22 de abril de 2025

CCJ analisa projetos voltados ao meio ambiente e à saúde dos pescadores

Deputados discutiram, por exemplo, o Projeto de Lei 160/2025, de autoria do deputado Júlio Mendonça, que reconhece as comunidades quilombolas e povos tradicionais do Estado como agentes ambientais

CCJ analisa projetos voltados ao meio ambiente e à saúde dos pescadores

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa do Maranhão

Agência Assembleia

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão analisou, na tarde desta terça-feira (22), entre outras proposições, o Projeto de Lei 160/2025, de autoria do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que reconhece as comunidades quilombolas e povos tradicionais do Estado como agentes ambientais.

O objetivo da proposta é valorizar esses grupos por suas práticas sustentáveis e seus conhecimentos ancestrais, que historicamente contribuem para a preservação do bioma Cerrado e de sua biodiversidade. A iniciativa fortalece o papel dessas comunidades na conservação ambiental e na proteção de áreas naturais do Maranhão.

Também foi aprovado o Projeto de Lei 176/2025, de autoria do deputado Guilherme Paz (PRD), que propõe a criação da ‘Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Pele do Pescador e da Pescadora Artesanal’, a ser realizada, anualmente, na semana em que recair o dia 29 de junho, data em que se comemora o ‘Dia do Pescador’.

O Maranhão tem grande presença de pescadores e pescadoras artesanais, que trabalham sob forte exposição ao sol e estão mais suscetíveis a doenças de pele. A proposta busca, assim, promover ações educativas, de conscientização e prevenção voltadas à saúde desse grupo, incentivando a atuação do poder público na proteção desses trabalhadores.

“São projetos que dialogam com a realidade maranhense, valorizam as comunidades tradicionais e protegem a saúde de quem sustenta parte importante da economia do nosso Estado. A CCJ segue comprometida com a análise responsável das proposições que chegam”, afirmou o presidente da CCJ, deputado Florêncio Neto (PSB).

Na reunião, também estiveram presentes os deputados Arnaldo Melo (PP), Ariston (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Ricardo Arruda (MDB) e Rodrigo Lago (PCdoB). Ao todo, 30 pautas foram apreciadas pelos parlamentares.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…