16 de setembro de 2025

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

João Carvalho conversou com o promotor Marco Aurélio Ramos, o psiquiatra Gilberto Sousa e o diretor do CAPS-AD, Marcelo Costa

Agência Assembleia / Fotos: Wesley Ramos

O programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (16), pela TV Assembleia, reuniu o promotor de Justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca, o médico psiquiatra Gilberto Sousa Alves e o diretor do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) de São LuísMarcelo Costa, que falaram sobre a campanha ‘Setembro Amarelo’. O debate aconteceu com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diálogo e da informação na prevenção ao suicídio.

Durante o programa, o psiquiatra Gilberto Alves trouxe dados importantes para o debate, revelando que, em quase todos os casos de suicídio, há um transtorno mental de base. “Estudos mostram que mais de 98% dos casos têm causas psiquiátricas subjacentes. Por isso, informação de qualidade é essencial para que familiares e pessoas próximas consigam identificar sinais e ajudar a evitar o pior”, explicou o médico, ressaltando ainda que depressão, dependência química e transtornos psicóticos estão entre os fatores mais recorrentes.

Já Marcelo Costa destacou a importância do olhar atento de familiares, professores e cuidadores, especialmente em relação a crianças e adolescentes. Segundo ele, mudanças no comportamento devem servir de alerta. “Quando uma criança muda o padrão de alimentação, apresenta isolamento ou irritabilidade constante, esses são sinais de que algo está errado. Nem sempre há exames que comprovem, mas o comportamento fala”, afirmou o diretor do CAPS. Ele defendeu a atuação integrada de profissionais de saúde e instituições públicas.

O promotor Marco Aurélio Fonseca destacou o papel do Ministério Público na proteção da vida e explicou que, embora o suicídio envolva sofrimento pessoal, existem aspectos legais que não podem ser ignorados. “As pessoas não querem se matar; elas querem se livrar da dor. Acreditam que o suicídio seja a única saída. Nosso papel é atuar na prevenção e garantir que esse direito fundamental à vida seja protegido”, afirmou o promotor.

Orientações

Durante o programa, apresentado pelo jornalista João Carvalho, também foi discutido o papel das escolas, dos meios de comunicação e da sociedade na prevenção ao suicídio. Marcelo Costa enfatizou que o trabalho nas unidades de ensino deve ir além da abordagem pontual do tema. “Há mais de dez anos deixamos de falar só sobre o suicídio e passamos a trabalhar de forma preventiva, orientando professores e alunos a reconhecerem os sinais precoces de sofrimento emocional”, disse. Segundo ele, esse trabalho de base tem se mostrado eficaz para promover o acolhimento e evitar situações extremas.

Para o promotor Marco Aurélio Fonseca, é necessário garantir uma estrutura pública que permita o atendimento imediato de pessoas em sofrimento psíquico. Ele lembrou que o suicídio pode, inclusive, estar associado a práticas criminosas, como o induzimento ao suicídio. “Existem casos em que há indução ou auxílio ao suicídio, o que configura crime. Mas, na maioria das vezes, são situações de vulnerabilidade extrema que precisam ser acolhidas com urgência”, completou.

A importância de uma escuta atenta e sem julgamentos foi destacada pelo psiquiatra Gilberto Alves. “Muitas vezes os sintomas estão latentes e são ignorados por quem está próximo. Quanto mais preparados estivermos para reconhecer esses sinais, maiores são as chances de salvarmos vidas”, enfatizou.

Atendimentos

Os participantes ressaltaram ainda que o Centro de Valorização da Vida disponibiliza o número de telefone 188 para atender quem necessite de ajuda. Os atendimentos ocorrem 24h, todos os dias da semana e são feitos por voluntários.

O programa ‘Contraplano’ é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). As entrevistas são reprisadas durante a programação da emissora e estão disponíveis nas plataformas digitais.

Mais notícias

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…

‘Diário da Manhã’ – Secretário de Estado de Articulação Política faz balanço positivo da Caravana Federativa em São Luís

Rubens Pereira informou que foram feitos mais de 5 mil atendimentos durante a Caravana, que contou com a…

‘Pautas Femininas’ aborda atuação da Ouvidoria da Mulher do TJMA

Entrevistada a assistente social Danyelle Bitencourt, mestra em Direito e Afirmação de Vulneráveis