31 de outubro de 2024

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos estabelece ações prioritárias para este fim de ano

Temas como tolerância religiosa, pobreza menstrual e a situação dos maranhenses detidos na Venezuela serão tratados em ações e audiências públicas

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos estabelece ações prioritárias para este fim de ano

Deputados membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia em reunião

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão, reuniu-se nesta quinta-feira (31), para definir o planejamento de ações até o fim de 2024. Durante o encontro, foram debatidos temas prioritários como tolerância religiosa, pobreza menstrual, gravidez na adolescência e a situação dos maranhenses detidos na Venezuela, que serão abordados em ações e audiências públicas nos próximos meses.

O deputado Ricardo Arruda (MDB), presidente da Comissão, enfatizou a importância do planejamento realizado.

“Definimos as atividades da Comissão até o final do ano. Vamos promover uma audiência pública sobre tolerância religiosa, atendendo às demandas das comunidades de matriz africana e de outros segmentos religiosos”, disse.

A deputada Janaína (Republicanos), membro da Comissão, ressaltou a urgência do debate sobre o tema pobreza menstrual. 

“Precisamos revisitar essa pauta e alinhar com a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social. É fundamental garantir que os kits de higiene menstrual estejam disponíveis, pois muitas meninas e mulheres no Maranhão não têm condições financeiras para adquiri-los”, afirmou.

Outro tema de destaque foi o Orçamento Participativo, abordado pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que integra a Comissão. Segundo ele, é necessário avaliar e aprimorar esse instrumento de planejamento do Estado, que há mais de uma década permite a participação direta da população.

Presidente da Comissão, deputado Ricardo Arruda, enfatizou a importância do planejamento realizado

“Precisamos verificar se o Orçamento Participativo tem atendido as demandas da sociedade e aprimorar a comunicação entre o governo e os movimentos sociais, para que as políticas públicas sejam cada vez mais eficientes”, concluiu.

Ao final, o deputado Ricardo Arruda destacou o compromisso da Comissão em dar continuidade aos temas discutidos, afirmando que todos os esforços serão feitos para garantir que as pautas avancem até o final do ano.


Galeria de Fotos:

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias 31/10/2024

Mais notícias

Creche-Escola Sementinha encerra Semana Pedagógica com discussões sobre Inteligência Artificial e Gestão Emocional

Ao longo desta semana, foram trabalhados temas com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas salas…

‘Em Discussão’: Socorro Araújo enaltece o potencial econômico do turismo e investimentos em obras, qualificação e no Carnaval

Secretária destacou o trabalho que está sendo realizado com comunidades para o fortalecimento do turismo no estado e…

Recorde histórico de movimentação do Porto do Itaqui é tema do ‘Diário da Manhã’ desta sexta-feira

De acordo com a presidente do complexo portuário, Oquerlina Costa, em 2025, o terminal maranhense atingiu um novo…

Júnior Cascaria entrega cestas básicas e equipamentos esportivos em Peritoró

A iniciativa do deputado reforça seu compromisso com a promoção da cidadania, a inclusão social e o incentivo…

Os 40 anos do Carnaval de rua da Máquina de Descascar’Alho são destaque no  ‘Café com Notícias’

A história e importância desse tradicional bloco popular, que tem a irreverência como característica principal, foram tema da…

‘Café com Notícias’ – Educadora financeira mostra como ter equilíbrio no orçamento e viver sem ‘apertos’

Núbia Sousa alertou, no programa, que 70% das famílias do País estão endividadas, deu dicas de consumo consciente…

Autor da Lei do Primeiro Emprego para a Enfermagem, deputado Catulé Júnior celebra sanção com o Coren-MA

A Lei nº 12.779/2026 fixa a inserção de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, com até dois anos…

‘Diário da Manhã’ aborda combate ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo no Maranhão

Atuação do TRT-MA e parceiros tem possibilitado o aumento das denúncias e de trabalhadores resgatados, segundo a juiz…