21 de outubro de 2024
Causas e consequências do TOC são abordadas no programa ‘Revista Maranhão’
Psicólogo Jediael Abreu falou sobre tratamento e qualidade de vida do paciente com transtorno obsessivo-compulsivo
Agência Assembleia
Assista ao programa na íntegra
Atingindo pessoas de todas as idades, sem qualquer tipo de distinção, os transtornos obsessivos-compulsivos (TOCs) estão cada vez mais em evidência, reflexo dos problemas relacionados com a saúde mental que atingem parcela significativa da população. O programa ‘Revista Maranhão’ desta-segunda-feira (21), na TV Assembleia, recebeu o psicólogo Jediael Abreu, que tratou sobre o problema, abordando suas causas e consequências, e de que forma eles podem ser tratados para que os indivíduos tenham uma melhora na qualidade de vida.
Na entrevista à jornalista Keith Almeida, JediaelAbreu destacou que o TOC se caracteriza por um distúrbio psiquiátrico de ansiedade que faz com que as pessoas tenham pensamentos compulsivos e repetitivos, o que causa graves problemas de saúde, afetando inclusive o convívio dessa pessoa em sociedade.
“Estamos falando de obsessões que são imagens, pensamentos, desejos que são intrusivos, recorrentes e indesejados. O TOC é um transtorno onde a pessoa não consegue controlar os pensamentos que vêm na mente e esses pensamentos empurram as pessoas para um ritual comportamental do qual ela também não consegue se livrar porque, no entendimento dela, a única maneira de aliviar o sofrimento causado pela obsessão é o ritual do comportamento”, explicou Jediael Abreu.
Ainda na entrevista, o profissional falou sobre as consequências desse comportamento repetitivo. “A repetição desses rituais produz nas pessoas um sofrimento clínico significativo. A pessoa se identifica com o pensamento e acredita que ela é ruim, ela realmente acredita no que está pensando. Isso traz sofrimento psíquico e afeta diretamente as relações sociais e profissionais”, destacou.
As formas de tratamento para esse problema, segundo o psicólogo, envolvem psicoterapia e intervenção psicofarmacológica com a prescrição de medicações em casos mais graves.
O programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar
Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto