19 de março de 2025

 Carlos Lula ressalta os 40 anos da democracia e alerta para ameaças

Carlos Lula também destacou os avanços do Brasil nos últimos 40 anos

 Carlos Lula ressalta os 40 anos da democracia e alerta para ameaças

Deputado alertou para ameaças que a democracia vem enfrentando, com discursos autoritários e movimentos extremistas que questionam a legitimidade das instituições

Assecom / Dep. Carlos Lula

No último sábado (15), o Brasil completou 40 anos de retomada da democracia, um marco que foi lembrado nesta quarta-feira (19) pelo deputado estadual Carlos Lula na Assembleia Legislativa do Maranhão. Durante seu discurso, ele destacou que esse é o maior período de continuidade democrática da história do país, mas lembrou que essa conquista só foi possível após mais de duas décadas de censura, perseguição política e violência sistemática aos direitos humanos.

“Muitos brasileiros pagaram com suas vidas e sua liberdade na luta contra a ditadura. Honrar essa memória é um compromisso diário, para que os horrores daquele período nunca mais se repitam. Eu era criança em 1985, mas lembro do Brasil se recusando a aceitar o silêncio imposto pela ditadura militar. Hoje, devemos ter essa mesma coragem para defender a democracia”, afirmou Carlos Lula.

O parlamentar ressaltou que, no Maranhão, a luta por uma democracia plena não se encerrou com o fim do regime militar. Ele destacou como práticas políticas ultrapassadas ainda impedem o desenvolvimento do Estado.

“Aqui, continuamos enfrentando práticas autoritárias, clientelistas e patrimonialistas que, por décadas, mantiveram grupos no poder e impediram avanços sociais e econômicos. Isso manteve nosso povo refém da pobreza, da exclusão e do atraso”, criticou o deputado.

Carlos Lula também fez questão de destacar os avanços do Brasil nos últimos 40 anos. Entre eles, a ampliação da expectativa de vida, que passou de 64 anos em 1985 para 76 anos atualmente, impulsionada pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Mesmo com desafios, o SUS garantiu acesso ampliado a serviços médicos e ajudou a salvar vidas. Além disso, tivemos avanços na redução da pobreza e no acesso à educação, tanto no ensino médio quanto no ensino superior. São conquistas que mostram o quanto podemos crescer quando há políticas públicas voltadas para o bem-estar da população”, pontuou.

No entanto, o deputado alertou para as ameaças que a democracia vem enfrentando nos últimos anos, com discursos autoritários e movimentos extremistas que questionam a legitimidade das instituições democráticas.

“A democracia não é um direito garantido para sempre. É um projeto contínuo que exige nossa atenção, vigilância e compromisso. Como parlamentares, temos a obrigação de protegê-la, para que futuras gerações vivam em um país onde a liberdade e os direitos sejam preservados”, concluiu Carlos Lula.

Mais notícias

Arnaldo Melo defende obra na MA-372 e atesta que oposição faz crítica vazia ao tentar diminuir impactos das ações do governo

Parlamentar ressaltou a importância e a necessidade da estrada entre os municípios de Mirador e São Domingos do…

Famílias maranhenses poderão receber até R$ 300 com novas ações do programa ‘Maranhão Livre da Fome’

Programa de iniciativa do governo estadual é voltado ao combate à pobreza e à insegurança alimentar

Aprovado projeto que altera lei que reestrutura o Programa Maranhão Solidário

Alterações visam conferir equidade nas responsabilidades das Secretarias de Políticas para as Comunidades e de Representação Social

Junior Cascaria solicita perfuração de poços artesianos para Pedreiras

Propostas foram encaminhadas ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Estado de Governo, Márcio Machado

‘Toda Mulher’ – Empreendedorismo feminino é destaque com história da proprietária da Cervejaria Dona

Tânia Miyake compartilhou sua trajetória no universo da cerveja artesanal e destacou a importância da rede de apoio…

Assembleia presta homenagem póstuma a José Arteiro da Silva

Ex-presidente e presidente de honra da Fecomércio morreu na terça-feira (16), aos 86 anos

Assembleia aprova MP que incentiva produção agrícola no Maranhão

MP trata da criação do programa 'Tempo de Semear'

‘Saúde e Bem-Estar’ reforça a importância de hábitos equilibrados para um emagrecimento saudável

A endocrinologista Natália Rocha enfatizou, no programa, que o emagrecimento saudável não é só a perda de peso,…