28 de setembro de 2024
Combate às queimadas no estado é destacado em entrevista no ‘Maranhão no Campo’
Tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Maranhão, foi o entrevistado do programa
Agência Assembleia/ Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa Maranhão Sem Queimadas, uma ação estratégica do governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e do Corpo de Bombeiros (CBMMA), foi o tema do quadro de entrevista do programa ‘Maranhão no Campo’, que foi ao ar neste sábado (28), pela TV Assembleia.
Para tratar sobre o assunto, o apresentador do programa, Mário Porto, recebeu o tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do CBMMA, que falou sobre os dados das queimadas no Maranhão, a atuação dos parceiros do programa, funcionamento da sala de situação, onde são reunidas as informações sobre as queimadas, entre outros assuntos.
Segundo o militar, somente este ano, o Corpo de Bombeiros já identificou cerca de 11 mil focos de incêndio no Maranhão. “Este dado é acima do que foi registrado ano passado, cerca de 4%. São os chamados focos de calor, que nem sempre são focos de incêndio. Após este rastreamento, são realizadas uma série de atividades que envolvem diversos órgãos até chegar ao efetivo combate e erradicação deste incêndio”, explicou o tenente-coronel.
Além do combate, o programa ‘lMaranhão Sem Queimadas também trabalha com a prevenção, com ações de conscientização que envolvem a população do campo, especialmente. “Este trabalho, este ano, foi iniciado ainda em julho, até mesmo para que começássemos a mapear onde deveríamos promover, de forma mais intensa, estas ações de conscientização em relação ao manejo do fogo”, salientou o militar.
José Lisboa destacou que as queimadas, no Maranhão, tendem a se concentrar no Sul, ruma para o Centro e segue para o Norte, principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
Bacabalenses celebram parceria entre Davi Brandão e Roberto Costa em ação solidária
Parceria entre os dois líderes evidencia compromisso contínuo com o cuidado, a presença e o bem-estar da população
Catulé Júnior distribui mais de 6 toneladas de peixe em Caxias
Iniciativa contou com o apoio de lideranças comunitárias e voluntários
‘Diário da Manhã’ debate misoginia, feminicídio e avanços na proteção às mulheres
Delegacia 24 horas, atendimento psicossocial, patrulhas especializadas e rede de apoio e proteção são algumas das ações eficazes…
TV Assembleia lança nesta quinta-feira documentário alusivo ao Dia de Conscientização do Autismo
Com uma narrativa sensível e poética, o filme aborda o autismo nível um de suporte, especialmente em adultos
‘Café com Notícias’ aborda avanços do programa SUS Digital no Maranhão
A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina, falou sobre o funcionamento dos serviços de telesaúde e…
Deputada Helena Duailibe promove seminário sobre a importância da preservação da água
Evento reuniu especialista e representantes da sociedade civil que discutiram ações e políticas públicas voltadas à área
Cláudio Cunha agradece ao governador por obras no Litoral e destaca investimentos em Cururupu
Parlamentar ressaltou a importância da reforma da ponte que interliga Cururupu a outros quatro municípios da região
Adelmo Soares anuncia ação social voltada à oferta de cursos para mulheres em Caxias
O deputado informou que abrirá um gabinete social na cidade, voltado exclusivamente para atendimento à beleza da mulher