24 de março de 2025

Comissão de Segurança debate situação dos candidatos de concursos da PMMA em audiência pública

Participaram do evento, presidido pelo deputado Wellington do Curso, candidatos de vários municípios do Maranhão, de outros estados e representantes da Polícia Militar

Comissão de Segurança debate situação dos candidatos de concursos da PMMA em audiência pública

Deputado Wellington do Curso, que propôs a audiência pública, e demais autoridades presentes

Agência Assembleia

Nesta segunda-feira (24), no Plenarinho da Assembleia, foi realizada audiência pública, proposta pelo deputado Wellington do Curso (Novo), para tratar sobre a situação dos candidatos dos concursos públicos da Polícia Militar do Maranhão realizados em 2012 e 2017, que ficaram sub-judice por algum motivo.

Participaram do evento, presidido pelo deputado Wellington do Curso, candidatos de vários municípios e regiões do estado do Maranhão e, ainda, de outros estados, os representantes da Polícia Militar do Maranhão, o coronel Augusto Magalhães e o tenente-coronel Everaldo Mendes, respectivamente, diretor e sub-diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

O deputado Wellington do Curso esclareceu o objetivo da audiência pública com os candidatos aprovados nos concursos públicos da PMMA de 2012 e 2017.

“O objetivo é verificar a situação dos candidatos aprovados nos concursos da PMMA, de 2012, no governo de Roseana Sarney, e de 2017, no governo de Flávio Dino. Esses candidatos ficaram sub-judice por algum motivo. Temos lutado ao longo desses anos pela nomeação de todos os aprovados. E o governador Carlos Brandão, que tem se mostrado sensível a essa causa, nos pediu um levantamento da situação”, esclareceu.

Wellington do Curso presidiu os trabalhos na audiência pública para tratar sobre a situação dos candidatos dos concursados da PMMA

Debate

Lívia Lima, candidata aprovada no concurso de 2012, falou em nome dos demais e defendeu uma negociação política com o governador Carlos Brandão (PSB) que, segundo ela, tem se mostrado sensível à causa.

“O governador Carlos Brandão tem demonstrado muita sensibilidade com a nossa causa e pediu ao deputado Wellington um levantamento da situação de todos os candidatos dos concursos de 2012 e 2017 que ainda não foram nomeados. Temos que resolver essa questão pela via administrativa. Estamos pedindo pela nossa nomeação. Acreditamos que o governador é sensível à nossa causa”, destacou.

Por sua vez, Mateus Machado, candidato aprovado no concurso de 2017, manifestou sua posição de que o caminho a seguir para garantir a nomeação é a via administrativa, uma vez que o governador Carlos Brandão tem se mostrado interessado em resolver o problema.

“A luta é de todos nós. Há situações as mais diversas entre nós pela garantia de nossa nomeação. Tem gente que foi convocado, fez o curso de formação, recebeu contracheque e depois foi desligado. Enfim, as situações em discussão são as mais diversas. Acredito que através do governo vai ser resolvido, por intermédio do governador Carlos Brandão, que tem se mostrado comprometido e sensível a nossa causa”, afirmou.

Solidariedade

Os representantes da Polícia Militar externaram sua solidariedade com a causa dos candidatos que lutam por nomeação, nos quadros da corporação, e afirmaram que essa instituição não tem nenhuma ingerência sobre as nomeações.

“Não temos nenhuma ingerência sobre as nomeações. Essa questão está afeta à Secretaria de Estado de Administração e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Nos colocamos à disposição para prestar esclarecimentos aos candidatos e a Assembleia Legislativa”, afirmou o coronel Augusto Magalhães.

Ao final da audiência, foi deliberado a formação de uma comissão de candidatos para se reunirem com a Casa Civil do Governo, a Secretaria de Estado de Administração (SEAD) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), acompanhada pelo deputado Wellington do Curso e outros parlamentares que se dispuserem, para buscarem uma solução para a causa.

Mais notícias

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira

‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida

Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…

‘Diário da Manhã’ – Coordenadora do Sine aborda políticas para geração de emprego e renda

Carla Alcântara Siqueira destacou a inauguração da Casa do Trabalhador do Maranhão, na região do Anjo da Guarda,…