21 de maio de 2025

Catulé Júnior homenageia primeira mulher a concluir curso da Rotam no Maranhão

Parlamentar ressaltou a importância do reconhecimento institucional à conquista da policial militar

Catulé Júnior homenageia primeira mulher a concluir curso da Rotam no Maranhão

Deputado Catulé Júnior durante discurso na tribuna da Assembleia

Assecom / Dep. Catulé Júnior

Durante sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), realizada nesta quarta-feira (21), o deputado Catulé Júnior (PP) destacou um feito histórico protagonizado pela cabo Amanda Seixas Ferreira, de 33 anos, que se tornou a primeira mulher a concluir o curso da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) no estado.

Em discurso na tribuna, o parlamentar ressaltou a importância do reconhecimento institucional à conquista da policial militar.

Segundo Catulé Júnior, dos 70 policiais inscritos no curso – considerado um dos mais exigentes e seletivos da Polícia Militar – apenas 33 conseguiram concluir o treinamento. Entre eles, apenas uma mulher: Amanda. O deputado destacou, ainda, que essa é uma conquista inédita no Maranhão e rara em todo o país.

Catulé Júnior também reforçou o simbolismo da conquista para o debate sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. “O lugar da mulher é onde ela quiser estar. Amanda, ao realizar esse desejo profissional, demonstra a força e a determinação das mulheres maranhenses”.

Como forma de reconhecimento, o deputado informou que protocolou uma proposição na Alema para homenagear a cabo Amanda Seixas com a Medalha Maria Firmina dos Reis, honraria concedida a mulheres que representam inspiração e protagonismo em suas áreas de atuação.

“Essa Casa, ao aprovar essa proposição, faz justiça à cabo Amanda e, mais do que isso, dá luz ao debate sobre o papel da mulher e reconhece a força feminina do nosso estado”, concluiu o deputado.

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar