29 de julho de 2025

‘Contraplano’ aborda a 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema

Programa destacou a importância do festival para o audiovisual maranhense e a programação, que será iniciada nesta terça-feira, às 19h, no Multicenter Sebrae

‘Contraplano’ aborda a 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema

O apresentador Ismael Gama recebeu, na edição desta terça-feira, Zefinha Bentivi, Rosélis Barbosa e Tassia Dhur

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

O Festival Guarnicê de Cinema 2025 foi o tema do programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (29), pela TV Assembleia. O apresentador Ismael Gama recebeu a professora e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Zefinha Bentivi; a diretora de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFMA), Rosélis Barbosa; e a atriz, roteirista e diretora maranhense Tássia Dhur.

O programa destacou a importância do evento, que chega à sua 48ª edição, como fomentador da indústria audiovisual maranhense, promovendo a identificação e o reconhecimento de novos talentos, além de divulgar a cultura e as belezas naturais do Maranhão.

Para a professora Zefinha Bentivi, o festival representa um patrimônio cultural do audiovisual em níveis estadual e nacional. “É um evento reconhecido por todos que fazem cinema e por quem aprecia a arte cinematográfica. São 48 anos de edições ininterruptas, com sucesso de audiência e realizadores”, destacou.

O Festival

Criado em 1977, o Guarnicê tem como objetivo difundir a produção cinematográfica brasileira, com ênfase em obras maranhenses. Ao longo das edições, o evento contempla mostras competitivas de longas e curtas-metragens de todo o Brasil, além de produções ibero-americanas e de países lusófonos. Quatro categorias são voltadas exclusivamente à produção maranhense: videoclipe, reportagem audiovisual, filme publicitário e jogos digitais.

A atriz maranhense Tássia Dhur, uma das homenageadas desta edição, ressaltou a importância do festival em sua trajetória profissional, destacando também a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) como incentivo fundamental para novos produtores audiovisuais.

“O festival abriu portas para minha carreira. Acompanhei desde cedo algumas edições, o que despertou em mim um grande interesse pela área. Sempre enxerguei o audiovisual com profissionalismo, o que me permitiu produzir e me destacar na direção de projetos. Por isso, acredito que incentivos como a Lei Paulo Gustavo sejam essenciais para quem está começando”, frisou a atriz.

Além de Tássia, serão homenageados nesta edição o ator Silvero Pereira e, de forma póstuma, o cineasta, produtor e escritor Cacá Diegues.

Programação

A programação tem início nesta terça-feira (30), com a cerimônia de abertura, às 19h, no Auditório Terezinha Jansen, no Multicenter Sebrae. Além das homenagens, haverá a exibição do filme ‘Uma Mulher Sem Filtro’, de Arthur Fontes, com presença do diretor e do ator Samuel de Assis, além da apresentação da artista Adriana Bosaipo e da Orquestra UFMA Jazz Brasil.

Para a coordenadora-geral do festival e diretora da Proec/UFMA, Rosélis Barbosa, vale destacar a diversidade de filmes com classificação indicativa para todas as idades.

“A programação conta com filmes para todos os gostos, para todos os públicos, e o mais importante: totalmente gratuita. Os ingressos podem ser retirados presencialmente ou via Sympla, de acordo com cada atividade”, afirmou.

De 31 de julho a 5 de agosto, as mostras competitivas nacionais e maranhenses serão exibidas a partir das 15h, no Cinépolis do São Luís Shopping. No Cine Sesc Deodoro, acontecerão as sessões da Mostra Universitária, Mostra Guarnicêzinho, Mostra Jovem, Mostra Cinema Não Tem Idade e Mostra Faz Todo Sentido, voltada para pessoas com deficiência auditiva e visual. O encerramento e a cerimônia de premiação ocorrerão no dia 6 de agosto, no Basa Clube.

Mais notícias

´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos

Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…

‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças

Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…

“O câncer de intestino é uma doença prevenível”, afirma Doris Rocha no programa ‘Diário da Manhã”

Segundo a médica, por meio da colonoscopia, pode-se detectar pólipos, por exemplo, e retirá-los, evitando-se um possível câncer…

‘Café com Notícias’  destaca o avanço dos casos de câncer de intestino

A proctologista Rebeca Neponucena alertou, no programa, que esse tipo de tumor é prevenível e que, quando detectado…

Programa ‘Diário da Manhã’ destaca as ações e avanços da Sagrima em 2025

De acordo com o subsecretário da pasta, Sérgio Delmiro, apoio e participação em feiras do agronegócio, fortalecimento das…

“Revista Maranhão” alerta para a prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço

O programa desta segunda-feira recebeu a oncologista Daniela Lacerda, que falou sobre o que é a doença, fatores…

Direitos do consumidor são tema de entrevista no programa ‘Diário da Manhã’

O chefe da Assessoria Jurídica do PROCON/MA, Ricardo Cruz, esclareceu dúvidas como o pagamento adiantado de faturas

Professora Zefinha Bentivi fala sobre o 48º Festival de Cinema Guarnicê ao “Café com Notícias”

Evento ocorrerá de 30 deste mês a 6 de agosto, em São Luís, com vasta programação e novidades