28 de maio de 2025
Comissão de Educação aprova projeto sobre acessibilidade para estudantes com daltonismo
Na reunião desta quarta-feira,28, foram aprovados, também, o PL 236/2025, que cria o programa ‘Maranhão Sem Fronteiras’; e o PL 158/2025, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Científico no Ensino Médio

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
A Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei Nº 24/2025, de autoria do deputado Wellington do Curso (NOVO), que institui a Política Estadual de Diagnóstico e Acessibilidade para Pessoas com Daltonismo na Educação. A medida busca garantir o diagnóstico precoce, a inclusão pedagógica e condições adequadas de aprendizagem para estudantes com daltonismo, tanto na rede pública quanto na privada.
A reunião, realizada na Sala das Comissões, foi conduzida pela deputada Janaína (PSB), vice-presidente da Comissão de Educação, e contou com a participação dos deputados Kekê Teixeira (MDB), Eric Costa (PSD) e Solange Almeida (PL), que também manifestaram apoio às matérias discutidas. As proposições seguem agora para votação em plenário.
De acordo com o PL 24/2025, a política tem como foco assegurar a oferta de material didático com acessibilidade cromática nas escolas, além de facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde para a realização de exames, como o teste de cores Ishihara, utilizado no diagnóstico do grau de alteração na percepção das cores.
A proposta também prevê a capacitação de professores da rede estadual para identificar sinais da condição entre os alunos, garantindo o encaminhamento adequado, o acompanhamento pedagógico e o atendimento especializado necessários para promover a inclusão efetiva desses estudantes.
Na mesma reunião, foram aprovados ainda o Projeto de Lei Nº 236/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa ‘Maranhão Sem Fronteiras’; e o Projeto de Lei Nº 158/2025, de autoria do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Científico no Ensino Médio.

Mais notícias
Procuradoria da Mulher entrega kits de apoio às Procuradorias Municipais da Mulher
Kits são constituídos de notebook, celular e impressora
Deputada Janaina destaca projeto-piloto do Maio Laranja na Creche-Escola Sementinha
Parlamentar destacou que ação tem o objetivo de formar multiplicadores e fortalecer a rede de proteção infantil no…
Catulé Júnior critica ausência de representantes do Bradesco em audiência sobre fechamento de agências no Maranhão
Segundo o parlamentar, a medida afetará diretamente quase 400 mil maranhenses
Yglésio cobra celeridade na investigação da morte de professora em Tasso Fragoso
Joelma Rodrigues dos Reis morreu no dia 14 de abril e o caso ganhou uma ampla repercussão na…
Ana do Gás fala sobre caso envolvendo Mical Damasceno e defende mulheres
Ela sugeriu ao vice-governador, Felipe camarão, que compareça à Assembleia para falar sobre o assunto
Eric Costa destaca doação de caminhonetes a municípios
Deputado também falou sobre uma homenagem da Assembleia ao tenente Hilton Ferreira
Solange Almeida denuncia ter sido vítima de fake news durante campanha eleitoral
Ela se referiu ao pleito realizado ano passado, quando saiu candidata à prefeita de Santa Inês
Florêncio Neto propõe manifestação de desagravo à deputada Mical Damasceno por ofensas sofridas
O parlamentar disse que o caso requer um posicionamento firme de todos os deputados da Casa. Ele reafirmou…