02 de dezembro de 2025

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia

Agência Assembleia

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em reunião realizada nesta terça-feira (2), aprovou a Medida Provisória 516/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Estadual de Infraestrutura da Agricultura Familiar (Proinf-MA). Na ocasião, também foi aprovado o Requerimento 473/2025, de autoria do deputado Ricardo Arruda, para a realização de uma audiência pública para tratar de limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú.

A reunião foi presidida pelo deputado Florêncio Neto (PSB) e estavam presentes os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Júlio Mendonça (PCdoB), Arnaldo Melo (PP) e Neto Evangelista (União Brasil).

“O programa estadual de fortalecimento da infraestrutura da agricultura familiar é uma iniciativa que vai permitir ao governo estadual adquirir insumos, equipamentos e implementos para fortalecer a agricultura familiar, um segmento estratégico de desenvolvimento”, sentenciou o deputado Ricardo Arruda.

A MP que institui o Proinf-MA tem por finalidade fortalecer a agricultura familiar, objetivando proporcionar um aumento na produção de alimentos tanto para o abastecimento do mercado interno quanto o regional, nacional e para exportação.

O programa visa promover investimentos em infraestrutura produtiva, logística e tecnológica, assegurando condições para o incremento da produtividade, a redução de perdas e o aumento da renda dos pequenos produtores rurais.

Audiência pública

A CCJ também aprovou requerimento de autoria do deputado Ricardo Arruda solicitando a realização de audiência pública para tratar do litígio judicial envolvendo os limites territoriais entre os municípios de Grajaú e Arame.

Com a iniciativa, o parlamentar pretende tornar a Assembleia Legislativa mediadora do conflito, buscando uma solução consensuada entre os dois municípios, preservando os interesses de ambos, mas, sobretudo, contemplando os anseios da população diretamente afetada.

“Essa audiência pública vai ser realizada na própria região, com o objetivo de se ouvir a comunidade, envolver todos os atores institucionais que participam desse processo e, sobretudo, a população que é, de fato, a quem interessa a resolução de forma mais justa desse conflito. A intenção é que a Assembleia possa atuar como mediadora, até porque qualquer solução definitiva, necessariamente, passará por uma nova proposição legislativa”, justificou Ricardo Arruda.

Mais notícias

Catulé Júnior prevê avanço histórico no turismo maranhense com nova administração do aeroporto de Barreirinhas

Segundo o deputado, a concessionária deverá investir mais de R$ 58 milhões na modernização e adaptação do terminal…

Adelmo Soares destaca avanços do governo e elogia liderança da presidente Iracema Vale

Segundo ele, as ações do Governo do Estado têm promovido mudanças concretas em diferentes regiões

Florêncio Neto destaca início de obras de terminal em Olho d’Água das Cunhãs

Demanda é uma antiga reivindicação dos moradores da região

‘Café com Notícias’ debate avanços no tratamento do HIV e reforça importância da conscientização, prevenção e tratamento

Mais de 27 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença no Maranhão desde 1988, o que, segundo a…

Osmar Filho leva ações de saúde a Penalva e Viana

Ações incluíram consultas e exames oftalmológicos, encaminhamentos cirúrgicos e escolha de óculos, além de atendimentos com clínico geral…

‘Pautas Femininas’ discute impactos jurídicos e emocionais do abandono paterno

Convidada foi a advogada Renata Memória, especialista em Direito das Famílias e Sucessões

Escola do Legislativo inicia segunda edição do Curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Poder Legislativo

O objetivo é fazer com que os participantes tenham fluência em IA e possam interagir melhor com as…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações do Instituto Babu e destaca impacto social 

Em entrevista, o presidente do Instituto Babu, Sílvio Babu, deu detalhes sobre os principais projetos em andamento