15 de abril de 2025

Catulé Júnior atua para impedir fechamento do curso de Medicina de Caxias

Após ser procurado por estudantes, deputado disse que teve uma reunião com o reitor da Uema, Walter Canales

Catulé Júnior atua para impedir fechamento do curso de Medicina de Caxias

Deputado Catulé Júnior durante discurso na tribuna da Assembleia, na manhã desta terça-feira (15)

Assecom / Dep. Catulé Júnior

Em discurso realizado nesta terça-feira (15), o deputado Catulé Júnior (PP) expressou sua preocupação com o curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no campus de Caxias, que obteve nota 1, numa escala que vai de 1 até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que considera o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

“Essa nota, uma das mais baixas do país, nos traz uma grande preocupação, porque uma das sanções pode ser até o próprio fechamento do curso. O que traria um prejuízo absurdo para Caxias e região. E, quando eu digo prejuízo, não é só o prejuízo educacional. Ele vai muito além disso. Me refiro ao prejuízo social e econômico que isso poderia acarretar para Caxias e região”, alertou o parlamentar.

Após ser procurado por estudantes do curso, que relataram a preocupação da classe estudantil com a divulgação do CPC, o deputado estadual disse que teve uma reunião com o reitor da Uema, Walter Canales, que explicou da sua preocupação também e apresentou um plano de ações da universidade para que o curso não chegue até a uma situação drástica, que seria o fechamento do próprio curso.

Contribuindo com o plano de ações da instituição, Catulé Júnior anunciou que deu entrada em um requerimento na Alema, propondo a realização de uma audiência pública, que reunirá representantes da universidade, do Governo do Estado, estudantes e demais interessados para debater medidas que possam reverter o quadro atual e assegurar a continuidade e a qualidade do curso.

O deputado Arnaldo Melo (PP), presidente da Comissão de Educação da Alema, declarou apoio ao requerimento do colega de parlamento. “Quero pedir o apoio, inclusive da Mesa Diretora, para que nós possamos fazer um trabalho contributivo nesse sentido, apoiando a nossa universidade estadual, apoiando a nossa Uema e todas aquelas instituições que precisarem do apoio político desta Assembleia Legislativa”, acrescentou.

Mais notícias

Deputado Osmar Filho promove alegria no Dia das Crianças em São Luís

Evento, em parceria com a vereadora Clara, celebrou a data com brincadeiras, inclusão, sorteios e distribuição de brinquedos…

Elema promove curso de Comunicação e Oratória para servidores e público externo

Realização do curso segue uma das diretrizes da gestão da presidente Iracema Vale e fortalece o papel da…

Deputado Osmar Filho acompanha entrega de óculos em Matinha e Olinda Nova

A iniciativa tem beneficiado milhares de pessoas com consultas oftalmológicas, encaminhamentos para cirurgias e fornecimento gratuito de óculos,…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos de criação de abelhas voltados ao empreendedorismo

O biólogo, geneticista e professor da Uema, José Maurício Dias Bezerra, destacou o mel produzido pela Abelha Tiúba,…

Assembleia promove ação de saúde e bem-estar para servidores com o projeto ‘Cuidando do Cuidador’

Momentos de relaxamento, controle de pressão arterial, orientação postural e demonstração de novas tecnologias voltadas à qualidade de…

‘Diário da Manhã’ – Especialista diz que Viva Procon chega a 116 unidades e responde a consumidores

Ricardo Cruz destacou a entrega de unidades do órgão em Buritirana, São Francisco do Brejão, João Lisboa e…

Deputado Davi Brandão destina emenda parlamentar de R$ 250 mil para fortalecer a saúde de Brejo de Areia

A iniciativa, resultado do compromisso do parlamentar com Brejo de Areia, chega para reforçar a estrutura da saúde…