15 de abril de 2025

Catulé Júnior atua para impedir fechamento do curso de Medicina de Caxias

Após ser procurado por estudantes, deputado disse que teve uma reunião com o reitor da Uema, Walter Canales

Catulé Júnior atua para impedir fechamento do curso de Medicina de Caxias

Deputado Catulé Júnior durante discurso na tribuna da Assembleia, na manhã desta terça-feira (15)

Assecom / Dep. Catulé Júnior

Em discurso realizado nesta terça-feira (15), o deputado Catulé Júnior (PP) expressou sua preocupação com o curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no campus de Caxias, que obteve nota 1, numa escala que vai de 1 até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que considera o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

“Essa nota, uma das mais baixas do país, nos traz uma grande preocupação, porque uma das sanções pode ser até o próprio fechamento do curso. O que traria um prejuízo absurdo para Caxias e região. E, quando eu digo prejuízo, não é só o prejuízo educacional. Ele vai muito além disso. Me refiro ao prejuízo social e econômico que isso poderia acarretar para Caxias e região”, alertou o parlamentar.

Após ser procurado por estudantes do curso, que relataram a preocupação da classe estudantil com a divulgação do CPC, o deputado estadual disse que teve uma reunião com o reitor da Uema, Walter Canales, que explicou da sua preocupação também e apresentou um plano de ações da universidade para que o curso não chegue até a uma situação drástica, que seria o fechamento do próprio curso.

Contribuindo com o plano de ações da instituição, Catulé Júnior anunciou que deu entrada em um requerimento na Alema, propondo a realização de uma audiência pública, que reunirá representantes da universidade, do Governo do Estado, estudantes e demais interessados para debater medidas que possam reverter o quadro atual e assegurar a continuidade e a qualidade do curso.

O deputado Arnaldo Melo (PP), presidente da Comissão de Educação da Alema, declarou apoio ao requerimento do colega de parlamento. “Quero pedir o apoio, inclusive da Mesa Diretora, para que nós possamos fazer um trabalho contributivo nesse sentido, apoiando a nossa universidade estadual, apoiando a nossa Uema e todas aquelas instituições que precisarem do apoio político desta Assembleia Legislativa”, acrescentou.

Mais notícias

Carlos Lula defende autonomia das Câmaras Municipais na escolha de veículos públicos

Segundo o deputado, municípios maranhenses pedem ambulâncias e viaturas, mas governo obriga entrega de caminhonetes às Câmaras

Assembleia aprova PL que institui Política de Combate à Fome e Insegurança Alimentar

Projeto prevê a retomada e fortalecimento da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Antônio Pereira destaca avanço na descentralização da Vigilância Sanitária

Agência Assembleia Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26), o 1º vice-presidente da…

Tratamentos atuais para a diabetes são tema do “Saúde e Bem-Estar”

O programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Duailibe, que falou sobre o que é, diagnóstico e…

Fred Maia parabeniza Iracema Vale por vitória no STF e destaca ações do Governo no Maranhão

Parlamentar afirmou que resultado fortalece o papel histórico de Iracema Vale na condução da Alema e elogiou o…

‘Diário da Manhã’ aborda movimento Tô no Mará do Sebrae-MA e os 35 anos do ECA

Temas foram tratados pela gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae-MA, Hildenê Maia, e pelo promotor Márcio Thadeu Marques