02 de dezembro de 2025

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia

Agência Assembleia

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em reunião realizada nesta terça-feira (2), aprovou a Medida Provisória 516/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Estadual de Infraestrutura da Agricultura Familiar (Proinf-MA). Na ocasião, também foi aprovado o Requerimento 473/2025, de autoria do deputado Ricardo Arruda, para a realização de uma audiência pública para tratar de limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú.

A reunião foi presidida pelo deputado Florêncio Neto (PSB) e estavam presentes os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Júlio Mendonça (PCdoB), Arnaldo Melo (PP) e Neto Evangelista (União Brasil).

“O programa estadual de fortalecimento da infraestrutura da agricultura familiar é uma iniciativa que vai permitir ao governo estadual adquirir insumos, equipamentos e implementos para fortalecer a agricultura familiar, um segmento estratégico de desenvolvimento”, sentenciou o deputado Ricardo Arruda.

A MP que institui o Proinf-MA tem por finalidade fortalecer a agricultura familiar, objetivando proporcionar um aumento na produção de alimentos tanto para o abastecimento do mercado interno quanto o regional, nacional e para exportação.

O programa visa promover investimentos em infraestrutura produtiva, logística e tecnológica, assegurando condições para o incremento da produtividade, a redução de perdas e o aumento da renda dos pequenos produtores rurais.

Audiência pública

A CCJ também aprovou requerimento de autoria do deputado Ricardo Arruda solicitando a realização de audiência pública para tratar do litígio judicial envolvendo os limites territoriais entre os municípios de Grajaú e Arame.

Com a iniciativa, o parlamentar pretende tornar a Assembleia Legislativa mediadora do conflito, buscando uma solução consensuada entre os dois municípios, preservando os interesses de ambos, mas, sobretudo, contemplando os anseios da população diretamente afetada.

“Essa audiência pública vai ser realizada na própria região, com o objetivo de se ouvir a comunidade, envolver todos os atores institucionais que participam desse processo e, sobretudo, a população que é, de fato, a quem interessa a resolução de forma mais justa desse conflito. A intenção é que a Assembleia possa atuar como mediadora, até porque qualquer solução definitiva, necessariamente, passará por uma nova proposição legislativa”, justificou Ricardo Arruda.

Mais notícias

Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado

Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025

Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual

O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado

Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado

Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…

No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste

Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…

Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário

Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…

Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual

Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado

Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz

Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina

‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar

A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…