31 de outubro de 2024

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos estabelece ações prioritárias para este fim de ano

Temas como tolerância religiosa, pobreza menstrual e a situação dos maranhenses detidos na Venezuela serão tratados em ações e audiências públicas

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos estabelece ações prioritárias para este fim de ano

Deputados membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia em reunião

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão, reuniu-se nesta quinta-feira (31), para definir o planejamento de ações até o fim de 2024. Durante o encontro, foram debatidos temas prioritários como tolerância religiosa, pobreza menstrual, gravidez na adolescência e a situação dos maranhenses detidos na Venezuela, que serão abordados em ações e audiências públicas nos próximos meses.

O deputado Ricardo Arruda (MDB), presidente da Comissão, enfatizou a importância do planejamento realizado.

“Definimos as atividades da Comissão até o final do ano. Vamos promover uma audiência pública sobre tolerância religiosa, atendendo às demandas das comunidades de matriz africana e de outros segmentos religiosos”, disse.

A deputada Janaína (Republicanos), membro da Comissão, ressaltou a urgência do debate sobre o tema pobreza menstrual. 

“Precisamos revisitar essa pauta e alinhar com a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social. É fundamental garantir que os kits de higiene menstrual estejam disponíveis, pois muitas meninas e mulheres no Maranhão não têm condições financeiras para adquiri-los”, afirmou.

Outro tema de destaque foi o Orçamento Participativo, abordado pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que integra a Comissão. Segundo ele, é necessário avaliar e aprimorar esse instrumento de planejamento do Estado, que há mais de uma década permite a participação direta da população.

Presidente da Comissão, deputado Ricardo Arruda, enfatizou a importância do planejamento realizado

“Precisamos verificar se o Orçamento Participativo tem atendido as demandas da sociedade e aprimorar a comunicação entre o governo e os movimentos sociais, para que as políticas públicas sejam cada vez mais eficientes”, concluiu.

Ao final, o deputado Ricardo Arruda destacou o compromisso da Comissão em dar continuidade aos temas discutidos, afirmando que todos os esforços serão feitos para garantir que as pautas avancem até o final do ano.


Galeria de Fotos:

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias 31/10/2024

Mais notícias

Programa ‘Em Discussão’ detalha a 3ª Feira Mulher da Agricultura Familiar

Evento, promovido pela SAF, acontecerá de 5 a 7 de março, no São Luís Shopping, com comercialização de…

‘Café com Notícias’ destaca o 55º Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido pelos Correios

Inscrições estão sendo realizadas até o dia 27 de março, no site oficial dos Correios, e devem ser…

Importância da tecnologia para agricultura familiar é destaque no ‘Maranhão no Campo’

O engenheiro agrônomo Edaciano Leandro Losch falou sobre o programa da SAF que promove análise de solo em…

Presidente Dutra ganha Casa da Mulher Maranhense com atuação da deputada Daniella

O equipamento público é voltado ao acolhimento, proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Iracema Vale reafirma compromisso do Parlamento com trabalhadores rurais e o desenvolvimento do campo

A presidenta destacou a importância das entidades representativas e da união de esforços para garantir avanços voltadas ao…

‘Papo Cidadão’ debate impactos do bullying e apresenta programa Avança MEI 2026

Entrevistadas foram a psicóloga Celiane Oliveira e a analista do Sebrae Marise Abdalla

Assembleia entrega Título de Cidadã Maranhense à enfermeira Fátima Sales

Na cerimônia foram destacados os relevantes serviços prestados pela enfermeira à sociedade maranhense