15 de abril de 2025

Catulé Júnior atua para impedir fechamento do curso de Medicina de Caxias

Após ser procurado por estudantes, deputado disse que teve uma reunião com o reitor da Uema, Walter Canales

Catulé Júnior atua para impedir fechamento do curso de Medicina de Caxias

Deputado Catulé Júnior durante discurso na tribuna da Assembleia, na manhã desta terça-feira (15)

Assecom / Dep. Catulé Júnior

Em discurso realizado nesta terça-feira (15), o deputado Catulé Júnior (PP) expressou sua preocupação com o curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no campus de Caxias, que obteve nota 1, numa escala que vai de 1 até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que considera o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

“Essa nota, uma das mais baixas do país, nos traz uma grande preocupação, porque uma das sanções pode ser até o próprio fechamento do curso. O que traria um prejuízo absurdo para Caxias e região. E, quando eu digo prejuízo, não é só o prejuízo educacional. Ele vai muito além disso. Me refiro ao prejuízo social e econômico que isso poderia acarretar para Caxias e região”, alertou o parlamentar.

Após ser procurado por estudantes do curso, que relataram a preocupação da classe estudantil com a divulgação do CPC, o deputado estadual disse que teve uma reunião com o reitor da Uema, Walter Canales, que explicou da sua preocupação também e apresentou um plano de ações da universidade para que o curso não chegue até a uma situação drástica, que seria o fechamento do próprio curso.

Contribuindo com o plano de ações da instituição, Catulé Júnior anunciou que deu entrada em um requerimento na Alema, propondo a realização de uma audiência pública, que reunirá representantes da universidade, do Governo do Estado, estudantes e demais interessados para debater medidas que possam reverter o quadro atual e assegurar a continuidade e a qualidade do curso.

O deputado Arnaldo Melo (PP), presidente da Comissão de Educação da Alema, declarou apoio ao requerimento do colega de parlamento. “Quero pedir o apoio, inclusive da Mesa Diretora, para que nós possamos fazer um trabalho contributivo nesse sentido, apoiando a nossa universidade estadual, apoiando a nossa Uema e todas aquelas instituições que precisarem do apoio político desta Assembleia Legislativa”, acrescentou.

Mais notícias

‘Pautas Femininas’ discute impactos jurídicos e emocionais do abandono paterno

Convidada foi a advogada Renata Memória, especialista em Direito das Famílias e Sucessões

Escola do Legislativo inicia segunda edição do Curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Poder Legislativo

O objetivo é fazer com que os participantes tenham fluência em IA e possam interagir melhor com as…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações do Instituto Babu e destaca impacto social 

Em entrevista, o presidente do Instituto Babu, Sílvio Babu, deu detalhes sobre os principais projetos em andamento

AlemaPlay tem divulgação reforçada em ação voltada a visitantes e servidores da Assembleia

Plataforma, que foi lançada em fevereiro deste ano, reúne conteúdos institucionais, educativos e culturais produzidos no Maranhão

Procon-MA esclarece dúvidas de ouvintes no ‘Diário da Manhã’ desta segunda-feira

Esclarecimentos foram feitos pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, no quadro Tribuna do Consumidor

‘Café com Notícias’ – Presidente do Iterma destaca resultados alcançados pelo Maranhão na COP30

Anderson Ferreira destacou que COP30 foi oportunidade estratégica para o Maranhão apresentar políticas públicas de regularização fundiária e desenvolvimento sustentável

‘Mais Saúde’ recebe oftalmologista Ráysa Ellen para esclarecer dúvidas sobre cirurgia refrativa

Especialista detalhou como o procedimento funciona e os benefícios que oferece

‘Maranhão no Campo’ destaca Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Entrevistada foi a presidente da AGERP, Francilene Paixão de Queiroz