30 de dezembro de 2024

Comandante do BBMar afirma que drones ajudam no monitoramento das praias da capital para reduzir afogamentos

Segundo ele, a ação pioneira no país tem contribuído para um melhor acompanhamento dos banhistas na orla de São Luís

Comandante do BBMar afirma que drones ajudam no monitoramento das praias da capital para reduzir afogamentos

Jornalista Ronald Segundo entrevista o major Jonatan Coutinho, comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos de São Luís, no programa Diário da Manhã

Agência Assembleia 

O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos de São Luís (BBMar), major Jonatan Coutinho, afirmou, durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (30), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, sobre os perigos nas praias de São Luís e destacou que o uso de drones, de forma pioneira, ajudam no monitoramento à fiscalização para reduzir afogamentos na orla da capital. 

“Dezembro, por ser mês de férias, aumenta bastante o fluxo de pessoas nas praias, principalmente crianças e adolescentes. Aumentamos também o nosso contingente, inclusive nos dias de semana. Nós fazemos abordagens quando vemos que alguma pessoa está em lugar inapropriado e usamos também drones para melhor monitoramento, o que é uma novidade e tem ajudado a salvar vidas por cobrir uma extensão maior da praia, além de emitir alerta sonoro com rapidez”, disse o comandante, destacando ainda o pioneirismo da ação, no Brasil.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o comandante fez diversos alertas para os responsáveis de crianças e adolescentes em praias da capital e, ainda, em relação a acidentes relatados após o contato com as toxinas liberadas por caravelas, conhecidas como águas-vivas.

De acordo com o major, devido ao seu formato parecido com uma bexiga e pela sua cor, a maioria das vítimas são crianças, atraídas pelo seu aspecto. Ele ressalta ainda que as caravelas podem liberar as toxinas nocivas mesmo estando mortas.

“Informem-se com os bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas. Não toquem nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia. Em caso de queimaduras, use a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local. Também é importante evitar entrar no mar sozinho ou à noite”, alertou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Procuradoria da Mulher entrega kits de apoio às Procuradorias Municipais da Mulher

Kits são constituídos de notebook, celular e impressora

Deputada Janaina destaca projeto-piloto do Maio Laranja na Creche-Escola Sementinha

Parlamentar destacou que ação tem o objetivo de formar multiplicadores e fortalecer a rede de proteção infantil no…

Yglésio cobra celeridade na investigação da morte de professora em Tasso Fragoso

Joelma Rodrigues dos Reis morreu no dia 14 de abril e o caso ganhou uma ampla repercussão na…

Ana do Gás fala sobre caso envolvendo Mical Damasceno e defende mulheres

Ela sugeriu ao vice-governador, Felipe camarão, que compareça à Assembleia para falar sobre o assunto

Eric Costa destaca doação de caminhonetes a municípios

Deputado também falou sobre uma homenagem da Assembleia ao tenente Hilton Ferreira

Solange Almeida denuncia ter sido vítima de fake news durante campanha eleitoral

Ela se referiu ao pleito realizado ano passado, quando saiu candidata à prefeita de Santa Inês

Florêncio Neto propõe manifestação de desagravo à deputada Mical Damasceno por ofensas sofridas

O parlamentar disse que o caso requer um posicionamento firme de todos os deputados da Casa. Ele reafirmou…