05 de março de 2025
Conceição Andrade aborda processo de construção da Constituição Estadual de 1989
Programa 'Toda Mulher' recebeu a ex-deputada constituinte, ex-prefeita de São Luís e ex-secretária de Estado para falar sobre o tema

Agência Assembleia/Foto: Meiky Braga
Assista à entrevista na íntegra
A ex-deputada estadual, ex-prefeita de São Luís, ex-secretária de Estado e advogada Conceição Andrade foi a entrevistada desta quarta-feira (5), do programa ‘Toda Mulher’, exibido pela TV Assembleia. Única mulher a ocupar um assento no Parlamento Estadual durante a Constituinte de 1989, Conceição Andrade compartilhou com os telespectadores um pouco de sua trajetória, bem como sobre o importante momento político do Maranhão, à época.
Com a missão de ouvir a sociedade e legislar para atender às demandas populares, os parlamentares da Constituinte de 1989, inspirados na Carta Magna Cidadã de 1988, fizeram história.
A ex-deputada explicou que, junto aos seus companheiros, chegou à Assembleia Legislativa com muita esperança de que suas bandeiras em defesa dos trabalhadores rurais do Maranhão, poderiam ser contempladas na Constituinte de 1989.
“Naquele momento, tínhamos um sentimento de profunda esperança e certeza de que nós íamos conseguir, junto com a sociedade organizada, garantir direitos fundamentais, sobretudo para aquelas pessoas marginalizadas. Sabíamos que essa esperança poderia ser concretizada porque partia de uma luta real”, disse Conceição Andrade, que relembrou as dificuldades do processo eleitoral que a tornaria a única mulher leita deputada à época.
Sobre sua participação no processo de formação da Constituinte de 1989, ela destacou ter muito orgulho. “Foi um crescimento não só profissionalmente, politicamente, mas de vida. Ali comecei a entender melhor o mundo, as pessoas, a tentar fazer o meu melhor”, refletiu a ex-deputada.
Convidada a participar da Sessão Solene que celebrou os 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão, do Dia do Poder Legislativo e dos 35 anos de promulgação da Constituição Estadual, realizada no dia 20 de fevereiro no plenário Nagib Haickel, Conceição Andrade, destacou a importância do documento. “A democracia insiste em ser algo vivo. Uma instituição, ideia, luta, uma força viva. Isso é muito importante”.
O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado por Márcia Carvalho e é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…