24 de março de 2025

Comissão de Segurança debate situação dos candidatos de concursos da PMMA em audiência pública

Participaram do evento, presidido pelo deputado Wellington do Curso, candidatos de vários municípios do Maranhão, de outros estados e representantes da Polícia Militar

Comissão de Segurança debate situação dos candidatos de concursos da PMMA em audiência pública

Deputado Wellington do Curso, que propôs a audiência pública, e demais autoridades presentes

Agência Assembleia

Nesta segunda-feira (24), no Plenarinho da Assembleia, foi realizada audiência pública, proposta pelo deputado Wellington do Curso (Novo), para tratar sobre a situação dos candidatos dos concursos públicos da Polícia Militar do Maranhão realizados em 2012 e 2017, que ficaram sub-judice por algum motivo.

Participaram do evento, presidido pelo deputado Wellington do Curso, candidatos de vários municípios e regiões do estado do Maranhão e, ainda, de outros estados, os representantes da Polícia Militar do Maranhão, o coronel Augusto Magalhães e o tenente-coronel Everaldo Mendes, respectivamente, diretor e sub-diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

O deputado Wellington do Curso esclareceu o objetivo da audiência pública com os candidatos aprovados nos concursos públicos da PMMA de 2012 e 2017.

“O objetivo é verificar a situação dos candidatos aprovados nos concursos da PMMA, de 2012, no governo de Roseana Sarney, e de 2017, no governo de Flávio Dino. Esses candidatos ficaram sub-judice por algum motivo. Temos lutado ao longo desses anos pela nomeação de todos os aprovados. E o governador Carlos Brandão, que tem se mostrado sensível a essa causa, nos pediu um levantamento da situação”, esclareceu.

Wellington do Curso presidiu os trabalhos na audiência pública para tratar sobre a situação dos candidatos dos concursados da PMMA

Debate

Lívia Lima, candidata aprovada no concurso de 2012, falou em nome dos demais e defendeu uma negociação política com o governador Carlos Brandão (PSB) que, segundo ela, tem se mostrado sensível à causa.

“O governador Carlos Brandão tem demonstrado muita sensibilidade com a nossa causa e pediu ao deputado Wellington um levantamento da situação de todos os candidatos dos concursos de 2012 e 2017 que ainda não foram nomeados. Temos que resolver essa questão pela via administrativa. Estamos pedindo pela nossa nomeação. Acreditamos que o governador é sensível à nossa causa”, destacou.

Por sua vez, Mateus Machado, candidato aprovado no concurso de 2017, manifestou sua posição de que o caminho a seguir para garantir a nomeação é a via administrativa, uma vez que o governador Carlos Brandão tem se mostrado interessado em resolver o problema.

“A luta é de todos nós. Há situações as mais diversas entre nós pela garantia de nossa nomeação. Tem gente que foi convocado, fez o curso de formação, recebeu contracheque e depois foi desligado. Enfim, as situações em discussão são as mais diversas. Acredito que através do governo vai ser resolvido, por intermédio do governador Carlos Brandão, que tem se mostrado comprometido e sensível a nossa causa”, afirmou.

Solidariedade

Os representantes da Polícia Militar externaram sua solidariedade com a causa dos candidatos que lutam por nomeação, nos quadros da corporação, e afirmaram que essa instituição não tem nenhuma ingerência sobre as nomeações.

“Não temos nenhuma ingerência sobre as nomeações. Essa questão está afeta à Secretaria de Estado de Administração e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Nos colocamos à disposição para prestar esclarecimentos aos candidatos e a Assembleia Legislativa”, afirmou o coronel Augusto Magalhães.

Ao final da audiência, foi deliberado a formação de uma comissão de candidatos para se reunirem com a Casa Civil do Governo, a Secretaria de Estado de Administração (SEAD) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), acompanhada pelo deputado Wellington do Curso e outros parlamentares que se dispuserem, para buscarem uma solução para a causa.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios