09 de maio de 2025
Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses
Projeto quer combater desigualdade nos pagamentos em eventos financiados com dinheiro público, valorizando quem leva a cultura do Maranhão para o palco
Assecom / Dep. Carlos Lula
Valorizar a cultura maranhense é fortalecer a identidade do nosso povo. Pensando nisso, o deputado estadual Carlos Lula apresentou o Projeto de Lei 217/2025, que garante proporcionalidade no pagamento de cachês e prazos claros para repasse de recursos a artistas maranhenses em eventos financiados, total ou parcialmente, com recursos públicos estaduais.
A proposta busca corrigir uma realidade antiga: a discrepância nos valores pagos a artistas locais em comparação com atrações de projeção nacional. De acordo com o PL, em qualquer evento apoiado pelo Governo do Estado, pelo menos 40% do valor pago a artistas nacionais deverá ser garantido também aos artistas maranhenses, salvo justificativa técnica devidamente fundamentada.
“Não é justo ver artistas maranhenses — que carregam nossa cultura nos palcos do Brasil e do mundo — sendo sistematicamente desvalorizados. Essa iniciativa busca corrigir assimetrias históricas, fomentar a economia da cultura local e fortalecer quem sustenta a identidade do nosso estado”, disse Carlos Lula.
Além da proporcionalidade nos cachês, o PL também estabelece prazos claros para pagamento: 50% do valor do cachê deve ser pago até cinco dias antes do evento e o restante até o quinto dia útil após a apresentação.
A proposta foi bem recebida por profissionais da área. O músico Wesley Sousa celebrou a iniciativa. “Esse desequilíbrio pode ser sanado através desse projeto, que cumpre essa função e irá possibilitar com que a produção local se estruture minimamente. Um PL que fixa o percentual de recursos para a cultura maranhense e uma data limite para o pagamento é muito importante porque ele parte de uma premissa que é fundamental: o recurso público de determinado local, ele tem que fomentar fundamentalmente a economia daquele espaço”, pontuou.
Com a aprovação do projeto, o Maranhão dá um passo importante para garantir respeito, valorização e sustentabilidade para quem faz da arte um ato de resistência e amor ao povo.
Mais notícias
Menopausa em foco: informação, liberdade e redescoberta marcam diálogo no ‘Toda Mulher’
Médica ressaltou que a menopausa não deve ser encarada como o fim, mas como transformação
Plenário aprova PL que institui ‘Dia Estadual do Pesquisador Científico’
Objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais dedicados à produção e à difusão do conhecimento científico, tecnológico e…
Solange Almeida celebra conquistas históricas da educação de Igarapé do Meio
Segundo a parlamentar, o município apresentou resultados expressivos na área após a implementação de políticas públicas
Dra. Vivianne frisa importância de lei que obriga impressão do número do IMEI em notas fiscais de celulares
IMEI é um número único que funciona como uma espécie de “chassi” do celular
Eric Costa critica serviço de abastecimento de água em Barra do Corda
Parlamentar pontuou que muitas famílias barra-cordenses são penalizadas com sistema de cobrança da Caema
Assembleia aprova PL que reconhece Capela de São Pedro como Patrimônio Cultural Imaterial
Texto aprovado destaca a relevância histórica, cultural e simbólica da capela para o Maranhão
Deputados e servidores participam de acolhida à imagem de Nossa Senhora da Conceição na Alema
Padroeira foi recebida pela presidente Iracema Vale e pelos deputados Florêncio Neto, Dra. Vivianne, Arnaldo Melo, Helena Duailibe e Catulé…
Aprovado PL que estabelece o selo ‘Empresas contra o Aedes Aegypti’ no Maranhão
O Projeto de Lei, aprovado pelo plenário, nesta quinta-feira, fixa que o selo será concedido às empresas que…