o dia 2…
Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026
A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…
Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande
Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…
Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras
Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…
Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão
Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…