28 de maio de 2025

Comissão de Educação aprova projeto sobre acessibilidade para estudantes com daltonismo

Na reunião desta quarta-feira,28, foram aprovados, também, o PL 236/2025, que cria o programa ‘Maranhão Sem Fronteiras’; e o PL 158/2025, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Científico no Ensino Médio

Comissão de Educação aprova projeto sobre acessibilidade para estudantes com daltonismo

Janaína, que presidiu os trabalhos; Kekê Teixeira e Solange Almeida durante a reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

A Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia  da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei Nº 24/2025, de autoria do deputado Wellington do Curso (NOVO), que institui a Política Estadual de Diagnóstico e Acessibilidade para Pessoas com Daltonismo na Educação. A medida busca garantir o diagnóstico precoce, a inclusão pedagógica e condições adequadas de aprendizagem para estudantes com daltonismo, tanto na rede pública quanto na privada.

A reunião, realizada na Sala das Comissões, foi conduzida pela deputada Janaína (PSB), vice-presidente da Comissão de Educação, e contou com a participação dos deputados Kekê Teixeira (MDB), Eric Costa (PSD) e Solange Almeida (PL), que também manifestaram apoio às matérias discutidas. As proposições seguem agora para votação em plenário.

De acordo com o PL 24/2025, a política tem como foco assegurar a oferta de material didático com acessibilidade cromática nas escolas, além de facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde para a realização de exames, como o teste de cores Ishihara, utilizado no diagnóstico do grau de alteração na percepção das cores.

A proposta também prevê a capacitação de professores da rede estadual para identificar sinais da condição entre os alunos, garantindo o encaminhamento adequado, o acompanhamento pedagógico e o atendimento especializado necessários para promover a inclusão efetiva desses estudantes.

Na mesma reunião, foram aprovados ainda o Projeto de Lei Nº 236/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa ‘Maranhão Sem Fronteiras’; e o Projeto de Lei Nº 158/2025, de autoria do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Científico no Ensino Médio.

Os deputados Eric Costa, Janaína, Kekê Teixeira e Solange Almeida na Comissão de Educação

Mais notícias

Adelmo Soares reforça apoio a Orleans Brandão e destaca preparo de Iracema Vale

Parlamentar deixou claro que o grupo já possui definição sobre o nome que disputará o Governo do Estado

Presença da campeã mundial Ana Paula marca evento de handebol em Caxias e reforça atuação do deputado Adelmo Soares

Ana Paula participou de treinamentos, rodas de conversa, sessões de autógrafos e momentos de interação direta com os…

‘Revista Maranhão’ debate sobre dignidade menstrual e políticas públicas para mulheres

Advogada Sânya Aquino destaca desafios, avanços e a importância da informação para garantir direitos e dignidade feminina

Procon orienta consumidores sobre direitos e alerta para golpes, no ‘Diário da Manhã’

Ricardo Cruz, diretor do Viva Procon, explica como agir em casos de reajustes indevidos de planos de saúde,…

Deputado Adelmo Soares realiza segunda etapa de entrega de cestas básicas aos mototaxistas de Caxias

Ação, que faz parte do Programa Mototáxi Valorizado, de iniciativa do parlamentar, beneficiou 500 mototaxistas, que receberão as…

Deputado Catulé Júnior tem contribuição política reconhecida e recebe Título de Cidadão Humbertuense

Honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Humberto de Campos em retribuição à parceria do parlamentar e contribuições…

‘Mais Saúde’ destaca impacto da obesidade e das novas medicações na saúde ocular

A oftalmologista Acácia Jordão fala sobre a abordagem integrativa na oftalmologia e alerta para efeitos oculares relacionados ao…

Presidente da Fetaema destaca avanços e desafios da agricultura familiar em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’

Ângela Silva afirma que os últimos três anos marcaram a retomada do diálogo e fortalecimento das políticas voltadas…