13 de maio de 2025
‘Contraplano’ – Especialistas abordam educação financeira, planejamento e impactos emocionais
Convidados foram o professor Luis Trabulsi, consultor de investimentos; Charlesson Campos, educador financeiro e contador; e psiquiatria Tamires Cruz, médica de saúde mental

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
O programa ‘Contraplano’ desta terça-feira (13), na TV Assembleia, tratou sobre educação financeira, planejamento e impactos emocionais. Participaram o professor Luis Trabulsi, consultor de investimentos; o contador Charlesson Campos, que é educador financeiro; e a psiquiatria Tamires Cruz, médica de saúde mental.
O contador Charlesson Campos fez uma explanação sobre educação financeira e o que ela compreende no dia-dia das pessoas, destacando pontos que são reflexos dos próprios hábitos na área das finanças.
“Educação financeira vai falar sobre o tratamento do que você faz com o seu dinheiro. Se você fizer um bom tratamento, tiver uma educação com ele, ele se multiplica. Se você não tiver educação com seu dinheiro, ele diminui”, observou Charlesson Campos.
O consultor de investimento, Luis Trabulsi, levou a discussão além e destacou que o próximo passo de quem preza pela educação financeira é investir, para obter mais rendimentos ou realizar desejos.
“Quando a gente fala da pessoa que é educada, a gente supõe o quê? Que ela já está ganhando mais do que gasta. Então, ela vai precisar investir esse dinheiro de uma forma inteligente. E o que seria uma forma inteligente? É a forma que faça sentido para ela, por exemplo, o sonho daquela pessoa é comprar uma casa, então vai ter um investimento mais ou menos voltado para isso”, afirmou Luis Trabulsi.
A psiquiatra Tamires Cruz destacou que o ponto-chave é conhecer a identidade da daquela pessoa e saber por que ela necessita de dinheiro, qual é o objetivo desse dinheiro e por que ela compra determinado produto.
“Nós precisamos entender como é que funciona esse subconsciente dessa pessoa, qual é a importância do dinheiro para ela, o que é que significa dinheiro para ela. ntender por que é que ela ter um iPhone e não o Samsung, por que ela deseja ter uma casa de R$ 600.000 e não uma de R$ 200.000. Então, precisamos entender o emocional dessa pessoa. E eu acredito que tanto a falta como o excesso de dinheiro geram muitas doenças psiquiátricas, como a insônia, o transtorno de ansiedade, depressão”, observou a médica.
O programa ‘Contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à íntegra do programa:
Mais notícias
Festival Maranhão na Tela é destaque no programa ‘Toda Mulher’
Evento celebra 18 anos de fomento ao audiovisual no estado e a força do cinema maranhense e nacional
Catulé Júnior acompanha entrega de obras e serviços do Governo do Estado em Matões
Entre os benefícios entregues estão 1.107 cartões do Maranhão Livre da Fome, além de carrinhos dos programas Mais…
Aluízio Santos pede energia elétrica para escolas de Chapadinha
Deputada falou também sobre melhorias na rodovia BR-222
Estudantes do IFMA de Barra do Corda conhecem funcionamento do Parlamento Estadual
Alunos do curso técnico de Administração conheceram de perto a estrutura e o funcionamento do Legislativo maranhenses
Massoterapeuta fala, no ‘Saúde e Bem-Estar’, como a massoterapia pode aumentar a produtividade e trazer qualidade de vida
Taty Coelho explicou que a massagem acalma a mente, relaxa os músculos, melhora a concentração e a clareza…
Creche-Escola Sementinha recebe ação educativa do projeto ‘Detran Vai à Escola’
Atividade integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, tem como tema “Desacelere. Seu bem…
Diário da Manhã’ – Ricardo Arruda destaca sua atuação parlamentar e as ações municipalistas do Governo Brandão
Deputado afirmou que mais de 140 prefeitos já foram recebidos pelo governador e que isso tem agilizado a…
Psicóloga clínica alerta, no ‘Café com Notícias’, para a prevenção e diagnóstico precoce do Alzheimer
Ana Lúcia Helal afirma que a doença não tem cura, mas há formas de se identificar os sintomas…