12 de junho de 2025

Carlos Lula rebate parecer contrário da CCJ a projeto de sua autoria

A proposta do deputado estabelece, entre outras medidas, proporcionalidade de cachês entre artistas locais e atrações nacionais

Carlos Lula rebate parecer contrário da CCJ a projeto de sua autoria

Carlos Lula informou que apresentou um recurso à Mesa Diretora da Assembleia pedindo que o parecer contrário seja votado no plenário da Casa

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula subiu à tribuna nesta quinta-feira (12) para denunciar, segundo ele, uma manobra do Governo do Estado que teria impedido a votação do Projeto de Lei nº 217/2025, de sua autoria, que estabelece critérios de valorização e garantia de pagamento a artistas maranhenses em eventos financiados com dinheiro público estadual.

De acordo com o parlamentar, o projeto tramitava normalmente e já tinha parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), quando sofreu uma reviravolta provocada por pressão do Palácio dos Leões.

“Não estamos tratando de gastos, não estamos criando programa. E, para minha surpresa, o primeiro parecer da CCJ dizia que o projeto era constitucional. Mas, de forma surpreendente, o relator mudou de ideia após ser pressionado pelo Governo para não aprovar o projeto só porque fui eu quem propôs”, afirmou o deputado.

A proposta de Carlos Lula estabelece, entre outras medidas, proporcionalidade de cachês entre artistas locais e atrações nacionais, além de prazos para pagamento, o que evitaria o frequente atraso nos repasses aos artistas maranhenses.

“Segundo o parecer, o projeto trataria de matéria orçamentária, o que é falso. Dizem que trata da administração pública, o que também não faz sentido. E, pasmem, que estou criando distinções entre brasileiros, por priorizar artistas locais. É um parecer absurdo, que não se sustenta”, criticou Lula.

Carlos Lula foi direto ao dizer que a rejeição da proposta mostra que o discurso oficial em defesa da cultura é vazio. “A única razão para que o projeto fosse indeferido é que o discurso do Governo é falso. Eles dizem que defendem a cultura popular, mas, na prática, não valorizam quem faz cultura de verdade. Se fosse diferente, esse projeto já teria sido aprovado no plenário”, reforçou.

Recurso e próxima etapa

Diante da rejeição na CCJ, Carlos Lula apresentou um recurso à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pedindo que o parecer contrário seja votado no plenário da Casa. No entanto, por falta de quórum, o recurso não foi apreciado nesta quinta-feira.

O deputado afirmou que continuará insistindo na tramitação da proposta, por considerar urgente a valorização do trabalho de artistas locais.

Projeto de Lei nº 217/2025

Proporcionalidade nos cachês: Pelo texto, o valor pago a artistas maranhenses deve corresponder a no mínimo 40% do valor pago a artistas nacionais nas mesmas contratações.

Pagamento garantido: O projeto determina que 50% do cachê seja pago até 5 dias antes da apresentação, e o restante até 5 dias úteis após o evento.

Abrangência: Vale para eventos, festivais e shows com financiamento total ou parcial de recursos estaduais.

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ destaca o jiu jitsu como instrumento de evangelização e socialização

Jadson Rodrigues explicou, no programa, que as atividades integram projeto desenvolvido em comunidades por um grupo de amigos…

Programa “Em Discussão” debate o projeto “Mãos que Transformam”

O secretário de Estado Extraordinário de Políticas para as Comunidades, Fabiano Furtado, destacou as ações desenvolvidas pelo órgão…

‘Café com Notícias’ destaca o aumento dos casos de bronquiolite no Maranhão e a nova vacina de prevenção

A neonatologista Marynea Vale explicou, no programa, que fatores como as variações climáticas, a queda das temperaturas e…

Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares

Deputado afirma que decisão que manteve mandato de Carla Zambelli afronta a Constituição

Cláudio Cunha celebra título de cidadão imperatrizense e destaca avanços na Baixada Maranhense

Parlamentar agradeceu aos vereadores do município, em especial ao vereador Elias Holanda, autor da homenagem

Júnior Cascaria propõe auxílio financeiro para artesãos maranhenses em períodos de baixa demanda

Parlamentar afirmou que a medida visa garantir a produtividade desses trabalhadores fortalecendo o emprego e renda

Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias

Deputado comentou o cenário político estadual em conversa no programa Ponto Final, na Rádio Mirante News

‘Café com Notícias’ debate crescimento da violência de gênero e impacto das redes sociais

Convidada foi a professora Wanessa Soares, mestra e doutoranda em Letras, cuja pesquisa acadêmica aborda a dinâmica discursiva…