14 de outubro de 2025
CCJ aprova MP que cria programa especial de pagamento de débitos de IPVA e ITCD
Proposta visa oferecer condições facilitadas para que os contribuintes maranhenses regularizem seus débitos com o fisco estadual

Agência Assembleia
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão deu parecer favorável, nesta terça-feira (14), à Medida Provisória 508/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui um programa especial para o pagamento de débitos fiscais relacionados ao Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) e ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A proposta, encaminhada pelo governador Carlos Brandão, visa oferecer condições facilitadas para que os contribuintes maranhenses regularizem seus débitos com o fisco estadual, ao mesmo tempo em que fortalece a arrecadação do Estado e garante recursos para a manutenção dos serviços públicos.
Segundo o texto, os cidadãos poderão quitar seus débitos com redução de até 100% dos juros e multas, caso optem pelo pagamento à vista. Também será possível parcelar os valores em até 12 vezes, com redução de 60% nas penalidades e atualização mensal pela taxa Selic. O prazo para adesão ao programa vai até o dia 31 de outubro de 2025. A MP 508/2025 segue agora para apreciação no plenário da Assembleia Legislativa, onde será deliberada pelos parlamentares.
O vice-presidente da CCJ, deputado Neto Evangelista (União Brasil), destacou a importância da medida para os contribuintes e para o equilíbrio fiscal do Estado. “A Medida Provisória possibilita que pessoas com pendências referentes ao ITCD e ao IPVA, cujos fatos geradores ocorreram até 2024, possam negociar suas dívidas com a Secretaria de Estado da Fazenda. É uma oportunidade para regularizar a situação junto à Receita Estadual e, ao mesmo tempo, fortalecer a arrecadação do governo”, afirmou o parlamentar.
Durante a reunião, os deputados Ricardo Arruda (MDB), Arnaldo Melo (PP), Ariston (PSB) e Neto Evangelista (União Brasil), que presidiu os trabalhos, analisaram 30 proposições legislativas. Entre elas, o deputado Arnaldo Melo destacou a aprovação do Projeto de Lei 459/2025, de autoria do deputado Leandro Bello (Podemos), que institui o Estatuto das Pessoas com Doenças Raras no Estado do Maranhão e dá outras providências.
“É um projeto que busca atender de forma prioritária pessoas que têm doenças raras, geralmente crônicas, com o objetivo de garantir direitos, promover a inclusão social e assegurar atendimento integral à saúde dessas pessoas.”, afirmou o relator.
Mais notícias
Osmar Filho entrega óculos do programa ‘Cuidar dos Olhos’ em São José de Ribamar
Programa tem se destacado como uma importante iniciativa social no estado
‘Contraplano’ aborda contaminação de bebidas por metanol e alerta para riscos à saúde
Programa destacou os impactos à saúde e à economia, além de divulgar medidas de prevenção e estratégias de…
Junior Cascaria celebra operação tapa-buraco na MA-381
Estrada liga os municípios de Pedreiras e Joselândia, no Médio Mearim.
Aumento da inserção da mulher no mercado de trabalho é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Secretário de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Luís Henrique Lula, foi o entrevistado desta terça-feira
Deputado Osmar Filho promove alegria no Dia das Crianças em São Luís
Evento, em parceria com a vereadora Clara, celebrou a data com brincadeiras, inclusão, sorteios e distribuição de brinquedos…
‘Pautas Femininas’: endocrinologista destaca importância do equilíbrio para o emagrecimento saudável
Programa recebeu a médica endocrinologista Natália Rocha
Elema promove curso de Comunicação e Oratória para servidores e público externo
Realização do curso segue uma das diretrizes da gestão da presidente Iracema Vale e fortalece o papel da…
Deputado Osmar Filho acompanha entrega de óculos em Matinha e Olinda Nova
A iniciativa tem beneficiado milhares de pessoas com consultas oftalmológicas, encaminhamentos para cirurgias e fornecimento gratuito de óculos,…