29 de abril de 2025
‘Contraplano’ – Especialistas debatem papel da Libras na vida da pessoa surda
Convidados foram o professor e tradutor intérprete de Libras na Alema, João Moreno; o presidente da FMADS, André Sterfanno; e a professora intérprete de Libras da Seduc, Janaína Teles
Agência Assembleia/ Fotos: Meiky Braga
O programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (29), na TV Assembleia, abordou o tema “Língua Brasileira de Sinais – o papel da Libras na vida da pessoa surda”. Os convidados foram o professor e tradutor intérprete de Libras na Alema, João Moreno; o presidente da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS), André Sterfanno; e a professora intérprete de Libras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Janaína Teles.
A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida há 23 anos, por meio da Lei nº 10.436 de 2002. “A língua de sinais nem sempre foi reconhecida e, durante muitos anos, décadas, ela foi inclusive proibida na educação de surdos. A ideia era que os surdos pudessem oralizar, utilizar a língua majoritária, no caso do Brasil, a língua portuguesa, e a educação era voltada nesse sentido”, observou Janaína Teles.
E a professora complementou: “Nos anos 1990 é que chega a abordagem bilíngue da educação, e se permite o uso da língua de sinais, respeitando a sua estrutura. Isso vai fortalecer o uso da língua de sinais na educação. Então, é um advento bem recente”.
João Moreno assinalou a estrutura que existe na Libras, permitindo o entendimento. “É fundamental que a gente entenda que dentro da língua de sinais há essa iconicidade, mas que os sinais não se resumem a isso e, principalmente, que dentro da estrutura do idioma há uma organização”, disse.
Tradutor intérprete de Libras na Alema, aprovado no último concurso, João Moreno falou sobre a importância de o Complexo de Comunicação da Assembleia utilizar esse profissional em suas transmissões, a exemplo do que ocorre com as sessões no plenário da Casa, assim como em outras atividades no Palácio Manuel Beckman.
“É muito importante que a Assembleia tem se adaptado cada vez mais a essa nova realidade, entendendo a importância da inclusão como um todo e, principalmente, buscando mecanismos para isso”, afirmou João Moreno.
Desafios
André Sterfanno discorreu sobre os desafios enfrentados pela pessoa surda. “Na realidade, a sociedade a qual a gente está inserido ainda é um pouco sofrida para o surdo, justamente pelas barreiras. Anteriormente, nós não tínhamos acessibilidade, a língua de sinais era muito mais proibida, era muito mais difícil do que é hoje”, afirmou, com auxílio do tradutor intérprete João Moreno.
O presidente da FMADS afirmou que a sanção da Lei da Libras garantiu mais inclusão a esse segmento. “Nós observamos que socialmente houve muito mais liberdade, muito mais possibilidades de participação social para a pessoa surda”, disse.
O programa ‘Contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista ao programa na íntegra:
Mais notícias
Carlos Lula cobra ações contra desigualdade racial no Dia da Consciência Negra
Parlamentar ressaltou que o Maranhão possui uma das maiores populações negras do Brasil
Importância da fisioterapia para qualidade de vida é destaque no ‘Saúde e Bem Estar’
Entrevistado foi o fisioterapeuta Leandro Marques
‘Diário da Manhã’ destaca ações da DPE para fortalecer a igualdade racial no Maranhão
O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Fábio Carvalho, foi o convidado do programa…
Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA
Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…
Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’
Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH…
CCJ dá parecer favorável a PL que institui o Festival do Coco Babaçu
Matéria foi apreciada em reunião presidida por Neto Evangelista nesta terça-feira (18)
Assembleia aprova MP que institui o programa ‘Maranhão Sustentável’
Programa objetivo doação de patrulhas mecanizadas, motocultivadores e equipamentos agrícolas a municípios e associações
Davi Brandão destaca trabalho do governo estadual e da Prefeitura de Bacabal
Ele falou, também, sobre o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipais, Orleans Brandão