03 de dezembro de 2024
‘Contraplano’ aborda prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis
Programa recebeu diretor do projeto Casa Acolher, Paulo Ribeiro, e o psicólogo Alexander Cruz

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA
O ‘Dezembro Vermelho’, mês de conscientização sobre a prevenção e o tratamento do HIV e ISTs, foi o tema do programa ‘Contraplano’ exibido nesta terça-feira (3), pela TV Assembleia. Foram entrevistados o diretor do projeto Casa Acolher, Paulo Ribeiro, e o psicólogo Alexander Cruz.
Os convidados falaram, entre outras coisas, sobre dados relativos às infecções sexualmente transmissíveis. De acordo com Paulo Ribeiro, em 2023, mais de 2.600 pessoas foram infectadas. “Mas há ainda outras que não tiveram a coragem de fazer a testagem. Em 2024, antes de findar o ano, já há mais de 1.500 pessoas nessa situação. A prevenção é essencial o ano todo, não somente durante o ‘Dezembro Vermelho'”, disse.
O psicólogo Alexander Cruz falou sobre as responsabilidades das pessoas que se descobrem infectadas. “Algumas pessoas assumem para si a carga frente a exposição. Outras culpam outras pessoas e se colocam no papel de vítimas. E essas têm uma dificuldade ainda maior de começar a assimilar todo o processo”, disse ele, que falou, ainda, sobre as diversas reações emocionais dos pacientes.
Os convidados abordaram a questão do diagnóstico e do tratamento. “O diagnóstico, por exemplo, é feito pela testagem, que pode ser também por meio daqueles testes vendidos em farmácias. E há aqueles feitos em laboratórios, mais rápidos”, frisou Alexander Cruz.
Paulo Ribeiro falou, inclusive, de casos de falsos positivos, que também ocorrem. Ele frisou que o tratamento oferecido pelo SUS pode garantir uma vida útil até maior do que a uma pessoa com câncer ou diabetes. Alexander Cruz deu, ainda, dicas para familiares de pessoas infectadas, abordando a questão do suporte social.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira