09 de maio de 2025

Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses

Projeto quer combater desigualdade nos pagamentos em eventos financiados com dinheiro público, valorizando quem leva a cultura do Maranhão para o palco

Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses

Carlos Lula disse que iniciativa busca corrigir assimetrias históricas, fomentar a economia da cultura local e fortalecer quem sustenta a identidade do estado

Assecom / Dep. Carlos Lula

Valorizar a cultura maranhense é fortalecer a identidade do nosso povo. Pensando nisso, o deputado estadual Carlos Lula apresentou o Projeto de Lei 217/2025, que garante proporcionalidade no pagamento de cachês e prazos claros para repasse de recursos a artistas maranhenses em eventos financiados, total ou parcialmente, com recursos públicos estaduais.

A proposta busca corrigir uma realidade antiga: a discrepância nos valores pagos a artistas locais em comparação com atrações de projeção nacional. De acordo com o PL, em qualquer evento apoiado pelo Governo do Estado, pelo menos 40% do valor pago a artistas nacionais deverá ser garantido também aos artistas maranhenses, salvo justificativa técnica devidamente fundamentada.

“Não é justo ver artistas maranhenses — que carregam nossa cultura nos palcos do Brasil e do mundo — sendo sistematicamente desvalorizados. Essa iniciativa busca corrigir assimetrias históricas, fomentar a economia da cultura local e fortalecer quem sustenta a identidade do nosso estado”, disse Carlos Lula.

Além da proporcionalidade nos cachês, o PL também estabelece prazos claros para pagamento: 50% do valor do cachê deve ser pago até cinco dias antes do evento e o restante até o quinto dia útil após a apresentação.

A proposta foi bem recebida por profissionais da área. O músico Wesley Sousa celebrou a iniciativa. “Esse desequilíbrio pode ser sanado através desse projeto, que cumpre essa função e irá possibilitar com que a produção local se estruture minimamente. Um PL que fixa o percentual de recursos para a cultura maranhense e uma data limite para o pagamento é muito importante porque ele parte de uma premissa que é fundamental: o recurso público de determinado local, ele tem que fomentar fundamentalmente a economia daquele espaço”, pontuou.

Com a aprovação do projeto, o Maranhão dá um passo importante para garantir respeito, valorização e sustentabilidade para quem faz da arte um ato de resistência e amor ao povo.

Mais notícias

Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale

Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…

‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença

Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto

Presidente da Fecomércio fala sobre aquecimento do setor para o fim de ano no ‘Café com Notícias’ 

Maurício Feijó foi o entrevistado do programa desta quinta-feira e falou da expectativa do setor para esse período

Diretor de Comunicação da Alema visita Comunicação do Senado e consolida novas parcerias institucionais

Na reunião, foram discutidos temas relacionados às novas tecnologias de transmissão que o Senado Federal passará a adotar,…

Assembleia sedia entrega simbólica da Bíblia em Braille e capacitações sobre acolhimento e inclusão social

Evento “Assessorar para Fortalecer – REMADD e SBB” reuniu lideranças religiosas, representantes de comunidades terapêuticas e instituições voltadas…

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda estratégias de rendimento e mais qualidade de vida no esporte amador

Convidada do programa, nesta quarta-feira, foi a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato

Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia

Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal

Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico