05 de novembro de 2025
Comissão de Educação discute projeto de educação básica da Academia Maranhense de Ciências
Participaram os deputados Arnaldo Melo, Ricardo Arruda, Kekê Teixeira, Florêncio Neto e Mical Damasceno. AMC detalhou projeto do Centro de Produção Intelectual na Educação Básica
Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos
Os integrantes da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (5), com professores e dirigentes da Academia Maranhense de Ciências (AMC). Acompanhados de estudantes e assessores, eles fizeram uma explanação sobre um projeto pioneiro de novas tecnologias voltadas para a educação básica.
Durante a reunião, realizada na Sala das Comissões, o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Henrique Mariano Costa do Amaral, e os professores Alex Barradas e André Santos da Silva Neto discorreram sobre o projeto que prevê a criação do Centro de Produção Intelectual na Educação Básica (Novo Saber).
Logo na abertura dos trabalhos, o presidente da Comissão, deputado Arnaldo Melo (PP), destacou a importância de a Assembleia Legislativa apoiar estudos e projetos que visam a melhoria do nível educacional do Maranhão, em parceria com instituições da área do ensino e da ciência e tecnologia.
Além do deputado Arnaldo Melo, a reunião desta quarta-feira contou também com a presença dos deputados Ricardo Arruda (MDB), Kekê Teixeira (MDB), Florêncio Neto (PSB) e Mical Damasceno (PSD).
Oportunidade
Em sua explanação, o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Henrique Mariano, agradeceu aos deputados a oportunidade deste encontro com a equipe da AMC para a apresentação do projeto sobre o Centro de Produção Intelectual na Educação Básica.
“Este nosso projeto é, na verdade, um movimento que reforça a criação de espaços onde a escola se torna lugar de imaginação, reflexão e compartilhamento vivo de saberes”, declarou Henrique Mariano.

Ele informou que a Academia Maranhense de Ciências, instituição sem fins lucrativos, foi oficialmente criada no dia 17 de junho de 2008, com o objetivo de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia em benefício da sociedade, e influenciar políticas públicas.
“Desde o início, buscamos fomentar a inovação, reconhecer o mérito científico, defender a liberdade e a criatividade na pesquisa e melhorar a qualidade do ensino científico”, assinalou Henrique Mariano.
O diretor técnico da AMC, André Santos da Silva Neto, e o professor Alex Oliveira Barradas Filho, afirmaram que os integrantes da Academia Maranhense de Ciências continuam seguindo juntos no “trabalho contínuo de levar ciência e tecnologia para todos os cantos do Maranhão, aproximando estudantes e professores de um futuro mais criativo, mais conectado e cada vez mais presente na educação básica”.
Ao final da reunião, o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Henrique Mariano, respondeu aos questionamentos de todos os parlamentares presentes. O deputado Arnaldo Melo considerou satisfatória a explanação feita sobre o tema.
“Para nós, foi uma explanação bastante interessante, que mostra que a educação de qualidade começa na base. Desta forma, todos nós parlamentares louvamos o projeto aqui apresentado pela Academia de Ciências, porque entendemos que o desenvolvimento do Maranhão passa, necessariamente pela educação”, declarou Arnaldo Melo.
Os demais parlamentares presentes à reunião também elogiaram o projeto apresentado pela Academia de Ciência, salientando que a iniciativa da AMC reforça o compromisso coletivo em fortalecer a ciência e a inovação no Maranhão.
Mais notícias
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda estratégias de rendimento e mais qualidade de vida no esporte amador
Convidada do programa, nesta quarta-feira, foi a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda
Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato
Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia
Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal
Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico
Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia
Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…
Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações
Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município
Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras
Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…
Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar
Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas
Alema faz minuto de silêncio em memória do advogado Dimas Salustiano da Silva
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso; falecimento ocorreu no domingo