30 de setembro de 2025
CCJ dá parecer favorável à Medida Provisória que institui CNH Social no Maranhão
A iniciativa visa garantir a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico

Agência Assembleia
Na reunião desta terça-feira (03), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou a Medida Provisória nº 507/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa CNH Social no estado. A proposta tem como objetivo garantir a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico, ampliando o acesso a oportunidades de emprego e mobilidade social.
Durante a votação, o presidente da CCJ, Florêncio Neto, destacou a relevância do programa: “A gente sabe do custo para o maranhense de acessar uma CNH, que é o sonho de muitos jovens ao completarem 18 anos. Agora, com essa medida provisória, muitos que têm uma condição financeira mais difícil poderão conquistar sua habilitação. A Assembleia hoje deu um passo importante para tornar isso realidade na vida do maranhense”, afirmou.
O relator da matéria, deputado Ricardo Arruda, reforçou o impacto social da iniciativa: “É um projeto muito importante, porque a carteira de habilitação muitas vezes é a oportunidade de emprego e de melhoria de vida. Agora, o trabalhador em situação de vulnerabilidade social vai poder ter acesso gratuito a esse documento essencial. É mais uma ação do governador Carlos Brandão voltada à inclusão social e para dar oportunidades aos maranhenses”, disse.
O deputado João Batista Segundo também comemorou a aprovação da proposta: “Esse projeto vai beneficiar milhares de pessoas de baixa renda, gerando novas fontes de emprego e oportunidades. É uma ação do governo que olha para os que mais precisam”, ressaltou.
A sessão foi conduzida pelo presidente da comissão, deputado Florêncio Neto (PSB), e contou os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Ariston (PSB), João Batista Segundo (PL) e Carlos Lula (PSB).
Outro projeto aprovado
Na mesma reunião, a CCJ aprovou ainda o Projeto de Lei Ordinária nº 433/2025, de autoria do deputado Júlio Mendonça e relatado por Ricardo Arruda. A proposta dispõe sobre a notificação compulsória de casos suspeitos de turismo sexual de crianças e adolescentes no Maranhão. Segundo o relator, a medida é um reforço no combate a crimes contra menores.
“Esse projeto exige que estabelecimentos comerciais, como hotéis e restaurantes, notifiquem as autoridades em até 24 horas quando houver suspeita, não precisa comprovação, de exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa lei vai coibir crimes, dar mais proteção à nossa juventude e ser mais uma ferramenta contra a exploração sexual”, explicou.
Com as aprovações, tanto a Medida Provisória da CNH Social quanto o projeto de notificação compulsória seguem agora para apreciação no plenário da Assembleia Legislativa.
Mais notícias
Osmar Filho inicia semana com agenda na região dos Lençóis Maranhenses
O deputado participou de entregas de ambulâncias, cartões do "Maranhão Livre da Fome" e anúncio de obras de…
Carlos Lula cobra pagamento de professores temporários da rede estadual
Deputado denuncia atraso de cinco meses nos salários e pede solução imediata do Governo
Catulé Júnior acompanha entrega de obras e serviços do Governo do Estado em Humberto de Campos
Investimentos no município contemplaram ainda a assinatura de ordens de serviços para execução de obras muito aguardadas pela…
‘Contraplano’ aborda avanços e desafios da inclusão da pessoa com deficiência
Especialistas destacam que a sociedade ainda impõe barreiras e que é preciso ampliar a conscientização acerca do tema
Fred Maia agradece ações do governo estadual em Pedreiras e Trizidela do Vale
Entre outras coisas, ele disse que a segurança voltou a reinar em Pedreiras
Alema aprova PL que prevê divulgação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais em órgãos de saúde
A proposição é do deputado Cláudio Cunha. A Rename é um instrumento orientador sobre o uso de medicamentos e…
Aluízio Santos enaltece Romaria da Juventude em Chapadinha
Evento foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro, reunindo representantes da comunidade católica de todo o…
João Batista Segundo destaca investimentos do governo estadual na Baixada Maranhense
Parlamentar exemplificou a recuperação das rodovias estaduais, atividade essa que havia sido negligenciada pelas gestões anteriores