28 de setembro de 2024

Combate às queimadas no estado é destacado em entrevista no ‘Maranhão no Campo’

Tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Maranhão, foi o entrevistado do programa

Combate às queimadas no estado é destacado em entrevista no ‘Maranhão no Campo’

Tenente-coronel José Lisboa com o apresentador Mário Porto, no ‘Maranhão no Campo’

Agência Assembleia/ Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa Maranhão Sem Queimadas, uma ação estratégica do governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e do Corpo de Bombeiros (CBMMA), foi o tema do quadro de entrevista do programa ‘Maranhão no Campo’, que foi ao ar neste sábado (28), pela TV Assembleia.

Para tratar sobre o assunto, o apresentador do programa, Mário Porto, recebeu o tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do CBMMA, que falou sobre os dados das queimadas no Maranhão, a atuação dos parceiros do programa, funcionamento da sala de situação, onde são reunidas as informações sobre as queimadas, entre outros assuntos.

Segundo o militar, somente este ano, o Corpo de Bombeiros já identificou cerca de 11 mil focos de incêndio no Maranhão. “Este dado é acima do que foi registrado ano passado, cerca de 4%. São os chamados focos de calor, que nem sempre são focos de incêndio. Após este rastreamento, são realizadas uma série de atividades que envolvem diversos órgãos até chegar ao efetivo combate e erradicação deste incêndio”, explicou o tenente-coronel.

Além do combate, o programa ‘lMaranhão Sem Queimadas também trabalha com a prevenção, com ações de conscientização que envolvem a população do campo, especialmente. “Este trabalho, este ano, foi iniciado ainda em julho, até mesmo para que começássemos a mapear onde deveríamos promover, de forma mais intensa, estas ações de conscientização em relação ao manejo do fogo”, salientou o militar.

José Lisboa destacou que as queimadas, no Maranhão, tendem a se concentrar no Sul, ruma para o Centro e segue para o Norte, principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro.

O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias

Catulé Júnior dá início à 13ª Caravana do Bem em Caxias

Iniciativa teve apresentação oficial no Gabinete Social do parlamentar

Adelmo Soares encerra temporada de mutirões com mais de mil atendimentos em São Luís e Rosário

Iniciativas aconteceram na Cidade Operária, em São Luís, e no município de Rosário

‘Diário da Manhã’ destaca o jiu jitsu como instrumento de evangelização e socialização

Jadson Rodrigues explicou, no programa, que as atividades integram projeto desenvolvido em comunidades por um grupo de amigos…

Programa “Em Discussão” debate o projeto “Mãos que Transformam”

O secretário de Estado Extraordinário de Políticas para as Comunidades, Fabiano Furtado, destacou as ações desenvolvidas pelo órgão…

‘Café com Notícias’ destaca o aumento dos casos de bronquiolite no Maranhão e a nova vacina de prevenção

A neonatologista Marynea Vale explicou, no programa, que fatores como as variações climáticas, a queda das temperaturas e…

Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares

Deputado afirma que decisão que manteve mandato de Carla Zambelli afronta a Constituição

Cláudio Cunha celebra título de cidadão imperatrizense e destaca avanços na Baixada Maranhense

Parlamentar agradeceu aos vereadores do município, em especial ao vereador Elias Holanda, autor da homenagem