19 de julho de 2024

CCJ da Assembleia Legislativa apresenta balanço das atividades do primeiro semestre de 2024

No período de fevereiro a julho deste ano, Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Alema apreciou e votou 543 proposições

CCJ da Assembleia Legislativa apresenta balanço das atividades do primeiro semestre de 2024

Parlamentares membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida pelo deputado Neto Evangelista, em registro durante reunião

Agência Assembleia

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão fez um balanço de suas atividades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2024, quando foram analisadas e votadas proposições provenientes dos poderes Executivo e Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Mesa Diretora da Casa e de autoria de parlamentares.

De fevereiro a julho deste ano, a Comissão realizou 19 reuniões ordinárias e 18 extraordinárias, nas quais a soma das proposições apreciadas e votadas foi de 543, com 393 aprovados, 104 rejeitados, 19 prejudicados e três pareceres verbais.

O presidente da CCJ, deputado Neto Evangelista (União Brasil), avaliou de forma positiva a atuação da Comissão nos primeiros seis meses de atividades neste ano.

“A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa do Maranhão desempenha um papel fundamental para o bom andamento dos trabalhos desta Casa, pois tem, entre suas atribuições, analisar a admissibilidade de propostas legislativas, a partir de seus aspectos constitucionais, legais e jurídicos. Temos orgulho em constatar que, neste primeiro semestre de 2024, passaram pela CCJ projetos importantes e necessários para o povo do Maranhão”, destacou o deputado Neto Evangelista.

Presidente da CCJ, deputado Neto Evangelista, conduz reunião da comissão, ao lado de demais integrantes

Destaques

Entre as proposições apreciadas pela Comissão e advindas do Poder Executivo, por exemplo, destaque para a aprovação de Medidas Provisórias, como a que dispõe sobre a redução parcial da taxa de licenciamento de veículos; a que reestrutura o Programa Maranhão Solidário; a que dispõe sobre a criação do programa ‘Floresta Viva’, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais.; e o Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição do Programa de Incentivo à Fruticultura no Estado do Maranhão.

De autoria parlamentar, muitos Projetos de Lei analisados pela CCJ foram sancionados, transformando-se em leis. Entre eles, está o PL que obriga a inserção, nos endereços eletrônicos do Poder Executivo do Maranhão, de guia informativo sobre serviços públicos da rede de atendimento a mulheres em situação de violência e as medidas de enfrentamento a essas violências.

Outro exemplo foi o PL que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de espumas acústicas de isolamento antichamas nos recintos fechados no estado do Maranhão, também sancionado; bem como PL sobre a divulgação e informação quanto à cobrança da taxa de serviço ou gorjeta, e sua natureza opcional e facultativa, quando cobrada por restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e demais estabelecimentos de gênero similar.

Merece ser destacado, também, o PL que institui o atendimento prioritário com identificação visual nas pulseiras de classificação de risco às pessoas com Transtorno do Espectro Autistas (TEA) em hospitais, maternidades, rede da Atenção Primária à Saúde e estabelecimentos similares da rede pública de saúde do Maranhão.

Além do presidente Neto Evangelista, a CCJ é composta pelos deputados Davi Brandão (PSB), vice-presidente; Ariston (PSB), Yglésio Moyses (PSB), Florêncio Neto (PSB), Leandro Bello (Podemos) e Glalbert Cutrim (PDT). São suplentes os parlamentares Pará Figueiredo (PL), Cláudio Cunha (PL), Júlio Mendonça (PCdoB), Zé Inácio (PT), Wellington do Curso (Novo), Dra. Vivianne (PDT) e Ricardo Arruda (MDB).

Mais notícias

Pautas Femininas: Especialista destaca protagonismo das mulheres na busca por qualidade de vida

Carol Carvalho abordou a crescente presença das mulheres no universo do exercício físico, fenômeno que acompanha uma mudança…

‘Café com Notícias’ detalha o reforço na segurança de banhistas nas praias da Ilha

Trabalho realizado pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) visa prevenir acidentes, como afogamentos, por meio de orientações e…

Mutirão de Negociação retoma atendimento em shoppings, informa Procon no ‘Diário da Manhã’

Ricardo Baldez também tirou dúvidas de ouvintes do programa sobre retenção de histórico escolar em caso de inadimplência…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda Moda Legal, projeto social que incentiva a reutilização de produtos têxteis

Realizado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão, projeto também visa a preservação ambiental e a geração de renda…

Copa Davi Brandão de Futsal estreará em São Luís Gonzaga com mais de R$ 10 mil em premiações

A abertura ocorrerá no próximo dia 7, reunindo atletas da categoria adulto masculino; evento tem como objetivo o…

Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’

Executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Embrapa, iniciativa visa combater a fome e atenuar mudanças…

Helena Duailibe homenageia Corpo de Bombeiros pelo Dia Nacional da categoria

A deputada relembrou ações emblemáticas da corporação que, segundo ela, evidenciam o preparo e o senso de missão…

Deputada Helena Duailibe parabeniza governador Carlos Brandão por reajuste a policiais e bombeiros

Segundo a parlamentar, a medida reflete o compromisso do governador com a valorização dos profissionais da segurança pública