27 de maio de 2025

‘Contraplano’ aborda violência política contra mulheres

Participaram do debate Tatiana Costa, vice-presidente da OAB/MA, Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira do Maranhão, e Mary Ferreira, professora doutora da UFMA e pesquisadora

‘Contraplano’ aborda violência política contra mulheres

Convidadas no estúdio com o jornalista João Carvalho

Agência Assembleia

O programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (27), pela TV Assembleia, abordou a violência política contra mulheres. O assunto foi discutido por Tatiana Costa, vice-presidente da OAB/MA, Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira do Maranhão, e Mary Ferreira, professora doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pesquisadora.

As convidadas dialogaram sobre vários aspectos relativos ao tema proposto e frisaram que a violência política contra mulheres aparece de várias formas, ou seja, nas redes sociais, em plenário ou no dia a dia, sempre com o objetivo de deslegitimá-las e afastá-las dos processos decisórios.

Elas foram unânimes em concordar que se trata de um problema grave, que atinge a democracia e reforça as desigualdades.

“Violência política é parte da cultura patriarcal. Gostaria de destacar a questão das candidaturas fictícias, por exemplo, pois há casos em que as mulheres são convidadas pelos partidos políticos apenas para ocuparem espaços, sem engajamento político propriamente dito. Em outras palavras, sabemos que as mulheres não estão representadas em vários espaços de poder como deveriam”, lamentou Mary Ferreira.

Susan Lucena falou sobre a importância da Lei Maria da Penha, como gancho para exemplificar as mudanças de paradigma no que diz respeito às mulheres.

“Antes da Lei Maria da Penha, muitos homens achavam que tinham o direito de bater em suas mulheres. Lembremos, também, da pensão alimentícia, uma conquista por meio de lei. Em outras palavras, a participação da mulher vem sempre acompanhada de direitos e obrigações, algo que elas vão conquistando a duras penas”.”, ressaltou.

Tatiana Costa, por sua vez, externou seu orgulho de integrar a Vice-Presidência da OAB/MA e de servir à sociedade. “É muito gratificante poder dizer que fui eleita em um sistema de paridade. Sempre defendi mulheres em espaços de liderança. Infelizmente, essa participação feminina ainda é muito reduzida”, disse.

O programa ‘Contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Assista ao programa na íntegra:

Mais notícias

Júnior Cascaria comemora realização de obras e ações sociais em Pedreiras e Trizidela do Vale

Parlamentar informou que foram entregues obras, assinadas ordens de serviço e anunciados novos investimentos para esses municípios

Contraplano debate negativas de cobertura por planos de saúde e impactos sobre pessoas com deficiência 

Discussão busca enfrentar situações em que tratamentos são interrompidos ou negados, apesar de serem previstos em lei ou…

Junior Cascaria anuncia emenda de R$ 1,5 milhão para pavimentação em Pedreiras

Recursos serão executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura

‘Diário da Manhã’ – Kazumi Tanaka fala sobre ações da Semana de Combate ao Feminicídio

Coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão informou que o Dia D da campanha será em 13 de…

Novembro Roxo é abordado no ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

Entrevista foi com a presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, Marynéa Vale, que é neonatologista do Hospital…

‘Pautas Femininas’ destaca obra sobre protagonismo de mulheres no Parlamento

Jornalista Márcia Carvalho falou sobre o livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”

Davi Brandão estabelece parceria para evento em Bacabal

Feirinha na Praça, promovida pela Prefeitura de Bacabal, foi realizada no domingo (9)

‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado

Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina