13 de maio de 2025
‘Contraplano’ – Especialistas abordam educação financeira, planejamento e impactos emocionais
Convidados foram o professor Luis Trabulsi, consultor de investimentos; Charlesson Campos, educador financeiro e contador; e psiquiatria Tamires Cruz, médica de saúde mental

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
O programa ‘Contraplano’ desta terça-feira (13), na TV Assembleia, tratou sobre educação financeira, planejamento e impactos emocionais. Participaram o professor Luis Trabulsi, consultor de investimentos; o contador Charlesson Campos, que é educador financeiro; e a psiquiatria Tamires Cruz, médica de saúde mental.
O contador Charlesson Campos fez uma explanação sobre educação financeira e o que ela compreende no dia-dia das pessoas, destacando pontos que são reflexos dos próprios hábitos na área das finanças.
“Educação financeira vai falar sobre o tratamento do que você faz com o seu dinheiro. Se você fizer um bom tratamento, tiver uma educação com ele, ele se multiplica. Se você não tiver educação com seu dinheiro, ele diminui”, observou Charlesson Campos.
O consultor de investimento, Luis Trabulsi, levou a discussão além e destacou que o próximo passo de quem preza pela educação financeira é investir, para obter mais rendimentos ou realizar desejos.
“Quando a gente fala da pessoa que é educada, a gente supõe o quê? Que ela já está ganhando mais do que gasta. Então, ela vai precisar investir esse dinheiro de uma forma inteligente. E o que seria uma forma inteligente? É a forma que faça sentido para ela, por exemplo, o sonho daquela pessoa é comprar uma casa, então vai ter um investimento mais ou menos voltado para isso”, afirmou Luis Trabulsi.
A psiquiatra Tamires Cruz destacou que o ponto-chave é conhecer a identidade da daquela pessoa e saber por que ela necessita de dinheiro, qual é o objetivo desse dinheiro e por que ela compra determinado produto.
“Nós precisamos entender como é que funciona esse subconsciente dessa pessoa, qual é a importância do dinheiro para ela, o que é que significa dinheiro para ela. ntender por que é que ela ter um iPhone e não o Samsung, por que ela deseja ter uma casa de R$ 600.000 e não uma de R$ 200.000. Então, precisamos entender o emocional dessa pessoa. E eu acredito que tanto a falta como o excesso de dinheiro geram muitas doenças psiquiátricas, como a insônia, o transtorno de ansiedade, depressão”, observou a médica.
O programa ‘Contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à íntegra do programa:
Mais notícias
Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense
Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense
‘Diário da Manhã’ destaca o artesanato como expressão cultural e fonte de renda no São João
Convidado do programa, o coordenador do Ceprama, Jorge Beckman, destacou a parceria dos artesãos com o Arraial da…
Cantor Emanuel Jesus fala sobre o show “Festa para São João” no ‘Café com Notícias’
Apresentação é uma homenagem à música nordestina e reúne ritmos tradicionais, como o forró, o xote e o…
Lei de Leandro Bello estabelece que escolas justifiquem, por escrito, recusa de matrículas
A Lei Nº 12.584/2025 garante aos pais ou responsáveis o acesso à explicação formal sobre a recusa da…
Revista Maranhão aborda aumento de casos de síndromes gripais no Maranhão
Programa recebeu a secretária adjunta da SES, Débora Campos, que falou sobre as ações do Governo do Estado…
Guilherme Paz participa de entrega de obras em São João dos Patos
Deputado reforçou a parceria com o município e o compromisso com a população de São João dos Patos
Audiência pública discutirá melhorias para curso de Medicina em Caxias
Audiência é proposta do deputado estadual Catulé Júnior
‘Pautas Femininas’: Helena Duailibe reforça importância da representatividade feminina no Legislativo
Parlamentar também celebrou o crescimento da presença feminina no Parlamento