10 de dezembro de 2024
Carlos Lula rebate fake news e critica veto ao projeto de combate à fome nas escolas
Proposta previa garantir alimentação para crianças e adolescentes da rede pública estadual durante o período de férias escolares
Assecom/ Dep. Carlos Lula
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) usou a tribuna nesta terça-feira (10) para esclarecer rumores e criticar o veto do governador Carlos Brandão ao projeto que institui uma Política de Combate à Fome durante as férias escolares. A iniciativa, de autoria do parlamentar, foi aprovada pela Assembleia Legislativa, mas rejeitada pelo Executivo estadual, gerando questionamentos sobre o compromisso do governo com a erradicação da fome no Maranhão.
O parlamentar iniciou seu discurso desmentindo notícias falsas de que teria votado contra medidas de combate à extrema pobreza no estado. “Não há nenhum projeto de combate à pobreza enviado por este governo à Assembleia Legislativa até agora. O que existe são tentativas de desinformação para desviar o foco das verdadeiras decisões tomadas aqui. Se vier um projeto sério, contem com meu apoio”, afirmou.
Carlos Lula também destacou que o único projeto aprovado este ano relacionado ao combate à fome foi de sua autoria. A proposta previa garantir alimentação para crianças e adolescentes da rede pública estadual durante o período de férias escolares. “Era uma política que não criava despesas imediatas, mas abria espaço para o Executivo desenvolver um programa eficaz no futuro. Mesmo assim, o governador vetou, sem apresentar justificativas claras. Isso me leva a questionar: há de fato um compromisso com o combate à fome?”, indagou.
O deputado apontou contradições no discurso do governo, que utilizou o combate à fome como justificativa para o recente aumento da alíquota do ICMS. “É curioso, porque o aumento do imposto, tão defendido aqui, não destina uma linha sequer para programas de erradicação da pobreza. Ao mesmo tempo, meu projeto, que realmente tocava nesse ponto, foi vetado. Essa incoerência precisa ser explicada ao povo do Maranhão”, criticou.
O deputado encerrou sua fala destacando a importância do governo ouvir críticas construtivas e repensar suas prioridades. “Precisamos de um governo que escute a todos, inclusive as vozes discordantes. Não dá para seguir com políticas desconectadas da realidade. O Maranhão tem fome, e fome não espera. Está na hora de agir com seriedade”, concluiu Carlos Lula.
Mais notícias
‘Café com Notícias’: Procon-MA atua para coibir aumento abusivo de tarifas por aplicativos de transportes
Prática estaria ocorrendo principalmente durante greve dos rodoviários em São Luís e o órgão já ingressou com Ação…
Revista Maranhão aborda “Operação Carnaval” com major do Corpo de Bombeiros
O militar detalhou o planejamento e a execução das medidas adotadas pelo sistema de segurança para o Carnaval…
‘Pautas Femininas’ destaca ações da Defensoria Pública voltadas para mulheres
Defensora Cristiane Marques foi a convidada do programa
Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’
Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são…
Procon-MA alerta, no ‘Diário da Manhã’, para práticas abusivas em contratos
Consumidor deve ler o contrato com atenção e as cláusulas abusivas têm que estar em negrito e claras;…
Júnior Cascaria acompanha entrega de novas obras pelo Governo em Açailândia
Parlamentar também realizou a entrega de cestas básicas para famílias da comunidade Vila Nova República, em São Luís
Copa Davi Brandão de Futebol fortalece o esporte no interior do Maranhão
Competição, realizada pelo deputado Davi Brandão, valorizou atletas locais e reafirmou seu compromisso do parlamentar com o esporte…
Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias
Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense