15 de agosto de 2024
Comissão de Direitos Humanos da Assembleia define calendário de ações para este semestre
Como focos do trabalho, a situação dos maranhenses presos na Venezuela e a realização de uma audiência pública para debater intolerância religiosa

Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos
Membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (15) para definir o calendário de ações para este segundo semestre. Um dos focos do colegiado será a assistência aos 16 maranhenses que estão detidos atualmente na Venezuela.
Sob a condução do presidente da Comissão, deputado Ricardo Arruda (MDB), o encontro contou com a presença dos parlamentares Carlos Lula (PSB) e Júlio Mendonça (PCdoB), que também integram o colegiado. Para este segundo semestre, os deputados também planejam discutir, em uma audiência pública, a intolerância religiosa, praticada principalmente contra os membros de religiões de matriz africana.
Detidos na Venezuela
O deputado Ricardo Arruda vem alertando para a situação dos 16 maranhenses que estão detidos desde o dia 4 outubro do ano passado, na Venezuela, sob a acusação da prática de garimpo ilegal. De acordo com o parlamentar, os detidos estão sofrendo maus-tratos, com a saúde debilitada e tendo vários direitos básicos negados.
Nesta sexta-feira (16), Arruda se reunirá com a titular da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lília Raquel, para debater o tema e discutir formas de auxiliar os maranhenses presos. Além disso, a Comissão de Direitos Humanos também buscará uma reunião, em Brasília, com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e ainda com os parlamentares que integram a bancada maranhense no Congresso Nacional para que juntos busquem estratégias para garantir a assistência aos maranhenses.
“O agravamento da situação política da Venezuela atinge também os maranhenses, pois quanto mais fragilidade institucional estiver no país, mais difícil fica a nossa intermediação nesse caso. De toda forma, a Assembleia Legislativa não estará inerte e estamos buscando outros canais para que possamos dar uma resposta satisfatória para os maranhenses presos e seus familiares”, pontuou Ricardo Arruda.
Intolerância religiosa
Outro ponto debatido pela Comissão na reunião desta quinta-feira foi sobre a intolerância religiosa que afeta principalmente os integrantes das religiões de matriz africana. Nesse sentido, o colegiado realizará uma audiência pública com a participação de outros órgãos, como o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), a Sedihpop, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e a Defensoria Pública Estadual (DPE), entre outros, para debaterem o problema e encontrar formas de proteção às vítimas dos ataques intolerantes.
“Sabemos que, ao longo dos últimos anos, temos reiterados casos de violência entre pessoas que professam religiões distintas e é exatamente isso que queremos cessar. A convivência harmoniosa é o objetivo da Comissão. Estamos estruturando a audiência pública não no sentido de colocar uma religião contra a outra, mas que todo mundo dê as mãos e conviva de maneira pacífica”, disse o deputado Carlos Lula.
A mesma opinião foi compartilhada pelo deputado Júlio Mendonça. “Precisamos trazer essa situação à luz desta comissão, chamando os atores, como o Governo do Estado, a sociedade civil e o Judiciário para que possamos estreitar os laços e buscar caminhos para que o Maranhão se desenvolva de forma mais justa”, destacou.
De acordo com o Regimento Interno da Alema, entre as funções da comissão está a defesa dos direitos individuais e coletivos, além do desenvolvimento de ações que visem à eliminação das discriminações, assegurando aos maranhenses a sua plena participação da vida socioeconômica, política e cultural do estado.
Mais notícias
Deputado Hemetério Weba solicita Programa Qualifica Maranhão para 14 municípios
Indicações contemplam cidades como Pinheiro, São Bento, Palmeirândia, Santa Helena, Presidente Médici, Nova Olinda do Maranhão, Mirinzal, Araguanã…
‘Em Discussão’ aborda avanço do trabalho de investigações criminais no Maranhão
Conversa foi com o delegado Augusto Barros Neto, titular da Superintendência de Investigações Criminais da Polícia Civil do…
‘Diário da Manhã’ destaca sucesso de Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão
Convidado do programa festa sexta-feira foi o subsecretário de Estado de Articulação Política, Bigu de Oliveira
Campanha de Vacinação nas Escolas é tema do programa ‘Café com Notícias’
Coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gardênia Santos foi a entrevistada…
Carlos Lula reforça compromisso com os municípios durante Encontro de Prefeitos e Prefeitas
Ele destacou que o papel do executivo municipal se faz com gestos concretos, parcerias firmes e atenção às…
Abril Verde – Assembleia promove ciclo de palestras sobre prevenção de doenças ocupacionais
Evento reuniu especialistas e servidores no Plenarinho da Casa em manhã de orientações práticas e troca de experiências
‘Diário da Manhã’ destaca a Semana de Intensificação de Vacinação nas escolas
Chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Halice Figueiredo, foi a entrevistada do programa
‘Café com Notícias’ – Maurício Feijó anuncia Semana S com ações de cidadania
Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) detalhou evento que…